Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Resíduos Sólidos: Sustentabilidade na prática

Resíduos Sólidos: Sustentabilidade na prática

22/11/2011 Reinaldo Gomes

A indústria sustentável é, sem dúvida, aquela que adota projetos de responsabilidade social visando a geração de energia limpa e renovável, que colabora para o desenvolvimento sustentável da corporação e também da comunidade que orbita em seu entorno.

Entre os princípios do desenvolvimento sustentável está o de tornar possível o usufruto dos recursos naturais - que bem sabemos, são finitos – sem comprometer as gerações futuras. Recentemente foi aprovada e já regulamentada a lei que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e, como primeira medida, está a criação do Comitê Interministerial da PNRS, que tem como finalidade apoiar a estruturação e implementação da legislação, por meio da articulação dos órgãos e entidades governamentais, o que possibilitará o cumprimento das determinações e metas estabelecidas pela PNRS. Os setores responsáveis pelas empresas que fabricam eletroeletrônicos e eletrodomésticos preveem expansão nas vendas para este ano. A expectativa dsse crescimento deve-se aos avanços tecnológicos e ao aumento do poder aquisitivo das classes C e D que pressionarão a demanda por aparelhos televisores e da chamada linha branca (geladeiras, fogões e lavadoras) além de pequenos eletrodomésticos.

São produtos que já vêm para o mercado proporcionando maior eficiência energética, porém o ganho com o crescimento nas vendas poderá ficar enfraquecido caso não haja uma política bem definida para desativar ou dar um destino para os equipamentos antigos que serão substituídos pelos novos. Fala-se muito sobre responsabilidade compartilhada porém ainda não está bem definido como e de que forma deverá ser composta essa cumplicidade entre consumidor, poder público e as empresas. De que forma os consumidores farão para descartar o lixo doméstico, principalmente os eletroeletrônicos, além dos aparelhos adquiridos no mercado paralelo ou de fabricantes que já estão inoperantes. O diálogo entre governo, comércio, indústria e população é importante e fundamental para que a logística reversa aconteça. É necessário juntar esforços para que seja despertado em todos os setores – indústria, comércio, governos e na população - o conceito de responsabilidade social compartilhada para que, de fato, a sustentabilidade aconteça na prática.

Reinaldo Gomes* é jornalista especializado em economia, sustentabilidade, gestão ambiental e de pessoas.



O Coringa que te habita

Não é surpresa que o filme “Coringa”, de Joaquim Phoenix e Todd Phillips, tenha obtido 11 indicações ao Oscar.


O fim dos panfletos

O panfleto talvez seja a mais antiga das formas de comunicação.


Correios, se não tiver interessados, fechar…

Privatização é a palavra cabalística do meio político-administrativo.


Trabalho voluntário

Trabalho voluntário é o que se faz por vontade própria e que tem intenção de ajudar o próximo.


Qual a diferença entre casamento e união estável?

Advogada explica como funciona os dois tipos de família


Educação e instrução

Sob frondosa tília, em flor, leio o “Bom Jesus do Monte”, de Camilo.


A hora dos partidos começarem a existir

Temos nada menos que 110 partidos políticos. São 33 registrados e 77 já fundados que aguardam registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).


Que venha 2020!

Mais um ano termina e a briga política ideológica entre alguns esquerdopatas e o atual governo parece não ter fim.


Recebi o 13º, é hora de gastar? Não é bem assim!

O assunto já virou clássico de final de ano. O que fazer com o 13º?


Como organizar as finanças pessoais

Organização das finanças para entrar no próximo ano com as contas em dia.


O pião de corda

Nesta tarde cinzenta e chuvosa de Dezembro, ao reler Azorin (Las Confissiones de um Pequeño Filósofo,) ao chegar ao emocionante trecho, evocador do livrinho, que recebera em criança;


Presépio: Admirável sinal

Por ocasião do Natal de 2019, o Papa Francisco publicou a Carta Apostólica: “Admirabile signum”, sobre o significado e o valor do Presépio na vida das pessoas.