Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Revolução mobile nas empresas

Revolução mobile nas empresas

12/01/2016 Euder Ribeiro

O crescente uso de dispositivos móveis representa uma mudança irreversível no comportamento dos usuários.

Os desenvolvedores deverão quebrar paradigmas dos modelos de sistemas voltados ao uso de computadores pessoais e empreender em novas tecnologias e visões.

Atualmente alcançamos um número de dispositivos móveis superior à população mundial. Segundo estudos da GSMA Intelligence, este número superou a marca de 7,19 bilhões – o que demonstra uma adoção tecnológica efetiva e inexorável.

Com o uso de sistemas móveis, os usuários adquiriram uma disponibilidade de acesso a aplicativos e sistemas que fazem parte do cotidiano de lazer, convívio social e trabalho.

De acordo com o portal Statista (statisca.com), o número de aplicativos disponíveis até julho de 2015 na Apple Store era de 1,5 milhões.

Temos uma geração de usuários com novos referenciais de experiência e uso de informação. O mercado de software inicialmente priorizou a oferta de aplicativos pessoais.

Enquanto isso, as organizações e empresas reagiram de forma mais lenta a essa revolução, até que a pressão por mobilidade deu início a uma grande reforma dos sistemas de uso profissional.

O desafio para os desenvolvedores é migrar seus sistemas antigos para o novo ambiente móvel, preservando as funcionalidades e implementando novas técnicas e experiências de uso que satisfaçam ao seu público.

Novas requisitos são observados, tais como ambientes de uso, responsividade, integração etc. Ferramentas tem surgido para minimizar o trabalho e curva de aprendizagem dos desenvolvedores.

Um bom exemplo, é a plataforma da FileMaker Inc., uma subsidiária da Apple, que possui um notável conjunto de ferramentas para desenvolvimento rápido e distribuição de sistemas integrados.

A FileMaker completou trinta anos de existência em 2015 e, seguindo os passos de sua empresa mãe, expandiu as funcionalidades da sua plataforma com tecnologias prontas para o mundo móvel, como os produtos FileMaker Go e FileMaker WebDirect.

O primeiro é um aplicativo nativo do iOS que permite funcionalidade plena das soluções desenvolvidas em FileMaker e agrega uma bela interface nos moldes da Apple.

O segundo é uma tecnologia implementada no FileMaker Server que permite a utilização dos sistemas via web em qualquer dispositivo móvel. A plataforma se integra facilmente com diversos bancos de dados, como Oracle e MySql.

O foco agora é atender de forma satisfatória e eficiente as organizações e pessoas, tirando proveito máximo das vantagens da mobilidade de forma profissional e com boa relação custo-benefício.

* Euder Ribeiro é consultor organizacional e de sistemas, proprietário da ByEuder.com e membro FileMaker Business Alliance (FBA).



A tragédia já foi. E agora?

Impossível não se sensibilizar e chocar com a situação do Rio Grande do Sul, atingido por chuvas sem precedentes que causaram inundações em grande parte do estado, da capital ao interior.

Autor: Janguiê Diniz


O preconceito que condena

O programa Fantástico da Rede Globo trouxe mais uma história de injustiça cometida pelo Poder Judiciário brasileiro contra um jovem preto e periférico.

Autor: Marcelo Aith


O risco de politização da tragédia no RS

O Brasil todo tem assistido, consternado, ao desastre ambiental que se abateu sobre o Rio Grande do Sul nos últimos dias.

Autor: Wilson Pedroso


Cavalo Caramelo e quando a água baixar

O final de Abril e o começo de Maio foram marcados pelo pior desastre ecológico da história do Rio Grande do Sul, com inundações, mortes e milhares de desabrigados e de pessoas ilhadas.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Cavalo Caramelo e quando a água baixar

O fim da reeleição de governantes

Está tramitando pelo Congresso Nacional mais um projeto que revoga a reeleição de Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques