Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Segredos dos Grandes Empreendedores! (PARTE V)

Segredos dos Grandes Empreendedores! (PARTE V)

05/01/2011 Marizete Furbino

“Os grandes líderes são como os melhores maestros, eles vão além das notas para alcançar a mágica dos músicos”. (Blaine Lee)

Empreendedores de sucesso são profissionais de destaque no mercado, profissionais estes que possuem algumas características que os fazem diferenciar dos demais.

Tais características podem ser consideradas decisivas, e, quando somadas, se constituem em seus mais preciosos bens.

 É um líder visionário: Esta é uma das características marcantes de um empreendedor. Ser um líder visionário nem sempre é fácil, já que a fronteira entre o “ousar de forma conseqüente e com pé no chão” é muito tênue quando relacionada ao “líder delirante”. Dentro desse contexto, através de um comportamento dinâmico, ativo, e pró-ativo no exercício da função, observa-se que o líder visionário é capaz de enxergar oportunidades onde ninguém as vê, e, por conseguinte, obter além do resultado esperado, um diferencial.

 Possui autoconfiança aguçada: O empreendedor confia muito em si próprio, e isto é extremamente necessário, pois ninguém quer ter um líder que vive na indecisão.

 Possui disciplina em sua vida profissional: Através da disciplina o empreendedor atua de forma concentrada, priorizando suas metas, trabalhando em prol das mesmas, alcançando maior equilíbrio no que tange à melhor administração do tempo, e assim, com muita responsabilidade, determinação e flexibilidade, possui maior chance de alcançar o tão desejado sucesso.

 Capacidade de correr riscos calculados: Assume os riscos, de forma a avaliar e a analisar de maneira antecipada a ação. Bons empreendedores não agem de maneira impensada. O risco calculado é que permite uma chance maior de êxito na tomada de decisão.

 Planeja sempre suas ações: O empreendedor é consciente de que o planejamento possui grande valia dentro da empresa; assim, executa suas ações pautadas em um bom planejamento elaborado e executado pela equipe, pois acredita que ninguém é dono do saber. Aí então compartilha e descentraliza ações, somando habilidades, conhecimentos, e talentos.

 Tem senso de organização: É extremamente organizado, possui a consciência de que com a organização se obtêm maior produtividade e maior lucro. Por via de conseqüência, maximiza resultados e minimiza custos se houver organização em tudo que se propõe a fazer.

 Sabe valorizar seus clientes: Além de propiciar a venda do produto e/ou serviço, o empreendedor deve ter armas para conquistar o cliente, e isto se faz com muita educação, respeito, cordialidade, atenção e muita paciência. O cliente plenamente satisfeito torna-se um verdadeiro parceiro da empresa porque, além de sempre retornar para comprar outros produtos e/ou serviços, irá fazer a recomendação desta para outras pessoas, tornando-se o nosso grande vendedor e divulgador.

 Capacidade de comunicação: Possui plena consciência da importância da comunicação no que tange a todos os stakeholders (todos que afetam e/ou são afetados pelas ações da empresa, como por exemplo, acionistas, clientes internos, clientes externos, sindicatos, donos do negócio, fornecedores, governo, etc) envolvidos no processo organizacional, preocupando dessa forma em realizar uma comunicação eficiente, eficaz, rápida e de maneira elegante. É através da comunicação que alcançamos sinergia dentro de uma organização, uma vez que a comunicação nos permite unir forças, promover a integração e o inter-relacionamento entre pessoas e departamentos, permitindo que todos se conheçam, atuem de maneira a cooperar e a colaborar, somando forças e caminhando de forma integrada em prol dos objetivos organizacionais, procurando alcançar sempre a obtenção da maximização dos resultados por meio de um trabalho em equipe.

Se você não possui todas estas características, procure não lamentar, pois existe uma boa notícia: ainda há tempo de aprender a ser um exímio empreendedor e sobressair-se no mercado. É fundamental você conhecer e ouvir a si próprio, descobrindo o que deseja fazer e implementando as habilidades acima referidas em sua vida profissional.

* Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. É Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitária no Vale do Aço/MG - e-mail: [email protected]



Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso


Um novo e desafiador ano

Janeiro passou. Agora, conseguimos ter uma ideia melhor do que 2024 reserva para o setor de telecomunicações, um dos pilares mais dinâmicos e relevante da economia.

Autor: Rafael Siqueira


Desafios da proteção de dados e a fraude na saúde

Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) R$ 34 bilhões dos gastos das operadoras médico-hospitalares com contas e exames, em 2022, foram consumidos indevidamente por fraudes, como, por exemplo, reembolso sem desembolso, além de desperdícios com procedimentos desnecessários no país.

Autor: Claudia Machado


Os avanços tecnológicos e as perspectivas para profissionais da área tributária

Não é de hoje que a transformação digital vem impactando diversas profissões.

Autor: Fernando Silvestre


Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

Autor: Celso Hartmann


Oppenheimer e Prometeu

Quando eu saí do cinema após ter visto “Oppenheimer” a primeira vez, falei para meu filho: “É Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Interferência política e a desvalorização da Petrobras

Recentemente, o presidente Lula chamou o mercado de voraz por causa das quedas no valor das ações da Petrobras equivalentes a aproximadamente 60 bilhões de reais.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins