Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sustentabilidade em transporte e gerenciamento de riscos

Sustentabilidade em transporte e gerenciamento de riscos

07/12/2012 Eliel Fernandes

Sustentabilidade nos transportes consiste em preservar o meio ambiente através de ações que reduzam a poluição do ar, poluição sonora, congestionamentos, acidentes e, de uma forma geral, tudo que cause impactos sociais e ambientais de forma a garantir a permanência dos negócios em longo prazo.

No Brasil, o transporte terrestre detém a grande parte de todas as mercadorias transportadas. Pesquisas realizadas por institutos especializados mostrou que, depois dos desmatamentos, os veículos, principalmente os movidos a diesel, ocupam segundo lugar no descarregamento de CO2 na atmosfera, além de afetarem substancialmente os números de acidentes, congestionamentos e os custos das mercadorias transportadas.

Os interesses financeiros, a falta de incentivos fiscais e a necessidade de investimentos vultosos na modernização dos portos e na construção de ferrovias e hidrovias, desestimulam os stakeholders (pessoas ou organizações interessadas e/ou afetadas num projeto), a abrirem mão de parte dos seus lucros e abraçarem esta causa em prol do crescimento sustentável do nosso país.

Os países mais desenvolvidos nesse setor incentivam os modais ferroviários e hidroviários e já estão no momento de aplicarem tecnologias em seus processos de busca constante pelo crescimento sustentável. No Brasil não vemos em curto prazo uma mudança deste quadro.

Este desequilíbrio de modais expõe as operações a riscos e estimula o surgimento de empresas e ações de gerenciamento de riscos, empenhadas em reduzir a exposição das mercadorias transportadas, controlar a logística reversa, prevenir roubos, acidentes, derramamento de mercadorias no solo e otimizar a utilização da frota de caminhões. Estas ações auxiliam na preservação dos negócios e do meio ambiente.

“A responsabilidade social e a preservação ambiental significam um compromisso com a vida.” João Bosco da Silva.

*Eliel Fernandes é sócio e diretor comercial da Buonny Projetos e Serviços de Riscos Securitários.



Habilidades socioemocionais podem ser aprendidas

Desde o início da infância, as pessoas aprendem um conjunto de comportamentos que são utilizados nas diferentes interações sociais.


Entenda porque amor é diferente de paixão

Você sabe diferenciar o amor da paixão?


A finalidade e controle das ONGs

O mais adequado não é combatê-las, mas manter sob controle as suas ações como forma de evitar desvio de finalidade, corrupção e outras distorções.


A reforma da máquina pública

A aprovação da reforma da Previdência, pela Câmara dos Deputados, é um avanço do governo.


Os desafios da maternidade e do mercado de trabalho

Ter filhos não é fator de impedimento para uma mulher trabalhar.


Todos querem ser ricos…

Mais vale pobreza, com paz e consciência limpa, que riqueza, sem sossego, alma escurecida, e pesados de remorsos.


A importância de empoderar nossas meninas

Fatores culturais de valorização do masculino, enraizados desde sempre na nossa sociedade, afetam a autoestima e a confiança feminina.


Advogados e Cursos jurídicos

Onze de Agosto é o Dia da Fundação dos Cursos de Direito e é também o Dia do Advogado.


Empresas e paternidade: uma mudança a ser nutrida

Daqui a cinco ou dez anos, nem você nem ninguém se lembrará com precisão da tarefa que está fazendo no trabalho neste minuto.


Ética de advogados e juízes

A advocacia e a magistratura têm códigos de ética diferentes.


Quem se beneficia da coisa pública é corrupto

Coisa pública não pode ser confundida com coisa privada.


Pai é quem ama e cuida

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, pai não é somente quem nos gerou.