Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tá faltando dinheiro?

Tá faltando dinheiro?

18/07/2011 Rebeca Fischer

A falta de dinheiro é tida como um fator altamente estressante e um dos grandes responsáveis por discussões, separações de casais, sócios, amigos. Isso acontece com você com frequência?

Lembre-se: se você faz o que sempre fez, terá sempre o mesmo resultado. Em outras palavras: você quer conseguir algo que nunca conseguiu? Vai ter que fazer algo que nunca fez. Quantas vezes você foi vítima da falta de dinheiro? Ou teve algum conhecido, familiar, amigo que passou por isso? Parece mais comum do que se imagina. Se você neste momento está vivendo esta situação, a boa notícia é que tem saída. Como? Vamos lá! Primeiro passo: respire fundo e veja-se, projete-se num futuro próximo, já zerado de dívidas. Consegue fazer isso? O que você estará vendo, ouvindo e sentindo quando não dever mais nada a ninguém? O estará se dizendo? E outras pessoas próximas, como perceberão esta nova situação?

O primeiro passo já foi dado. Agora, pergunte-se:  para que você quer zerar suas dívidas? O que isso trará de bom para você? Isso é importante pois lhe dará motivação, quer dizer: motivos para a ação! E realizando isso, como você se tornará uma pessoa melhor? Que qualidades terá esta nova pessoa que não deve mais a bancos, cartões, cheques especiais? Levante todas as qualidades que você terá e o faça de forma que seja bem atraente, o suficiente para você querer muito chegar lá. O que você vai ganhar? Liste todos os ganhos  que vierem em sua mente.  E qual será seu investimento? Como vai lidar com as novas situações? O que fará quando for convidado a uma viagem que não fará para poupar? Projete-se aprendendo a lidar com essas novas situações. Se for muito complicado para você, verifique se você conhece alguém que passou por isso e pergunte ou observe o que essa pessoa fez.

Aprenda com o exemplo dos outros. Acima de tudo, sinta-se merecedor de  uma vida financeira saudável. Aprenda a pensar que esta situação pode ser uma grande oportunidade de mudar radicalmente o seu modo de pensar em relação ao dinheiro. Se você é daquelas pessoas que sempre viu o dinheiro como algo sujo,  difícil, comece a questionar este pensamento.  Pode inclusive procurar  um terapeuta em PNL para ajuda-lo a expandir esta crença, atualiza-la. Você conhece pessoas que tem muito dinheiro, são honestas e felizes? Contra exemplos ajudam a mudar crenças limitantes. Saiba, entretanto, que elas são “mascaradas”, não identificáveis facilmente. São a parte mais inconsciente de nosso processamento. E por isso necessitam, algumas vezes de ajuda externa. Qual será o seu primeiro passo? Está bem especificado? E se falhar? O que pode fazer neste caso? Plano B? Depende somente de você? Conheço pessoas que abdicaram do carro para pagar dívidas de cartões de crédito, cheque especial.

Solução inteligente que promove reflexos imediatos. Saiba qual é o seu limite! Fique um determinado tempo sem comprar roupas, livros, coisas das quais pode viver sem. Promova um final de semana sem gastos financeiros e com ganhos emocionais. Conheço pessoas que passam por situações financeiras delicadas  mas recuperam-se rapidamente. Outras permanecem anos endividadas, acostumam-se  a sempre adiarem seus projetos, não sentem-se merecedoras de sucesso. Finalmente, saiba que toda mudança começa em nossa mente. Mude a  maneira de pensar em relação ao dinheiro. É mais fácil e acessível do que você pode imaginar. Aceita uma sugestão? Trace agora suas metas para “curar” sua vida financeira. Em menos tempo do que imagina, estará usufruindo de prosperidade!

Rebeca Fischer* é instrutora da SBPNL – Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes