Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Superando os gigantes

Superando os gigantes

22/02/2019 Bady Curi Neto

A pequena Faculdade de Sabará demonstrou fazer jus ao ditado popular de que “tamanho não é documento”.

Oswaldo Montenegro, cantor e compositor, em seus versos poéticos brindou-nos, cantando: “Como os Castelos nascem do sonho, para no real achar seu lugar”. Sem saber precisar se a arte imita a vida ou o inverso, assim ocorreu com o sonho de uma família de um jovem rapaz.

Estudante de administração de empresas, Marcelino Guerra, ao desenvolver um trabalho nos bancos escolares, idealizou e floresceu um projeto da criação de uma faculdade na pequena cidade de Sabará.

A cidade não foi escolhida ao léu. Aquela pequena localidade histórica, aos redores da capital mineira, era a terra que nascera seu pai, nutrindo um sentimento como se da pequenina fosse filho.

Aquele jovem discente, entusiasmado com o trabalho desenvolvido, apresentou-o em sua casa, firmando a homenagem que fizera ao município que nascera seu pai. A tarefa escolar deu azo aos sonhos do Patriarca, Mário Guerra, brotando uma semente, diante do exercício do filho, em realmente fazer uma faculdade na sua cidade natal.

Iniciou-se um trabalho árduo, quase hercúleo, com reuniões, implementações de projetos, busca de uma sede, escolha do corpo docente, aquisição de livros, licenças e autorização do MEC, e, como nos versos de Montenegro, o castelo, no caso, a Faculdade de Sabará, no real achou seu lugar, comemorando, este ano, 21 anos de sólida existência.

Mas a luta de seus idealizadores não foi apenas a criação e a sua manutenção nestes longínquos anos. Novos desafios surgiam a cada semestre, a cada ano letivo; aprimorar os ensinamentos, o corpo docente, a estrutura, desenvolver atividades extracurriculares com o envolvimento da comunidade local. Tudo no intuito de preparar os alunos para se tornarem excelentes profissionais, mas, mais que isso, também exemplos de cidadãos.

Neste ano, a pequena Faculdade de Sabará demonstrou fazer jus ao ditado popular de que “tamanho não é documento”, superando vários gigantes, igualando-se aos melhores, sejam faculdades ou universidades.

Não em uma briga entre Sansão e Golias, pois seus gestores, dotados de humildade e sapiência, e com sólida formação Cristã, nunca criaram disputas ou enxergaram argueiro nos olhos dos outros, mas sempre procuraram retirar as traves de suas próprias vistas, superando os próprios desafios.

Nas palavras de Carlos Drummond de Andrade, “Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo” ou, nas de Machado de Assis, “Vida é luta. Vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal.”

E das lições dos poetas brasileiros, a Faculdade de Sabará, da acolhedora cidade interiorana, desafiou e venceu os seus próprios obstáculos e adversidades. Esta pequena instituição de ensino superior transformou seus dois cursos, Administração e Direito, em referência nacional, alcançando o conceito máximo na avaliação do MEC.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso