Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tablets movimentam o mercado e dividem opiniões

Tablets movimentam o mercado e dividem opiniões

30/05/2011 Elizangela Grigoletti

Ipad, Xoom ou Galaxy tab, qual você prefere?

O mercado de tablets está movimentado, principalmente depois do lançamento do Xoom, dispositivo da Motorola, que chegou ao Brasil em meados de abril. Esperado para ser o “iPad killer”, os usuários tinham grandes expectativas a respeito do lançamento. Com duas câmeras, sistema operacional Android 3.0, processador duplo e o dobro de memória que o tablet da Apple, o Xoom foi apontado pela mídia especializada como um produto de qualidade similar, ou superior, em relação ao iPad 2. No portal TechTudo, os dois foram citados como tablets da nova geração.

O principal diferencial do Xoom, entretanto, é a compatibilidade com o Adobe Flash Player, permitindo a execução de diversos games online, streaming de vídeo e a possibilidade de acesso a sites que utilizam a tecnologia. Na comparação com o iPad por exemplo, esta é a principal vantagem  que deixa o gadget da Motorola à frente na opinião de muitos consumidores ainda duvidosos.

As expectativas de todos, porém, se mostraram precoces demais. O blog Gizmodo, da área de tecnologia, divulgou um vídeo em que mostra o Xoom em funcionamento, executando tarefas simples como a navegação na web e acesso a jogos online via Adobe Flash. Durante a demonstração, o dispositivo apresentou falhas exatamente no recurso que seria seu principal diferencial: a compatibilidade com o Adobe Flash Player. Durante monitoramento realizado pela MITI Inteligência – estudo sobre o mercado de tablets, realizado de 18/04 a 22/04 – percebeu-se uma repercussão grande e negativa na internet a respeito do modelo da Motorola, exatamente devido a essa divulgação.

Quando se fala em iPad, muito do buzz está ligado ao “status” de possuir o aparelho e as diversas promoções lançadas e replicadas na web, envolvendo  o produto como prêmio. O tablet da Apple é visto como um objeto de desejo, embora existam controvérsias com a própria ausência do Adobe Flash Player.

Uma das principais reclamações dos usuários é a falta de conexão HDMI do dispositivo e o uso do software FaceTime, para realização de vídeo conferências. Essa possibilidade (de ligações audiovisuais) existe com a inclusão das duas câmeras nessa nova versão do iPad, o que seria sua principal novidade. Entretanto, problemas com esse recurso também estão movimentando o fórum da Apple. Segundo os usuários, o equipamento trava durante as conexões vídeo e áudio, obrigando o desligamento forçado do dispositivo.

Nesse mercado, quem tem se destacado e agradado aos consumidores é o Galaxy Tab, da Samsung. Ele é o tablet que mais recebeu elogios nas redes sociais durante o estudo, principalmente por conta da possibilidade de ser utilizado como telefone e também televisão analógica e digital. Segundo a opinião da imprensa especializada, a Samsung está conseguindo abocanhar a fatia de mercado dos interessados em contar com um produto que une computador e telefone.

A busca do consumidor por produtos cada vez melhores e mais completos tende a fazer com que as empresas invistam em melhorias tecnológicas para suprir às expectativas de seus clientes. Em um mercado que ainda está se formando, as marcas precisam estar atentas aos desejos dos usuários para não ficarem para trás. Lembrando que esse é um público antenado e ativo nas redes sociais, onde qualquer erro será exposto e ganhará repercussão.

* Elizangela Grigoletti é gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência, empresa de soluções em inteligência de mercado.

Fonte: Literato Comunicação e Conteúdo



Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso


Um novo e desafiador ano

Janeiro passou. Agora, conseguimos ter uma ideia melhor do que 2024 reserva para o setor de telecomunicações, um dos pilares mais dinâmicos e relevante da economia.

Autor: Rafael Siqueira