Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Roda de histórias

Roda de histórias

24/05/2020 Osvaldo Luiz Silva

Meu avô paterno, Seu Dito, era um bom contador de histórias. Contava com a mesma ênfase, fatos e ficções.

Suas palavras e imaginação traziam tanto realismo que todas as narrativas estavam ali, tão perto, que emprestavam um ao outro personagens, ambientes, cores e magia. Na cabeça infantil, aos poucos, já não se distinguia a estrada… dos sonhos.

O ano de 2020 tem sido um duro caminho. Quantos sofrimentos, medos e inseguranças... Tragédias pessoais se somam diariamente. E às dores ainda se adicionam mesquinharias, oportunismos.

Mas, quando recordarem deste ano, verão que os que melhor alcançaram a outra margem, não o fizeram sem a companhia daquilo que se pode considerar a essência da vida, da dignidade humana, do belo, da arte, dos sonhos.

Por isso, para nós que ainda atravessamos esse “deserto” árduo, será imprescindível uma força extra, que venha nem que seja da própria imaginação.

E mesmo que o “oásis” seja apenas uma miragem, o importante é que alimente o próximo passo e nos ajude a vencer esse imenso desafio.

Em meio a tanta aridez, neste domingo (24/05) celebra-se a Ascensão do Senhor e junto o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Papa Francisco escreveu uma mensagem para este momento: “Para que possas contar e fixar na memória (Ex 10,2). A vida faz-se história”.

O texto é um desses “oásis” necessários. Nesta secura que vivemos, faça uma pausa e encharque sua alma com as palavras do papa! (Coloco-as em versos):

“Penso que precisamos de respirar
a verdade das histórias boas:
histórias que edifiquem,
e não as que destruam;
histórias que ajudem a reencontrar raízes
e a força para prosseguirmos juntos.
Na confusão das vozes
e mensagens que nos rodeiam,
Temos NECESSIDADE duma narração humana,
que nos fale de nós mesmos
e da beleza que nos habita;
uma narração que saiba olhar o mundo
e os acontecimentos com ternura,
conte a nossa participação num tecido vivo,
revele o entrançado dos fios
pelos quais estamos ligados
uns aos outros.”

Com profunda beleza em seu texto, Papa Francisco compara as histórias que contamos com o ato de tecer.

Palavras como fios, que carregam significados, mensagens, belezas; que podem compor um “tecido” diferente, que nos faça sentir parte de uma grande família na Terra; encantador, que revele a grandeza da dignidade humana, imagem e semelhança do belo por excelência.

O desafio está lançado! Contei a minha. Qual história é a sua? Que memória pode te trazer forças hoje e alimentar a sua vida? Agora é a sua vez!

* Osvaldo Luiz Silva é jornalista, autor dos livros “Ternura de Deus” e “A vida é caminhar”, pela Editora Canção Nova, e membro da Academia Cachoeirense de Letras e Artes (ACLA), em Cachoeira Paulista (SP).

Fonte: Assessoria de Imprensa Canção Nova



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves