Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Segredos dos Grandes Empreendedores! (PARTE V)

Segredos dos Grandes Empreendedores! (PARTE V)

05/01/2011 Marizete Furbino

“Os grandes líderes são como os melhores maestros, eles vão além das notas para alcançar a mágica dos músicos”. (Blaine Lee)

Empreendedores de sucesso são profissionais de destaque no mercado, profissionais estes que possuem algumas características que os fazem diferenciar dos demais.

Tais características podem ser consideradas decisivas, e, quando somadas, se constituem em seus mais preciosos bens.

 É um líder visionário: Esta é uma das características marcantes de um empreendedor. Ser um líder visionário nem sempre é fácil, já que a fronteira entre o “ousar de forma conseqüente e com pé no chão” é muito tênue quando relacionada ao “líder delirante”. Dentro desse contexto, através de um comportamento dinâmico, ativo, e pró-ativo no exercício da função, observa-se que o líder visionário é capaz de enxergar oportunidades onde ninguém as vê, e, por conseguinte, obter além do resultado esperado, um diferencial.

 Possui autoconfiança aguçada: O empreendedor confia muito em si próprio, e isto é extremamente necessário, pois ninguém quer ter um líder que vive na indecisão.

 Possui disciplina em sua vida profissional: Através da disciplina o empreendedor atua de forma concentrada, priorizando suas metas, trabalhando em prol das mesmas, alcançando maior equilíbrio no que tange à melhor administração do tempo, e assim, com muita responsabilidade, determinação e flexibilidade, possui maior chance de alcançar o tão desejado sucesso.

 Capacidade de correr riscos calculados: Assume os riscos, de forma a avaliar e a analisar de maneira antecipada a ação. Bons empreendedores não agem de maneira impensada. O risco calculado é que permite uma chance maior de êxito na tomada de decisão.

 Planeja sempre suas ações: O empreendedor é consciente de que o planejamento possui grande valia dentro da empresa; assim, executa suas ações pautadas em um bom planejamento elaborado e executado pela equipe, pois acredita que ninguém é dono do saber. Aí então compartilha e descentraliza ações, somando habilidades, conhecimentos, e talentos.

 Tem senso de organização: É extremamente organizado, possui a consciência de que com a organização se obtêm maior produtividade e maior lucro. Por via de conseqüência, maximiza resultados e minimiza custos se houver organização em tudo que se propõe a fazer.

 Sabe valorizar seus clientes: Além de propiciar a venda do produto e/ou serviço, o empreendedor deve ter armas para conquistar o cliente, e isto se faz com muita educação, respeito, cordialidade, atenção e muita paciência. O cliente plenamente satisfeito torna-se um verdadeiro parceiro da empresa porque, além de sempre retornar para comprar outros produtos e/ou serviços, irá fazer a recomendação desta para outras pessoas, tornando-se o nosso grande vendedor e divulgador.

 Capacidade de comunicação: Possui plena consciência da importância da comunicação no que tange a todos os stakeholders (todos que afetam e/ou são afetados pelas ações da empresa, como por exemplo, acionistas, clientes internos, clientes externos, sindicatos, donos do negócio, fornecedores, governo, etc) envolvidos no processo organizacional, preocupando dessa forma em realizar uma comunicação eficiente, eficaz, rápida e de maneira elegante. É através da comunicação que alcançamos sinergia dentro de uma organização, uma vez que a comunicação nos permite unir forças, promover a integração e o inter-relacionamento entre pessoas e departamentos, permitindo que todos se conheçam, atuem de maneira a cooperar e a colaborar, somando forças e caminhando de forma integrada em prol dos objetivos organizacionais, procurando alcançar sempre a obtenção da maximização dos resultados por meio de um trabalho em equipe.

Se você não possui todas estas características, procure não lamentar, pois existe uma boa notícia: ainda há tempo de aprender a ser um exímio empreendedor e sobressair-se no mercado. É fundamental você conhecer e ouvir a si próprio, descobrindo o que deseja fazer e implementando as habilidades acima referidas em sua vida profissional.

* Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. É Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitária no Vale do Aço/MG - e-mail: [email protected]



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli