Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sinal interrompido

Sinal interrompido

20/06/2011 Vivien Mello Suruagy

Hoje, no Brasil, mais de 90% dos domicílios têm acesso a telefones fixos ou móveis. O crescimento impressiona. Em 2008, somente 32% das residências contavam comestes serviços. A expansão espelha o próprio crescimento do país nesses poucos anos, em particular da expansão das telecomunicações.

O fato é que a demanda brasileira por voz, dados e TV aumenta geometricamente. Todo este cenário seria motivo de júbilo não fossem os nossos problemas crônicos de falta de planejamento, indefinições de regras, a alta tributação -enfim tudo o que nos impede de comemorar e, pior, vislumbrar a consolidação de um crescimento há muito almejado. Não seria exagero afirmar que o segmento de prestação de serviços de telecomunicações convive hoje com situação caótica. A atividade, composta por empresas contratadas pelas operadoras do setor, é notoriamente considerada responsável pela rápida expansão na oferta dos serviços da área. Ocorre que,atualmente, as prestadoras trafegam por vias tortuosas, pressionadas tanto pela falta de definições claras como pela carência de mão de obra qualificada.

Com isso, vivem em meio a pressões simultâneas por manutenção de qualidade de seus serviços, reduções de preços e a melhoria de remuneração de sua mão de obra. O resultado é que várias prestadoras simplesmente sucumbem. Aquelas que se propõem a enfrentar os crescentes obstáculos lutam para qualificar seus trabalhadores, mantê-los e, sobretudo, atualizá-los nas tecnologias da atividade, de forma a atender às demandas de qualidade e crescimento do setor. Porém, para responder a esses desafios falta-nos tudo e sobram pressões –um conjunto de fatores que, cada vez mais, torna os contratos de prestação serviços praticamente inviáveis. Isto vale para todas as atividades de telecomunicações no Brasil que, hoje, deveriam ter as mínimas condições para reavaliar a remuneração de seus trabalhadores, criar planos de cargos e carreiras, além de estabelecer programas de treinamento absolutamente indispensáveis em um ambiente no qual a tecnologia se sofistica a cada dia.

Claro que nada disso substituirá as ações mais amplas, e inadiáveis, para assegurar a consolidação do desenvolvimento econômico que o país alcançou. Por falta de planejamento, estamos em situação inferior aos nossos principais concorrentes internacionais em campos vitais como educação básica e técnica de qualidade, carga tributária suportável, gargalos estruturais. Vale dizer, o que chamamos de Custo Brasil é completamente incompatível com nossa legítima pretensão de surfar na onda do círculo virtuoso que atingimos na economia. Se do ponto de vista geral o cenário preocupa, sob a lupa específica do setor das telecomunicações ele se mostra ainda mais grave, uma vez que vivemos há muito encobertos em um manto de incertezas que, para usar uma linguagem da atividade, atua como um sinal interrompido. A persistir esse ruído, compromete-se o que até aqui conquistamos. São muitas as indefinições.

Mas para ficar em apenas dois exemplos, citaria o fato de que, após meses de discussões, ainda não se tem esclarecido se a Telebrás irá ou não competir com as operadoras privadas de telecomunicações. A outra indefinição diz respeito ao Plano Geral de Metas de Universalização 3,conhecido como PGMU 3, que, em tese, deveria fixar regras claras e dirimir controvérsias – tudo para que governo e iniciativa privada pudessem,juntos, levar as melhores tecnologias de comunicações ao maior número possível de cidadãos. Contudo, como nada se define, ninguém consegue avançar. As operadoras esperam que o governo cumpra os contratos firmados com elas e estabeleça metas para tornar financeiramente viáveis suas iniciativas e investimentos. Por sua vez, empresas que prestam serviços às operadoras necessitam destas decisões para orientar suas estratégias.

Evidentemente, as questões são complexas e, portanto, só serão equacionadas quando todos os atores aprofundarem os debates em busca dos consensos possíveis. Mas, o avanço das telecomunicações no Brasil não pode esperar. E há medidas menos intrincadas que poderiam ser adotadas desde logo. A redução dos impostos sobre o setor é uma delas. Todos concordam que eles são demasiadamente altos, o que torna o serviço muitas vezes inacessível à maioria da população brasileira.

Outra medida seria a de, finalmente, utilizar os fundos que são recolhidos pelo setor para sua função prevista em lei, qual seja a de fomentar a atividade. Para se ter ideia, nos últimos dez anos fundos como o Fust, Funttel e Fistel arrecadaram perto de R$ 32 bi. Sabe-se, no entanto, que esses recursos até agora não foram para as telecomunicações. Em suma, estamos em momento no qual,seja por meio de medidas que só dependem de vontade política ou, ao contrário,demandam desfazer nós mais complexos, é urgente restabelecer a fluência dos sinais na área de telecomunicações.

Vivien Mello Suruagy*, engenheira, é presidente do Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços e Instaladoras de Sistemas e Redes de TV por Assinatura, Cabo, MMDS, DTH e Telecomunicações (Sinstal).



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra