Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Saúde política

Saúde política

18/10/2015 Amadeu Garrido de Paula

Imaginação. Não. Abstração. O definitivo, o inesquecível. O abstrato reside em nosso palco psicológico, que jamais desmonsta, salvo pelo comprometimento da memória.

Vez ou outra, volta à tona. Logo, existe e, por corresponder a nossos sentimentos íntimos, não admitem contestação.

O concreto é descrito pela linguagem humana. Exata ou inexata. Instrumento da luz ou da escuridão. Por isso, os sentimentos são mais certos que os fatos.

Apenas menos comunicáveis, posto que anjos ou monstros de nossas masmorras mentais, ao passo em que os fatos são transmissíveis, pelos correios domésticos, de amigos, colegas, corporações e pelas mídias de todos os tamanhos.

Os mesmos fatos, amiúde, assumem aspectos multicoloridos e contrastantes. Saúde política são consciente e inconsciente coletivos. Conceitos junguianos que não foram poupados de críticas.

Nossa intuição experimental nos leva a crer que humanos, presentes num mesmo território, com seus costumes imemoriais, sua "personalidade", submetidos às mesmas instituições e a um mesmo governo, às mesmas leis, diferenciados de outros, têm uma forma peculiar de ver a "res publica".

Desse sentimento brota a opinião comum, a esperança comum, o medo comum, a neurose comum, que se volta contra a própria comunidade.

Se vão bem as coisas no plano político e econômico, menos desesperados e tomados pela adrenalina, menos toxicômanos, infiéis à existência pessoal e da coletividade, mais cumprimentos pela manhã, menos rugas e rusgas, mais votos sinceros de um bom trabalho, uma boa noite, um bom descanso.

Se vão mal, tudo se inverte. A sociedade adoece. Esses bons acostumes arrefecem até desaparecer. O egocentrismo ganha corpo no "salve-se quem puder". Até o amor ludibriante passa a ser descarado.

A vida se insere num mato hostil, desconhecido e pantanoso. O brasileiro de hoje tem sólidas razões para estar politicamente doente. Os temores maiores, que sempre acompanham as doenças, da maior parte da população, "populacho", modo pelo qual os nobres do passado faziam questão de tratá-la para realçar sua condição de privilégios, obviamente é o doente mais grave, quase terminal.

As moléstias mais graves não são o bloqueio das veias e o câncer, para ficar-se em duas. São o desemprego e a inflação. A estagnação econômica é a moeda enlouquecida, como já experimentamos em algumas décadas. O problema é que esses monstros estão às nossas portas, uivam todos os dias e não temos grupos preparados para devolvê-los a seu "habitat" natural, a floresta.

Ambos ameaçam enveredar pelos dois dígitos, até a casa insuportável dos 20%, batendo mais um recorde planetário. O desemprego dá fome e desespero. Enfraquece o corpo e o espírito. O indivíduo se sente o responsável, o perdido na batalha, o derrotado.

Posso relatar o episódio de um jovem japonês que, por carta, relatou esse estado a seu pai, que permanecera no Japão. Em resposta, leu essa ignomínia da derrota. Matou-se, o mesmo ocorrendo com seu pai, ao saber do desenlace. É dever da sociedade dar totais oportunidades de trabalho; só depois disso é que podemos atribuir a alguém a vagabundice.

Aliás, é o que diz, indiretamente, nossa lei de contravenções penais, entre tantas leis e constrangimentos, que melhor seria se se transformassem numa liberdade do tipo inglês. A inflação nessas montanhas torna seu equipamento de sobrevivência, a moeda, quase que inútil.

Os mais velhos se lembram da angústia em ir ao supermercado em seguida ao recebimento do salário e, mesmo já em seu interior, correr em suas várias secções. Mocinhas simpáticas se tranformam em soldados romanos empunhando suas espadas enferrujadas - umas gerigoncinhas que pregam os novos preços nos produtos com a pressa de um fugitivo da polícia.

Presidente Dilma. Os brasileiros não têm dormido. Sofrem com pesadelos desse tipo. São, em sua maioria, os que lhe confiaram seus votos. Quem recebe confiança tem o dever de restabelecê-la, por si ou por outrem. Nossa lei dos advogados nos impõe o dever de transferir o patrocínio de uma demanda logo que "sinta" (não é preciso ter certeza), que o cliente entrou em crise de confiança.

Vossa Excelência ainda duvida que esses brasileiros se agitam em seus leitos, todos os dias, sob essas ameaças? Para esses, vem a luz de Victor Hugo: "É erro dizer que a note cai; seria melhor dizer que a noite sobe; pois é da terra que vem a escuridão".

Segundo, Vossa Excelência ainda duvida que seu governo, navegando em mar de tempestade de neve, não tem como evitar o que já é trágico, a caminho da bruma e do turbilhão que não permitem escapar por nenhum dos pontos cardeais?

Há momentos em que presidentes renunciam, metem uma bala no coração ou sofrem o impeachment. É o que nos ensina a história do Brasil. Um deles, o mais corajoso (não a incitamos a seguir o exemplo), deixou a vida e entrou na história.

* Amadeu Garrido de Paula é advogado especialista em Direito Constitucional, Civil, Tributário e Coletivo do Trabalho.



Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso


Um novo e desafiador ano

Janeiro passou. Agora, conseguimos ter uma ideia melhor do que 2024 reserva para o setor de telecomunicações, um dos pilares mais dinâmicos e relevante da economia.

Autor: Rafael Siqueira