Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sete promessas para fazer a ortopedistas

Sete promessas para fazer a ortopedistas

10/02/2019 Ana Paula Simões

Lesões ortopédicas são comuns em esportes de impacto, especialmente corrida, tênis e futebol.

Mas os entusiastas do desporto podem diminuir o risco de lesões, tomando algumas precauções. Confira sete dicas para não e machucar.

1. Aquecer sempre antes de qualquer atividade esportiva

Alongue levemente ou, melhor ainda, faça uma corrida lenta durante dois a três minutos para aquecer os músculos. Não force muito com movimentos agudos ou de pulos.

2. Condicionar os músculos para o esporte

A quantidade de tempo gasto na atividade deve ser aumentada gradualmente ao longo de um período de semanas e construir tanto a força muscular quanto a mobilidade. Alterne os treinamentos, participando de diferentes atividades que podem ajudar a construir e fortalecer os músculos.

3. Escolher calçados esportivos especificamente para o seu tipo de pé

As pessoas cujos pés pronam ou que têm baixos arcos (pé plano) devem escolher sapatos que fornecem suporte, tanto na frente do sapato e sob o arco. O calcanhar deve ser muito estável. Aqueles com um pé mais rígido ou arcos levados devem escolher sapatos com mais amortecimento e uma plataforma mais suave. Use sapatos específicos do esporte. Sapatos de treinamento são uma boa escolha em geral; em caso de maior especificidade faça palmilhas sob medida.

4. Substituir o tênis quando o piso ou os calcanhares desgastarem

As pessoas que correm regularmente devem substituir sapatos a cada seis meses, em média, dependendo do uso e quilometragem.

5. Evitar correr ou pisar em superfícies irregulares

Tente ter cuidado em terreno com pedras ou morros com cascalho solto. Furos, tocos de árvores e raízes são problemas se você estiver correndo em trilhas. Se você tiver problemas com as pernas, uma estrada de terra é mais suave do que o asfalto, que é mais suave do que concreto. Tente escolher uma boa superfície, se possível.

6. Prevenir lesões recorrentes

Atletas que sofreram lesões no tornozelo previamente podem beneficiar do uso de órteses ou fita (tape) para evitar lesões recorrentes no tornozelo.

7. Ouvir o próprio corpo

Se você experimentar uma dor no tornozelo ou pé durante um esporte, pare a atividade ou modifique o que está fazendo até que a dor desapareça. Além disso, se você estiver lesionado provavelmente terá que fazer reabilitação e treinamento antes de voltar para o esporte, para evitar recidivas.

Bons treinos!

* Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Fonte: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo



Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso