Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sobre o respeito à individualidade

Sobre o respeito à individualidade

20/09/2014 Natália Vilarouca

Gays e cristãos não se entendem muito bem neste país.

Não é novidade que gays e cristãos não se entendem muito bem neste país. Se por um lado, cristãos conservadores almejam manipular a máquina estatal para transformar o Brasil num verdadeiro estado teocrático, o movimento LGBTT não dá o braço a torcer.

O que mais vemos são cenas do tipo: travesti vestido de cinta-liga e véu preto trava discussão dentro de uma igreja com o padre. Beijaços gays em eventos evangélicos e imagens de santos sendo enfiados no ... bem... Vocês sabem onde. Penso que o cerne da questão encontra-se justamente na falta de respeito da individualidade de cada um.

Dos dois lados vemos exigências insanas e desordenadas. Cristãos berram se gays querem casar. Gays berram se cristãos dizem que homossexualidade é pecado. O desentendimento é tão crônico e tão desajustado que os revides ocorrem todo dia. O negócio está tão quente que os barracos entre essas duas forças políticas está dando mais ibope do que as novelas apelativas. O clima está tenso! E há culpa de ambos os lados. Cristãos apelam para o fato de constituírem maioria.

Usam o discurso da democracia para impor uma verdadeira ditadura, como se o Estado tivesse que adotar necessariamente a moral cristã. Não só os gays que se sentem incomodados com isso. Representantes de outras religiões, agnósticos e ateus também. Já os gays perderam a linha há muito tempo. Não existe mais discurso. Eles estão apelando para a extravagância nas manifestações e para o desrespeito. Confundem ter direitos respeitados com aceitação unívoca de todos.

Querem, se possível, destruir todos os exemplares da Bíblia e desenhar órgãos genitais em todos os lugares. Acham que a laicidade estatal lhes dá o direito de entrarem em cultos e igrejas atacando os princípios mais básicos da religião cristã. Soube há pouco que houve um casal pleiteando judicialmente casamento na igreja. No mais, penso que cristãos deveriam deixar de se intrometer na esfera íntima das pessoas e guardarem seus princípios para si e o movimento LGBTT deveria parar com esse complexo de inferioridade de achar que todos devem aceitar lésbicas, travestis, bissexuais, etc, sem torcer o nariz. Em suma: cada um deveria ficar em seu quadrado.

*Natália Vilarouca é Acadêmica de Direito da UNIFOR e Especialista do Instituto Liberal.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves