Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Se deixar para amanhã, o prejuízo é certo

Se deixar para amanhã, o prejuízo é certo

28/01/2014 JB Vilhena

Não sou especialista em gestão do tempo. Esta seara pertence a outros consultores do MVC, capitaneados pelo nosso querido Costacurta.

Mas entendo um pouco de planejamento e por isso resolvi escrever este breve artigo para te alertar sobre um fato indiscutível: 2014 não vai ser um ano fácil para a área de vendas das organizações. Afirmo isso de maneira tão categórica porque:

a) O carnaval só acontece nos primeiros dias de março;

b) A Copa do Mundo vai diminuir um mês nos nossos calendários;

c) Em outubro teremos eleições majoritárias.

Como sabemos o brasileiro tem tendência a acreditar que o ano só começa depois do carnaval. Em períodos comuns, já aprendemos a conviver com isso. Mas será que em um ano em que teremos um mês inteiro a menos podemos nos dar ao luxo de “cumprir a escrita” e só começar a pensar em trabalhar na quinta-feira, dia 06 de março?

Também temos a tendência de pensar que durante feriados prolongados sempre é possível aproveitar o tempo, treinando e desenvolvendo nossos colaboradores. Mas isso vai ser impossível de ser feito na Copa do Mundo porque:

a) As pessoas não vão ter cabeça para participar de treinamento (presencial ou à distância, tanto faz);

b) Os custos de transporte, alimentação e hospedagem vão estar proibitivos em todo o país;

c) Brasileiros são fanáticos por futebol e quem não estiver assistindo os jogos provavelmente estará assistindo o “trabalho” que os black blocs estarão dando para os organizadores da Copa.

Por último, nem sempre acreditamos que as eleições vão impactar os nossos negócios. Mas em 2014 teremos um quadro sucessório indefinido, pois o partido do governo se desgastou muito com o escândalo do mensalão e as oposições estão se articulando para realmente tentar impedir o ciclo petista iniciado doze anos atrás. Por isso sugiro que você antecipe tudo o que tiver para fazer, pois se deixar para mais tarde, o possível prejuízo se transformará numa triste certeza.

*JB Vilhena é CEO do MVC, professor e coordenador da FGV, autor de 08 livros.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves