Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sustentabilidade em transporte e gerenciamento de riscos

Sustentabilidade em transporte e gerenciamento de riscos

07/12/2012 Eliel Fernandes

Sustentabilidade nos transportes consiste em preservar o meio ambiente através de ações que reduzam a poluição do ar, poluição sonora, congestionamentos, acidentes e, de uma forma geral, tudo que cause impactos sociais e ambientais de forma a garantir a permanência dos negócios em longo prazo.

No Brasil, o transporte terrestre detém a grande parte de todas as mercadorias transportadas. Pesquisas realizadas por institutos especializados mostrou que, depois dos desmatamentos, os veículos, principalmente os movidos a diesel, ocupam segundo lugar no descarregamento de CO2 na atmosfera, além de afetarem substancialmente os números de acidentes, congestionamentos e os custos das mercadorias transportadas.

Os interesses financeiros, a falta de incentivos fiscais e a necessidade de investimentos vultosos na modernização dos portos e na construção de ferrovias e hidrovias, desestimulam os stakeholders (pessoas ou organizações interessadas e/ou afetadas num projeto), a abrirem mão de parte dos seus lucros e abraçarem esta causa em prol do crescimento sustentável do nosso país.

Os países mais desenvolvidos nesse setor incentivam os modais ferroviários e hidroviários e já estão no momento de aplicarem tecnologias em seus processos de busca constante pelo crescimento sustentável. No Brasil não vemos em curto prazo uma mudança deste quadro.

Este desequilíbrio de modais expõe as operações a riscos e estimula o surgimento de empresas e ações de gerenciamento de riscos, empenhadas em reduzir a exposição das mercadorias transportadas, controlar a logística reversa, prevenir roubos, acidentes, derramamento de mercadorias no solo e otimizar a utilização da frota de caminhões. Estas ações auxiliam na preservação dos negócios e do meio ambiente.

“A responsabilidade social e a preservação ambiental significam um compromisso com a vida.” João Bosco da Silva.

*Eliel Fernandes é sócio e diretor comercial da Buonny Projetos e Serviços de Riscos Securitários.



Desafios e oportunidades para o saneamento

Considerado um dos menos atrativos na infraestrutura, o setor de saneamento passa por uma profunda mudança de paradigma com a aprovação da Lei 14.026/2020.

Desafios e oportunidades para o saneamento

Os desafios de lidar com maternidade e realização profissional

A experiência da maternidade é o momento mais importante na vida da mulher, no entanto um dos mais preocupantes também.


Como a inteligência de dados auxilia o Open Finance

Imagine que a sua televisão está com defeito. Você busca um modelo um pouco melhor na internet (afinal, você merece) e decide comprá-la em algumas suaves prestações.


Evolução da telessaúde

Maior segurança e respeito à autonomia de profissionais e pacientes.


Explore seu universo de possibilidades

Você sabia que o ser humano enfrenta em média 23 adversidades por dia?


Um doidivanas incorrigível

Todos reconhecem Camilo Castelo Branco, como escritor talentoso. Admiram-lhe a riqueza do vocabulário e a vernaculidade da prosa.


O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.