Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Serviço tem ajudado produtores a sair da crise

Serviço tem ajudado produtores a sair da crise

26/11/2017 Gil Carlos Barabach

Serviços de consultoria se destacam através de estudos e sugestões de planejamento.

A crise econômica e financeira que ainda assola o país atrapalhou o crescimento de muitas empresas, mas serviu também para criar grupos de trabalho que resolveram se aprimorar para atravessar a fase ruim e voltar a crescer.

Com os produtores de soja, milho, café, trigo, boi, suíno, entre outros, não foi diferente. Eles precisaram se adaptar ao novo mercado e tomar decisões rápidas e inteligentes para não ter muitas perdas nesse período ruim da economia nacional.

Para auxiliar os produtores e empresários desse ramo de atividade, serviços de consultoria se destacaram através de estudos e sugestões de planejamento para que se cometessem menos erros durante a negociação e finalização de compras e vendas.

Esse tipo de serviço oferece consultoria para planejamento estratégico de empresas e governos, análises de viabilidade econômica de projetos e gestão de risco comercial em mercados físico e futuro agrícolas. Isso porque a consultoria conta com equipe de economistas e especialistas apta a realizar estudos sobre os mais diversos segmentos do agronegócio e suas interações macroeconômicas no Brasil e outros países.

Para chegar a um resultado satisfatório, o serviço de consultoria observa, antes de qualquer coisa, quais são as necessidades do cliente, além de analisar o comportamento e o perfil dos consumidores, para, assim, oferecer um atendimento personalizado para cada caso.

Entre as ações propostas pela consultoria estão o acompanhamento dos mercados em tempo real com geração de alertas instantâneos, reuniões presenciais entre os empresários e os especialistas, estratégias personalizadas e construção de cenários sob medida para cada cliente, análise de tendências para o segmento de cada commodity nos mercados local e internacional, entre outras.

Outro ponto que chama a atenção nesse tipo de serviço é o amplo alcance do trabalho, que além de checar as ações cotidianas também conta com outros meios de auxiliar seus clientes, como, por exemplo, testes de produtos em lançamentos, investigações da visibilidade da marca e opinião pública, conhecimentos dos produtos da concorrência, levantamentos das informações segmentadas em dados secundários, entre outros trabalhos que auxiliam a correta tomada de decisões de empresas e governos.

O serviço de consultoria tem se tornado comum e seu objetivo é minimizar os erros nas negociações das safras, auxiliando os produtores e empresários a conhecerem melhor o mercado, permitindo que se posicionem de forma a não sofrer (tanto) com a crise que ocorre agora e com as crises que podem surgir ao longo do tempo.

* Gil Carlos Barabach é Economista, Mestre em Economia do Desenvolvimento FACE-PUCRS.



Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins