Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Revolução mobile nas empresas

Revolução mobile nas empresas

12/01/2016 Euder Ribeiro

O crescente uso de dispositivos móveis representa uma mudança irreversível no comportamento dos usuários.

Os desenvolvedores deverão quebrar paradigmas dos modelos de sistemas voltados ao uso de computadores pessoais e empreender em novas tecnologias e visões.

Atualmente alcançamos um número de dispositivos móveis superior à população mundial. Segundo estudos da GSMA Intelligence, este número superou a marca de 7,19 bilhões – o que demonstra uma adoção tecnológica efetiva e inexorável.

Com o uso de sistemas móveis, os usuários adquiriram uma disponibilidade de acesso a aplicativos e sistemas que fazem parte do cotidiano de lazer, convívio social e trabalho.

De acordo com o portal Statista (statisca.com), o número de aplicativos disponíveis até julho de 2015 na Apple Store era de 1,5 milhões.

Temos uma geração de usuários com novos referenciais de experiência e uso de informação. O mercado de software inicialmente priorizou a oferta de aplicativos pessoais.

Enquanto isso, as organizações e empresas reagiram de forma mais lenta a essa revolução, até que a pressão por mobilidade deu início a uma grande reforma dos sistemas de uso profissional.

O desafio para os desenvolvedores é migrar seus sistemas antigos para o novo ambiente móvel, preservando as funcionalidades e implementando novas técnicas e experiências de uso que satisfaçam ao seu público.

Novas requisitos são observados, tais como ambientes de uso, responsividade, integração etc. Ferramentas tem surgido para minimizar o trabalho e curva de aprendizagem dos desenvolvedores.

Um bom exemplo, é a plataforma da FileMaker Inc., uma subsidiária da Apple, que possui um notável conjunto de ferramentas para desenvolvimento rápido e distribuição de sistemas integrados.

A FileMaker completou trinta anos de existência em 2015 e, seguindo os passos de sua empresa mãe, expandiu as funcionalidades da sua plataforma com tecnologias prontas para o mundo móvel, como os produtos FileMaker Go e FileMaker WebDirect.

O primeiro é um aplicativo nativo do iOS que permite funcionalidade plena das soluções desenvolvidas em FileMaker e agrega uma bela interface nos moldes da Apple.

O segundo é uma tecnologia implementada no FileMaker Server que permite a utilização dos sistemas via web em qualquer dispositivo móvel. A plataforma se integra facilmente com diversos bancos de dados, como Oracle e MySql.

O foco agora é atender de forma satisfatória e eficiente as organizações e pessoas, tirando proveito máximo das vantagens da mobilidade de forma profissional e com boa relação custo-benefício.

* Euder Ribeiro é consultor organizacional e de sistemas, proprietário da ByEuder.com e membro FileMaker Business Alliance (FBA).



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves