Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Resiliência e espiritualidade

Resiliência e espiritualidade

23/06/2015 María Damiani

Há algum tempo, li a história de Mandela, um verdadeiro exemplo de perseverança e superação por ter passado na prisão vinte anos consecutivos de sua vida.

Certa vez, ele comentou que a leitura na prisão do jornal The Christian Science Monitor, permitiu-lhe saber o que estava acontecendo no mundo. Quando era submetido a pressões, sempre refletia com serenidade e sabedoria na hora de tomar decisões.

Muitas pessoas diante de situações adversas de saúde ou crescimento conseguem seguir em frente e se desenvolver harmoniosamente. O termo resiliência se refere à capacidade de enfrentar e superar as adversidades da vida.

Talvez, tenhamos feridas emocionais, mas o que faz com que uma pessoa consigasuperá-las?

Uma mudança radical de atitude na nossa maneira de ver a vida. A atitude espiritualpermite não só manter a esperança nos momentos mais difíceis como também facilita a chegada a um bom resultado.

Há certos pilares básicos sobre os quais repousam as pessoas resilientes: autoestima, confiança em algo superior e sabedoria. Essas qualidades relacionam a resiliência à espiritualidade.

Ambos os termos são significativamente associados à saúde física e mental. A resiliência permite uma adaptação bem sucedida diante de circunstâncias adversas, enquanto que a espiritualidade contribui para o desenvolvimento pessoal e incentiva a busca de um propósito na vida.

A chave da resiliência se encontra na solidariedade e na confiança que possibilita a elevação espiritual. Isso permite que você sinta a influência do Amor no coração de cada um. Conhecer a si mesmo traz força espiritual e renovação, tornando possível assim expressar alegria, entusiasmo, otimismo. Todas essas emoções repercutem satisfatoriamente no estado de ânimo, e consequentemente aumentam o estado geral de saúde.

A resiliência está sempre ao seu alcance se você buscá-la no Amor divino. Essa verdadeira fonte de coragem está disponível a todos.

* María Damiani escreve sobre saúde e bem-estar do ponto de vista espiritual e é Comitê de Publicação da Ciência Cristã na Espanha.Email: [email protected]

 



Já dá pra fazer o próximo planejamento tributário?

O exercício financeiro das empresas no Brasil coincide com o próprio calendário, de forma que já sabemos que ele começa no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro do ano vigente.


Advento: espera do Senhor que vem

A Igreja Católica se prepara para um tempo muito importante em sua liturgia: o Tempo do Advento, que é próprio do Ocidente e foi constituído em vista da celebração do Natal.


Repentinas reações da natureza

2023 está na reta final. O ano começou com ares amenos, mas logo foram surgindo acontecimentos marcantes.


Habilidades para diminuir a sobrecarga de informações

O excesso de informações pode ser esmagador e levar à confusão mental. Temos à disposição muitos caminhos a seguir e pouca direção sobre para onde devemos ir.


No papel cabe tudo, mas e no coração?

Há 75 anos, em Paris, era assinada a Declaração de Direitos Humanos pelas maiores potências do mundo – também pelas menores e as, então, consideradas irrelevantes.


E sua ideia, deu match?

A transformação de ideias abstratas em formas tangíveis é uma etapa essencial no processo criativo.


Meta skills

O novo caminho para prosperidade e sucesso de colaboradores e empresas.


Lugar de agente ou servidor público não é na política

No Parlamento nacional existem muitos profissionais da administração pública direta e indireta que estão exercendo mandatos políticos, quando deveriam estar prestando serviço nas instituições para as quais fizeram concurso público.


Desigualdade social

Um país realmente desenvolvido só o é se o problema social estiver solucionado, ou se a desigualdade for desprezível.


Argentina fechará 12 ministérios

Circula pelas redes sociais, vídeo onde Javier Milei, presidente eleito da Argentina anuncia a eliminação de 12 ministérios e a manutenção de apenas 8.


Vale a pena apostar na filantropia!

Se você deparasse com a chance de entrar em um fundo de investimentos com retorno financeiro de 979%, encararia a oportunidade?


O desafio mental dos médicos

A intensa rotina enfrentada pelos médicos emerge como uma preocupação crescente, com implicações sérias para a saúde mental da classe.