Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sobre deflação e inflação

Sobre deflação e inflação

10/08/2014 Bernardo Santoro

A ciência econômica possui escolas com as mais variadas definições do que é inflação e deflação. De modo geral, a população, e boa parte dos economistas, entendem inflação como aumento geral do índice de preços.

Essa definição não ajuda a entender o que cria inflação de verdade, mas só sua consequência, que é o aumento do custo de vida. Os preços de mercado estão vinculados a moeda. Somente essa moeda tem a força de interferir na generalidade de preços, sendo raríssimos os casos em que a escassez e utilidade de outro produto qualquer conseguirão interferir no mercado de maneira global.

Podemos dizer então que a inflação é um fenômeno monetário. A moeda é um bem econômico por ser escasso. Quanto mais escassa, mais se valorizará. Quanto menos escassa mais desvalorizada é. Governos costumam desvalorizar moedas expandindo a base monetária, ou seja, criando dinheiro do nada, com duas finalidades: (I) usar esse dinheiro novo para pagar contas públicas e (II) aumentar a oferta de crédito no sistema bancário para consumo popular.

Com isso, o Governo consegue bancar uma política fiscal perdulária e aumentar o nível de consumo do povo, ainda que à custa da poupança interna de quem se esforça para consumir de maneira sustentável, pois esse novo dinheiro ganha seu valor em cima da desvalorização do dinheiro velho que está na mão da população. Há uma transferência de renda do povo para Governo e bancos sem a necessidade de se expropriar dinheiro; um confisco disfarçado.

No longo prazo, a falta de poupança interna destroi a capacidade de investimento e o aumento da produtividade nacional, gerando desemprego e pobreza. A desvalorização monetária é particularmente benéfica para os exportadores, pois os produtos nacionais se tornam mais baratos aos investidores estrangeiros, e reduz a quantidade de bens disponíveis ao cidadão brasileiro. A deflação é a redução da base monetária, ou seja, o Governo retira dinheiro do mercado, aumentando seu valor unitário.

A deflação funciona como um transferidor de renda do Governo para a população que poupa, mas reduz o acesso ao crédito insustentável em geral, o que gera sensação de pobreza dentro da população e insatisfação política. Contudo, uma moeda forte gera aumento da compra de bens importados, seja para fins de consumo, seja para fins de investimento em bens de capital, e força a quebra de investimentos nacionais insustentáveis, cujos recursos serão canalizados em projetos onde o país possua maior vantagem comparativa frente a outras nações.

A melhor política monetária seria a deixada em livre-mercado, sem interferência de um Banco Central, em um sistema conhecido em economia como “free-banking”, sem ganhadores e perdedores a priori, o que é uma visão muito distante da realidade brasileira. Na prática, dentro de um sistema não-ideal controlado monopolisticamente pelo Governo, políticas deflacionárias são custosas ao Governo e o perigo para a população seria apenas de curto prazo, enquanto políticas inflacionárias são lucrativas ao Governo e muito ruins para a população em médio e longo prazo.

*Bernardo Santoro é Diretor do Instituto Liberal, Professor de Economia Política das Faculdades de Direito da UERJ e da UFRJ e Mestre em Teoria e Filosofia do Direito.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves