Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Seu filho é um “aluno problema”?

Seu filho é um “aluno problema”?

26/07/2012 Maurício Sampaio

Muitos pais entram em verdadeiro estado de angústia quando seus filhos não vão bem na escola ou não tiram notas boas. Para alguns, é o início de um grande problema.

Para outros, um enorme desafio. Nessa hora, muitos correm para procurar auxílio de profissionais especializados e o primeiro diagnóstico é dificuldade de aprendizado. Para os pais e educadores, são os famosos “alunos problema”.

E, para os filhos, o rótulo: “eu sou um problema”. Esse é o início de um sistema prejudicial e que pode de fato fazer com que essa situação piore. Vários são os motivos para que isso ocorra. Na visão e entendimento dos alunos, eles passam a se reconhecer como um problema e, com isso, o nível de desmotivação despenca.

Outro ponto é em relação a sua turma, aos seus colegas. Na maioria dos casos, o “aluno problema” se coloca de forma inconsciente aquém da turma. O que acontece é uma absorção do seu sistema emocional sobre a situação desanimadora de ser uma pessoa problema. Além disso, alguns pais acreditam fielmente que seu filho é um problema e passa a tratá-lo como tal.

Uma prova disso é o crescimento do número de pais que estão procurando profissionais, como psicólogos e psiquiatras, para remediar seus filhos sem a mínima necessidade. Os educadores também utilizam rótulos como “esse aluno é um problema”. Na maioria dos casos, esse aluno ou aluna é tratado como “especial”.

Muito professores estão, precocemente, orientando os pais a enviarem seus filhos para uma avaliação, para um trabalho à parte, sem ao menos realizar um papel que é de um educador: oferecer novas estratégias de ensino e aprendizagem. Todos nós nascemos com capacidades e limitações e não podemos somente tachar essas limitações de problemas.

É preciso um novo olhar, uma nova atitude mais positiva. Ao invés de dizer que o aluno tem um problema, porque não dizer que esse aluno precisa aumentar seu nível de desempenho? Isso inclui novas perspectivas de abordagens e estratégias mais positivas. Nosso sistema de recompensas funciona infinitamente melhor com colocações positivas do que as negativas.

Além disso, grande parte dos “problemas” que os alunos apresentam não são de ordem patológica, mas, sim, de sistemas de organização e planejamento. Alunos que obtém melhores resultados no vestibular são os que se programam, planejam, sabem se organizar e conseguem vencer suas dificuldades. Pensam de forma positiva em relação ao seu futuro e as suas conquistas.

Problemas todos nós temos e isso não significa que somos pessoas problemas, o que precisamos é identificar os caminhos e as estratégicas corretas para cada pessoa. É preciso abrir possibilidades, criar novos modelos acompanhamento e aprendizagem.

Trabalhar com foco no que é exigido no futuro profissional: motivação, capacidade de superação, brilhantismo e autoestima, e não ficar estagnado em rótulos que mais atrapalham do que de fato ajudam.

Maurício Sampaio é especialista em orientação educacional e vocacional.



O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan