Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Soluções para aplicativos móveis

Soluções para aplicativos móveis

01/07/2011 Carlos Eres

O celular há tempos deixou de ser um simples instrumento de fazer e receber chamadas.

Os avanços tecnológicos o converteram em um dispositivo em que é possível permanecer em contato, em tempo real, com diversas pessoas nos diferentes setores da vida, seja pessoal, profissional, familiar ou, simplesmente, para o mero lazer virtual, incluindo também transações financeiras.

Por isso, muitas empresas de TI vêm apostando fortemente no desenvolvimento de serviços bancários móveis, oferecendo consultoria, desenvolvimento e integração de aplicações móveis multiplataformas, consideradas tecnicamente sólidas por utilizarem componentes nativos compatíveis com diferentes sistemas operacionais, tais como iOS e Android, por exemplo.

Por meio de um componente de arquitetura comum, o desenvolvimento de aplicações móveis é único e independente do sistema operacional que seja executado. A utilização de tecnologias web standard, que não requerem nenhum especialista em sistemas operativos concretos, facilita o processo e viabiliza a redução do prazo da oferta ao mercado de soluções personalizadas. Atualmente, consumidores e empresas estão começando a utilizar o celular para realizar operações comerciais e transações financeiras.

A compra de aplicativos para os próprios aparelhos é um dos muitos exemplos que estão por vir. Por isso, a maioria das entidades financeiras está redesenhando seus portais bancários para celular. Tudo para que haja o ajuste do serviço ao aparelho, integrando, entre outras ferramentas, soluções móveis e serviços baseados na geolocalização ocorra sem nenhum problema.

Porém, o uso dos dispositivos não se limita exclusivamente ao acesso ao portal do banco através do celular. É possível utilizá-lo como meio de pagamento e parte daí a proliferação dos micro pagamentos através dos aparelhos, atividade que está se tornando cada vez mais habitual entre os consumidores e clientes de instituições financeiras.

Dessa maneira, para oferecer serviços de aplicações bancárias para celular, é necessário deter um conhecimento aprofundado sobre o setor financeiro, além de um grande domínio dos processos e da tecnologia.

É de extrema importância que a companhia responsável pelo desenvolvimento desses aplicativos tenha uma ampla experiência no desenvolvimento de soluções de TI e, sobretudo, tenha expertise com foco em instituições financeiras, desenvolvendo diversificadas aplicações para dispositivos móveis.

Com relação aos serviços de consultoria em mobilidade, é necessário avaliar o impacto das tecnologias móveis em produtos, serviços e processos para determinar como é possível inovar e evoluir. Para as instituições financeiras, o desenvolvimento de aplicações móveis multiplataforma permite a oferta de um novo negócio para o cliente, através de novos processos, além de também transformar aquele1s já existentes na instituição integrando-os de maneira eficaz.

* Carlos Eres é CEO da GFT Iberia e responsável pelo grupo GFT do Sul da Europa e Américas.

 Leia também:

 Aparelho da Asus é smartphone e tablet



Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso