Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Reduza, Reutilize, Recicle

Reduza, Reutilize, Recicle

15/12/2015 Leonardo Barci

Na prática muito se tem falado, mas ainda pouco se tem feito.

Às vezes tenho a impressão de que estamos todos a bordo do Titanic, na cena do filme de James Cameron que retratou o naufrágio do navio, onde os músicos tocam até os momentos finais como se nada de especial estivesse acontecendo.

Enquanto assisto nos jornais cenas do recente desastre ecológico ocorrido no Brasil, vejo também, entre um intervalo e outro, propagandas da Black Friday.

Me pergunto se as pessoas se atentam para o fato de haver alguma ligação entre as notícias e os comerciais.

Alguns dos desastres que estamos começando a ver se desenrolar cada vez mais próximos de nós começam a mostrar que o consumo - o que, como e o quanto consumimos – está começando a trazer os problemas cada vez mais próximos das portas de nossas casas.

E onde este tema do consumo se encaixa na relação Cliente – Empresa?

Da mesma forma que uma relação de casal que não vai bem causa reflexos naqueles mais próximos, também na relação Cliente - Empresa, quando esta não caminha bem, a sociedade e o ambiente recebem seu impacto.

Tenho a impressão de que algumas poucas empresas já estão atentas ao fato de que em algum momento o cliente começará a se questionar sobre como as empresas extraem, produzem e distribuem seus produtos e serviços.

Infelizmente, ainda, uma pequena quantidade começou a transformar esta percepção em algum tipo de atitude concreta.

Tenho visto grandes empresas se protegendo legalmente dentro de toda a sua cadeia de fornecimento, produção e distribuição através de contratos que corresponsabilizam os parceiros de negócio em eventuais acionamentos jurídicos.

Isso me parece suficiente para alertar as empresas terceiras sobre a importância de suas práticas diárias.

A questão, porém, é que somente isso não é suficiente.

No momento em que o barco afunda, não vai fazer muita diferença se você está na primeira ou na terceira classe. Estamos todos literalmente no mesmo barco!

Na prática muito se tem falado, mas ainda pouco se tem feito. Principalmente no Brasil, acredita-se que ‘o governo’ irá resolver as coisas. Neste exato momento isso me parece pouco provável de acontecer.

Vejo que o momento é de autorresponsabilização - tanto por parte das empresas quanto dos clientes para práticas de consumo cada vez mais sustentáveis.

Da mesma forma que o cenário onde hoje vivemos não foi construído da noite para o dia, o retorno a uma situação de sustentabilidade ambiental e social também não será produzido com muita velocidade.

Assim como o Titanic, no momento, estamos em ‘velocidade de cruzeiro’ em direção ao iceberg dos desastres ambientais cada vez maiores.

O primeiro passo em um cenário como este é reduzir o passo para só então buscar um movimento de correção.  

* Leonardo Barci - Presidente da youDb, blogueiro da Exame.com e co-autor do livro Mind The Gap – Porque o Relacionamento com Clientes vem antes do Marketing



A tragédia já foi. E agora?

Impossível não se sensibilizar e chocar com a situação do Rio Grande do Sul, atingido por chuvas sem precedentes que causaram inundações em grande parte do estado, da capital ao interior.

Autor: Janguiê Diniz


O preconceito que condena

O programa Fantástico da Rede Globo trouxe mais uma história de injustiça cometida pelo Poder Judiciário brasileiro contra um jovem preto e periférico.

Autor: Marcelo Aith


O risco de politização da tragédia no RS

O Brasil todo tem assistido, consternado, ao desastre ambiental que se abateu sobre o Rio Grande do Sul nos últimos dias.

Autor: Wilson Pedroso


Cavalo Caramelo e quando a água baixar

O final de Abril e o começo de Maio foram marcados pelo pior desastre ecológico da história do Rio Grande do Sul, com inundações, mortes e milhares de desabrigados e de pessoas ilhadas.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Cavalo Caramelo e quando a água baixar

O fim da reeleição de governantes

Está tramitando pelo Congresso Nacional mais um projeto que revoga a reeleição de Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques