Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Superando os gigantes

Superando os gigantes

22/02/2019 Bady Curi Neto

A pequena Faculdade de Sabará demonstrou fazer jus ao ditado popular de que “tamanho não é documento”.

Oswaldo Montenegro, cantor e compositor, em seus versos poéticos brindou-nos, cantando: “Como os Castelos nascem do sonho, para no real achar seu lugar”. Sem saber precisar se a arte imita a vida ou o inverso, assim ocorreu com o sonho de uma família de um jovem rapaz.

Estudante de administração de empresas, Marcelino Guerra, ao desenvolver um trabalho nos bancos escolares, idealizou e floresceu um projeto da criação de uma faculdade na pequena cidade de Sabará.

A cidade não foi escolhida ao léu. Aquela pequena localidade histórica, aos redores da capital mineira, era a terra que nascera seu pai, nutrindo um sentimento como se da pequenina fosse filho.

Aquele jovem discente, entusiasmado com o trabalho desenvolvido, apresentou-o em sua casa, firmando a homenagem que fizera ao município que nascera seu pai. A tarefa escolar deu azo aos sonhos do Patriarca, Mário Guerra, brotando uma semente, diante do exercício do filho, em realmente fazer uma faculdade na sua cidade natal.

Iniciou-se um trabalho árduo, quase hercúleo, com reuniões, implementações de projetos, busca de uma sede, escolha do corpo docente, aquisição de livros, licenças e autorização do MEC, e, como nos versos de Montenegro, o castelo, no caso, a Faculdade de Sabará, no real achou seu lugar, comemorando, este ano, 21 anos de sólida existência.

Mas a luta de seus idealizadores não foi apenas a criação e a sua manutenção nestes longínquos anos. Novos desafios surgiam a cada semestre, a cada ano letivo; aprimorar os ensinamentos, o corpo docente, a estrutura, desenvolver atividades extracurriculares com o envolvimento da comunidade local. Tudo no intuito de preparar os alunos para se tornarem excelentes profissionais, mas, mais que isso, também exemplos de cidadãos.

Neste ano, a pequena Faculdade de Sabará demonstrou fazer jus ao ditado popular de que “tamanho não é documento”, superando vários gigantes, igualando-se aos melhores, sejam faculdades ou universidades.

Não em uma briga entre Sansão e Golias, pois seus gestores, dotados de humildade e sapiência, e com sólida formação Cristã, nunca criaram disputas ou enxergaram argueiro nos olhos dos outros, mas sempre procuraram retirar as traves de suas próprias vistas, superando os próprios desafios.

Nas palavras de Carlos Drummond de Andrade, “Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo” ou, nas de Machado de Assis, “Vida é luta. Vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal.”

E das lições dos poetas brasileiros, a Faculdade de Sabará, da acolhedora cidade interiorana, desafiou e venceu os seus próprios obstáculos e adversidades. Esta pequena instituição de ensino superior transformou seus dois cursos, Administração e Direito, em referência nacional, alcançando o conceito máximo na avaliação do MEC.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Fonte: Naves Coelho Comunicação



O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan