Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Resíduos Sólidos: Sustentabilidade na prática

Resíduos Sólidos: Sustentabilidade na prática

22/11/2011 Reinaldo Gomes

A indústria sustentável é, sem dúvida, aquela que adota projetos de responsabilidade social visando a geração de energia limpa e renovável, que colabora para o desenvolvimento sustentável da corporação e também da comunidade que orbita em seu entorno.

Entre os princípios do desenvolvimento sustentável está o de tornar possível o usufruto dos recursos naturais - que bem sabemos, são finitos – sem comprometer as gerações futuras. Recentemente foi aprovada e já regulamentada a lei que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e, como primeira medida, está a criação do Comitê Interministerial da PNRS, que tem como finalidade apoiar a estruturação e implementação da legislação, por meio da articulação dos órgãos e entidades governamentais, o que possibilitará o cumprimento das determinações e metas estabelecidas pela PNRS. Os setores responsáveis pelas empresas que fabricam eletroeletrônicos e eletrodomésticos preveem expansão nas vendas para este ano. A expectativa dsse crescimento deve-se aos avanços tecnológicos e ao aumento do poder aquisitivo das classes C e D que pressionarão a demanda por aparelhos televisores e da chamada linha branca (geladeiras, fogões e lavadoras) além de pequenos eletrodomésticos.

São produtos que já vêm para o mercado proporcionando maior eficiência energética, porém o ganho com o crescimento nas vendas poderá ficar enfraquecido caso não haja uma política bem definida para desativar ou dar um destino para os equipamentos antigos que serão substituídos pelos novos. Fala-se muito sobre responsabilidade compartilhada porém ainda não está bem definido como e de que forma deverá ser composta essa cumplicidade entre consumidor, poder público e as empresas. De que forma os consumidores farão para descartar o lixo doméstico, principalmente os eletroeletrônicos, além dos aparelhos adquiridos no mercado paralelo ou de fabricantes que já estão inoperantes. O diálogo entre governo, comércio, indústria e população é importante e fundamental para que a logística reversa aconteça. É necessário juntar esforços para que seja despertado em todos os setores – indústria, comércio, governos e na população - o conceito de responsabilidade social compartilhada para que, de fato, a sustentabilidade aconteça na prática.

Reinaldo Gomes* é jornalista especializado em economia, sustentabilidade, gestão ambiental e de pessoas.



Vencido o primeiro desafio da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) regulamenta o tratamento de dados de pessoas físicas nas suas mais variadas aplicações e ambientes.


Telemedicina, fortalecimento do SUS e um primeiro balanço da pandemia

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, alertou Camões. Todo o mundo é feito de mudanças.


Médico: uma profissão de risco

Estudar medicina é o sonho de muito estudantes, desde o cursinho o futuro médico se dedica a estudar para conseguir entrar no super concorrido curso de medicina.


Como a quarentena provocou o êxodo urbano para cidades que oferecem mais qualidade de vida

A pandemia e as medidas de isolamento social fizeram com que as pessoas precisassem adaptar a rotina de trabalho, estudos, lazer e até de saúde, trazendo estas atividades para dentro de casa.


A era do fogo chegou

Pantanal, um dos biomas com maior biodiversidade do mundo, já teve 16% de todo território queimando.


Autoconhecimento: uma regra de ouro da vida

Há quem os critique, há quem os ame; eles já me resgataram do fundo poço e lhes sou grata: os livros de autoajuda.


Você tem curso universitário?

Naquela macia manhã de domingo, fui com meu pai, à missa, na igreja de Santíssima Trindade.


Voto é interesse. Não é direito, nem dever…

A partir desta quarta-feira (16), os mais de 5600 municípios brasileiros já conhecem os homens e mulheres que pretendem governá-los ou ser vereadores entre 01/01/2021 e 31/12/2025.


7 tendências em Analytics que estão mudando a área financeira

Segundo a consultoria McKinsey, mais de 90% dos 50 principais bancos do mundo utilizam, de forma avançada, a tecnologia de análise de dados, também conhecida como Analytics.


Para matar a sede por informação, Estatística!

É quase um clichê em Administração afirmar que a gestão e a tomada de decisão devem ter suporte em dados e informações.


Surgem os candidatos. Escolham o melhor…

Termina na quarta-feira, dia 16, o prazo para as coligações e partidos políticos escolherem, em convenção, seus candidatos a prefeito e vereador, para as eleições que este ano, por conta da Covid 19, foram adiadas de outubro para novembro.


Pela manutenção do teto de gastos

Limitar as despesas públicas para evitar que o Governo gaste mais do que tenha capacidade de arrecadar e de pagar.