Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Reduza, Reutilize, Recicle

Reduza, Reutilize, Recicle

15/12/2015 Leonardo Barci

Na prática muito se tem falado, mas ainda pouco se tem feito.

Às vezes tenho a impressão de que estamos todos a bordo do Titanic, na cena do filme de James Cameron que retratou o naufrágio do navio, onde os músicos tocam até os momentos finais como se nada de especial estivesse acontecendo.

Enquanto assisto nos jornais cenas do recente desastre ecológico ocorrido no Brasil, vejo também, entre um intervalo e outro, propagandas da Black Friday.

Me pergunto se as pessoas se atentam para o fato de haver alguma ligação entre as notícias e os comerciais.

Alguns dos desastres que estamos começando a ver se desenrolar cada vez mais próximos de nós começam a mostrar que o consumo - o que, como e o quanto consumimos – está começando a trazer os problemas cada vez mais próximos das portas de nossas casas.

E onde este tema do consumo se encaixa na relação Cliente – Empresa?

Da mesma forma que uma relação de casal que não vai bem causa reflexos naqueles mais próximos, também na relação Cliente - Empresa, quando esta não caminha bem, a sociedade e o ambiente recebem seu impacto.

Tenho a impressão de que algumas poucas empresas já estão atentas ao fato de que em algum momento o cliente começará a se questionar sobre como as empresas extraem, produzem e distribuem seus produtos e serviços.

Infelizmente, ainda, uma pequena quantidade começou a transformar esta percepção em algum tipo de atitude concreta.

Tenho visto grandes empresas se protegendo legalmente dentro de toda a sua cadeia de fornecimento, produção e distribuição através de contratos que corresponsabilizam os parceiros de negócio em eventuais acionamentos jurídicos.

Isso me parece suficiente para alertar as empresas terceiras sobre a importância de suas práticas diárias.

A questão, porém, é que somente isso não é suficiente.

No momento em que o barco afunda, não vai fazer muita diferença se você está na primeira ou na terceira classe. Estamos todos literalmente no mesmo barco!

Na prática muito se tem falado, mas ainda pouco se tem feito. Principalmente no Brasil, acredita-se que ‘o governo’ irá resolver as coisas. Neste exato momento isso me parece pouco provável de acontecer.

Vejo que o momento é de autorresponsabilização - tanto por parte das empresas quanto dos clientes para práticas de consumo cada vez mais sustentáveis.

Da mesma forma que o cenário onde hoje vivemos não foi construído da noite para o dia, o retorno a uma situação de sustentabilidade ambiental e social também não será produzido com muita velocidade.

Assim como o Titanic, no momento, estamos em ‘velocidade de cruzeiro’ em direção ao iceberg dos desastres ambientais cada vez maiores.

O primeiro passo em um cenário como este é reduzir o passo para só então buscar um movimento de correção.  

* Leonardo Barci - Presidente da youDb, blogueiro da Exame.com e co-autor do livro Mind The Gap – Porque o Relacionamento com Clientes vem antes do Marketing



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves