Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Resíduos Sólidos: Sustentabilidade na prática

Resíduos Sólidos: Sustentabilidade na prática

22/11/2011 Reinaldo Gomes

A indústria sustentável é, sem dúvida, aquela que adota projetos de responsabilidade social visando a geração de energia limpa e renovável, que colabora para o desenvolvimento sustentável da corporação e também da comunidade que orbita em seu entorno.

Entre os princípios do desenvolvimento sustentável está o de tornar possível o usufruto dos recursos naturais - que bem sabemos, são finitos – sem comprometer as gerações futuras. Recentemente foi aprovada e já regulamentada a lei que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e, como primeira medida, está a criação do Comitê Interministerial da PNRS, que tem como finalidade apoiar a estruturação e implementação da legislação, por meio da articulação dos órgãos e entidades governamentais, o que possibilitará o cumprimento das determinações e metas estabelecidas pela PNRS. Os setores responsáveis pelas empresas que fabricam eletroeletrônicos e eletrodomésticos preveem expansão nas vendas para este ano. A expectativa dsse crescimento deve-se aos avanços tecnológicos e ao aumento do poder aquisitivo das classes C e D que pressionarão a demanda por aparelhos televisores e da chamada linha branca (geladeiras, fogões e lavadoras) além de pequenos eletrodomésticos.

São produtos que já vêm para o mercado proporcionando maior eficiência energética, porém o ganho com o crescimento nas vendas poderá ficar enfraquecido caso não haja uma política bem definida para desativar ou dar um destino para os equipamentos antigos que serão substituídos pelos novos. Fala-se muito sobre responsabilidade compartilhada porém ainda não está bem definido como e de que forma deverá ser composta essa cumplicidade entre consumidor, poder público e as empresas. De que forma os consumidores farão para descartar o lixo doméstico, principalmente os eletroeletrônicos, além dos aparelhos adquiridos no mercado paralelo ou de fabricantes que já estão inoperantes. O diálogo entre governo, comércio, indústria e população é importante e fundamental para que a logística reversa aconteça. É necessário juntar esforços para que seja despertado em todos os setores – indústria, comércio, governos e na população - o conceito de responsabilidade social compartilhada para que, de fato, a sustentabilidade aconteça na prática.

Reinaldo Gomes* é jornalista especializado em economia, sustentabilidade, gestão ambiental e de pessoas.



O julgamento que pode desmoralizar o Supremo Tribunal Federal

Não pode o STF cair em descrédito, apequenando o tribunal, caso venha a mudar entendimento já pacificado.


O trabalho como dever moral e amor ao próximo

Encontrei um amigo do tempo de faculdade, há muitos anos não o via, e ele me disse que se aposentou aos 53 anos como funcionário graduado de uma repartição pública.


A nova CPMF seria bem-vinda

A reforma tributária é o grande destaque de discussões no ambiente político e econômico, no momento.


A depressão e o desemprego

Em todo país, o desemprego atinge 12,6 milhões de pessoas.


Prisão após condenação em segunda instância

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 410/18, que deixa clara a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, avança na CCJ da Câmara Federal.


Sou uma péssima professora!

Sou uma péssima professora! Primeiramente, porque ser professor não foi minha primeira escolha de carreira.


As ferramentas tecnológicas e a educação

Os avanços tecnológicos podem estar a serviço da Educação, na medida em que permitem um maior acesso à informação e mais rapidez nas trocas do conhecimento.


Eu, professor

Comecei a dar aulas aos 18 anos. Meus alunos, em um supletivo de bairro, eram todos mais velhos que eu.


Gestão pública é o caminho contra a corrupção

A corrupção é pré-requisito do desenvolvimento, já dizia Gunnar Myrdall, Prêmio Nobel de Economia, em 1974.


Quando a desinformação é menos tecnológica e mais cultural

Cenário é propício para o descrédito de pesquisas, dados, documentos e uma série de evidências de veracidade.


Igualdade como requisito de existência

Na última cerimônia de entrega do EMMY, o prêmio da TV Norte Americana, um ator negro foi premiado, fruto de reconhecimento praticamente unânime de seu trabalho.


Liderança é comunicação, conexão e confiança

Cada dia que passa, percebo que uma boa comunicação e liderança têm total relação com conexão.