Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Se não amo o meu trabalho….

Se não amo o meu trabalho….

28/08/2013 Lisia Beraldo

Quando escolhemos uma profissão muitas vezes não temos certeza se é exatamente o que queremos.

Ainda jovem temos que decidir qual carreira seguir. Os pais tem um papel influente sobre a nossa decisão e ouvimos frases como: vai passar fome se escolher essa profissão, o mercado já está cheio, escolha outra opção e assim por diante.

Alguns jovens já são determinados e não mudam de opinião.

É muito difícil ter a percepção certa e fazer a escolha que talvez seja pra toda vida.

Não podemos trabalhar só pelo lado financeiro. É importante gostar do que faz, dar significado as suas tarefas, ter dignidade e respeito, contribuir com colegas, dividir conhecimentos, crescer e aprender sempre.

Mas e se aceitei um trabalho e não sou feliz? Tente descobrir qual o lado bom de estar ai. Não fique intransigente porque você pode não enxergar outras habilidades e oportunidades que surgirem a sua frente. Podemos também aprender a gostar de outras profissões. Buscar motivação, vivenciar realizações pessoais, listar as oportunidades que surgiram, tudo isso vai elevar sua autoestima.

Não deixe seus sabotadores internos dizer que você é infeliz com o que trabalha. Essas atitudes negativas vão fazendo você desanimar, adoecer e prejudicar sua saúde física e mental. Provocam obstáculos e cegam nossa inteligência emocional.

Toda experiência é válida. Faça o melhor nesse trabalho até conseguir outro.

Fazemos escolhas o tempo todo. Quando escolhi trabalhar na Beneficiointelectual.com, eu escolhi ser mais feliz e ter mais qualidade de vida.

Procure descobrir o que faz seus olhos brilharem. O que faria até de graça? Pelo que você acordaria cedo todo dia?

Há uma fábula do cortador de pedras que ilustra bem o que estamos falando.

Ao serem consultados sobre o que faziam, três cortadores de pedras tiveram três diferentes respostas. O primeiro respondeu que era pago para cortar pedras e assim fazia. O segundo retrucou que era exímio cortador de pedras, e cortava-as com técnicas especiais. Já o terceiro, visivelmente motivado, respondeu: "Estou construindo catedrais".

E você? Se identificou com alguma resposta? Que outras escolhas tem?



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves