Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sete promessas para fazer a ortopedistas

Sete promessas para fazer a ortopedistas

10/02/2019 Ana Paula Simões

Lesões ortopédicas são comuns em esportes de impacto, especialmente corrida, tênis e futebol.

Mas os entusiastas do desporto podem diminuir o risco de lesões, tomando algumas precauções. Confira sete dicas para não e machucar.

1. Aquecer sempre antes de qualquer atividade esportiva

Alongue levemente ou, melhor ainda, faça uma corrida lenta durante dois a três minutos para aquecer os músculos. Não force muito com movimentos agudos ou de pulos.

2. Condicionar os músculos para o esporte

A quantidade de tempo gasto na atividade deve ser aumentada gradualmente ao longo de um período de semanas e construir tanto a força muscular quanto a mobilidade. Alterne os treinamentos, participando de diferentes atividades que podem ajudar a construir e fortalecer os músculos.

3. Escolher calçados esportivos especificamente para o seu tipo de pé

As pessoas cujos pés pronam ou que têm baixos arcos (pé plano) devem escolher sapatos que fornecem suporte, tanto na frente do sapato e sob o arco. O calcanhar deve ser muito estável. Aqueles com um pé mais rígido ou arcos levados devem escolher sapatos com mais amortecimento e uma plataforma mais suave. Use sapatos específicos do esporte. Sapatos de treinamento são uma boa escolha em geral; em caso de maior especificidade faça palmilhas sob medida.

4. Substituir o tênis quando o piso ou os calcanhares desgastarem

As pessoas que correm regularmente devem substituir sapatos a cada seis meses, em média, dependendo do uso e quilometragem.

5. Evitar correr ou pisar em superfícies irregulares

Tente ter cuidado em terreno com pedras ou morros com cascalho solto. Furos, tocos de árvores e raízes são problemas se você estiver correndo em trilhas. Se você tiver problemas com as pernas, uma estrada de terra é mais suave do que o asfalto, que é mais suave do que concreto. Tente escolher uma boa superfície, se possível.

6. Prevenir lesões recorrentes

Atletas que sofreram lesões no tornozelo previamente podem beneficiar do uso de órteses ou fita (tape) para evitar lesões recorrentes no tornozelo.

7. Ouvir o próprio corpo

Se você experimentar uma dor no tornozelo ou pé durante um esporte, pare a atividade ou modifique o que está fazendo até que a dor desapareça. Além disso, se você estiver lesionado provavelmente terá que fazer reabilitação e treinamento antes de voltar para o esporte, para evitar recidivas.

Bons treinos!

* Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Fonte: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves