Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Serviço tem ajudado produtores a sair da crise

Serviço tem ajudado produtores a sair da crise

26/11/2017 Gil Carlos Barabach

Serviços de consultoria se destacam através de estudos e sugestões de planejamento.

A crise econômica e financeira que ainda assola o país atrapalhou o crescimento de muitas empresas, mas serviu também para criar grupos de trabalho que resolveram se aprimorar para atravessar a fase ruim e voltar a crescer.

Com os produtores de soja, milho, café, trigo, boi, suíno, entre outros, não foi diferente. Eles precisaram se adaptar ao novo mercado e tomar decisões rápidas e inteligentes para não ter muitas perdas nesse período ruim da economia nacional.

Para auxiliar os produtores e empresários desse ramo de atividade, serviços de consultoria se destacaram através de estudos e sugestões de planejamento para que se cometessem menos erros durante a negociação e finalização de compras e vendas.

Esse tipo de serviço oferece consultoria para planejamento estratégico de empresas e governos, análises de viabilidade econômica de projetos e gestão de risco comercial em mercados físico e futuro agrícolas. Isso porque a consultoria conta com equipe de economistas e especialistas apta a realizar estudos sobre os mais diversos segmentos do agronegócio e suas interações macroeconômicas no Brasil e outros países.

Para chegar a um resultado satisfatório, o serviço de consultoria observa, antes de qualquer coisa, quais são as necessidades do cliente, além de analisar o comportamento e o perfil dos consumidores, para, assim, oferecer um atendimento personalizado para cada caso.

Entre as ações propostas pela consultoria estão o acompanhamento dos mercados em tempo real com geração de alertas instantâneos, reuniões presenciais entre os empresários e os especialistas, estratégias personalizadas e construção de cenários sob medida para cada cliente, análise de tendências para o segmento de cada commodity nos mercados local e internacional, entre outras.

Outro ponto que chama a atenção nesse tipo de serviço é o amplo alcance do trabalho, que além de checar as ações cotidianas também conta com outros meios de auxiliar seus clientes, como, por exemplo, testes de produtos em lançamentos, investigações da visibilidade da marca e opinião pública, conhecimentos dos produtos da concorrência, levantamentos das informações segmentadas em dados secundários, entre outros trabalhos que auxiliam a correta tomada de decisões de empresas e governos.

O serviço de consultoria tem se tornado comum e seu objetivo é minimizar os erros nas negociações das safras, auxiliando os produtores e empresários a conhecerem melhor o mercado, permitindo que se posicionem de forma a não sofrer (tanto) com a crise que ocorre agora e com as crises que podem surgir ao longo do tempo.

* Gil Carlos Barabach é Economista, Mestre em Economia do Desenvolvimento FACE-PUCRS.



O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder


O gato que caiu dentro das latas de tinta

Todas as histórias começam com Era uma Vez… A minha não vai ser diferente.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre