Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Segredos dos Grandes Empreendedores! (PARTE II)

Segredos dos Grandes Empreendedores! (PARTE II)

30/12/2010 Marizete Furbino

“Os grandes líderes são como os melhores maestros, eles vão além das notas para alcançar a mágica dos músicos”. (Blaine Lee)

Empreendedores de sucesso são profissionais de destaque no mercado, profissionais estes que possuem algumas características que os fazem diferenciar dos demais.

Tais características podem ser consideradas decisivas, e, quando somadas, se constituem em seus mais preciosos bens.

 Saber recrutar, selecionar, lotar, manter e reter o profissional na empresa em que atua: além de inserir o profissional no departamento certo, o empreendedor é também capaz de implementar ações, investindo cada vez mais neste profissional, para não somente mantê-lo na empresa, mas para ser capaz de retê-lo dentro da empresa na qual atua.

 Não teme a mudança: sabedor de que vive na era da incerteza, onde não há constância, o empreendedor enfrenta as mudanças de “peito aberto”, com muita garra, equilíbrio e vontade de fazer acontecer, não tendo assim resistência. Como agente que desvenda a realidade em que vive, agente de mudança e de transformação, o empreendedor, através de seus conhecimentos e de sua visão, realiza análise da organização e do mercado, verificando as oportunidades, ameaças, fraquezas e fortalezas, o que faz com que a organização à qual está sob sua direção, faça um diferencial no mercado, transformando fraquezas em fortalezas e ameaças em oportunidades.

 Preocupa-se com conhecimento, inovação e criatividade: Sabedor de que conhecimento, inovação e criatividade, são 3 pilares imprescindíveis para o desenvolvimento e crescimento de qualquer empresa, uma vez que traz consigo maior produtividade, eficiência e eficácia nas ações, o empreendedor investe cada vez mais, e assim, consegue conquistar o sucesso e não só sobreviver, mas permanecer neste mercado globalizado, onde a competitividade é demasiadamente acirrada. Ele sabe muito bem que uma empresa que não inova estará fadada ao fracasso. Tem consciência que a inovação é fator sine qua non de sucesso e que, através da inovação, a empresa terá maior probabilidade de oferecer ao mercado produtos e serviços mais atrativos, destacando-se, sendo líder no que faz , fazendo assim o diferencial. O empreendedor sabe também que a criatividade é condição inerente ao ser humano, e que, a partir de seu exercício, a empresa irá realizar rupturas, inserir no mercado produtos e/ou serviços inovadores e assim conquistar novos rumos, novos mercados, se destacando no mercado, agregando valor ao produto e ao serviço, conquistando com isso vantagens competitivas sustentáveis, além de proporcionar condições, não apenas para sobreviver, mas para se consolidar no mercado. Considera igualmente a criatividade como sendo de suma importância dentro de qualquer empresa, colocando-a como uma preocupação e uma prioridade, tendo valor de destaque nos princípios que regem a empresa na qual exerce sua função, pois, através da criatividade, surge a inovação, fator determinante de emersão no mundo dos negócios.

 Realiza e promove capacitação de forma contínua: Tem sede insaciável do conhecimento, por isso não somente realiza a busca pelo conhecimento de forma incansável, mas promove na empresa capacitação de maneira contínua, uma vez que é sabedor que sua competência técnica advém do conhecimento que possui, motivo pelo qual dá total ênfase à busca pelo saber.

 Reconhece o ser humano como sendo o maior bem intangível dentro da empresa: Sabe que se realiza através das pessoas; portanto, investe demasiadamente no pessoal envolvido, pois sabe que as pessoas constituem o maior patrimônio de uma organização. Sabe também que é através das pessoas que a organização poderá ascender e não só sobreviver, mas se perpetuar no mercado. Torna-se então um desafio constante para um líder empreendedor, incentivar o colaborador, para que este trabalhe sempre motivado, vestindo de fato a meia, o boné, a calça, a camisa e o sapato da empresa, ou seja, que este realmente se doe, se entregue ao trabalho de corpo e alma. A partir do momento que existe essa entrega, essa doação, verifica-se que existe satisfação, harmonia, interação, integração, e como conseqüência maior, produtividade e lucratividade.

 Melhoria contínua - uma palavra constante no dicionário e na vida do empreendedor: A melhoria contínua deve fazer parte da filosofia e do planejamento de cada organização e deve também ser levada a sério, desde a alta cúpula. Saber utilizar os erros como nossos aliados pode fazer a grande diferença. É sempre possível fazer melhor. Capacitar sempre deixa a empresa em fina sintonia com as demandas do mercado.

* Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. É Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitária no Vale do Aço/MG - e-mail: [email protected]



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves