Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Saúde Pública

Saúde Pública

24/03/2011 Dra. Fernanda Bini

Há alguns dias ouvi na rádio, no horário do Brasil, a manifestação de parlamentares que argumentavam sobre criação de um novo imposto da saúde.

Com todo respeito aos nossos governantes eleitos democraticamente, mas não dá mais para suportar decisões desse tipo. Não dá mais para suportar um país, onde há um aumento de mais de 60% sobre os salários  de parlamentares enquanto que o povo presencia a discussão durante dias sobre um aumento de R$5,00 no salário mínimo, salário esse, de trabalhadores que suam durante meses para alimentar o “sonho da vida boa” dos que estão no poder.

Um novo imposto da saúde? Só se for o “CPBEN” Contribuição dos Parlamentares para o Bem Estar da Nação, já que os mesmos só estão onde estão por conta da força do voto.
É que a Saúde no Brasil não anda muito bem! Também pudera. A política do governo nunca foi para melhorar, mas sim para explorar. Explorar os brasileiros por meio de impostos que são desviados para outras finalidades.
Explorar os médicos que são extremamente mal remunerados pelos seus serviços. Explorar as operadoras de planos de saúde que são obrigadas a ressarcir os atendimentos feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) aos seus usuários.
Pois é! Você, que tem plano de saúde, além de pagar duas vezes pelo mesmo serviço por meio de impostos e planos particulares, simplesmente não pode ter o benefício de ser atendido pelo SUS. É que, embora você receba os primeiros socorros e outros serviços, quem paga a conta é o seu plano de saúde, já que assim o Estado determinou.
Conclusão, aquele dinheiro que você paga de imposto cuja destinação também deveria ser a saúde, não paga sequer seus atendimentos pelo SUS.
E, nessa esteira, a obrigação que é do Estado, segundo o artigo 5º da Constituição Federal, de assegurar a saúde, este acaba por transferir sua responsabilidade ao particular, qual seja, aos Planos de Saúde que, se deixarem de seguir as normas do governo por meio da Agência Nacional de Saúde, são alvo de pesadas multas.
Aliás, incluir no rol de procedimentos uma série de tratamentos de alto custo sem sequer permitir um aumento de R$ 1,00 nos custos dos serviços parece que tem sido a solução nos últimos anos. Ressalta-se, no entanto, que tal “solução” agrada apenas aos consumidores e, a curto prazo! 
Frise-se, a curto prazo, já que as operadoras de planos de saúde com tantos ônus, em um médio prazo, não terão mais como resistir, tendo em vista que seus custos superarão seus rendimentos, inviabilizando a prestação dos serviços.
Dessa forma, ao invés de ficarmos felizes pelas obrigatoriedades impostas aos planos, deveríamos pensar cada vez mais que o sistema está sendo afetado, já que quando não houver essa prestação de serviços de saúde particulares, todos, absolutamente todos, serão atendidos pelo SUS, que não mais receberá os subsídios financeiros das operadoras de planos de saúde.
Isso significa mais gente sendo atendida com menos recursos!
Das duas, uma: ou nosso governo tem plena confiança nos serviços prestados pelo SUS para estar agindo dessa forma ou, se não começarmos a pensar de uma forma MACRO, observando-se todo o sistema, não entraremos apenas em uma nova crise da saúde, mas num verdadeiro caos sem volta.
Portanto, exija do Estado aquilo que lhe compete e não critique aqueles que, de alguma forma, tentam manter a saúde de pé. Imposto para saúde? Só depois que o governo comprovar que gasta dinheiro com ela!   * Dra. Fernanda Bini é advogada do Escritório Bini Advogados de Piracicaba, atuante na área médico-hospitalar



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli