Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tablets movimentam o mercado e dividem opiniões

Tablets movimentam o mercado e dividem opiniões

30/05/2011 Elizangela Grigoletti

Ipad, Xoom ou Galaxy tab, qual você prefere?

O mercado de tablets está movimentado, principalmente depois do lançamento do Xoom, dispositivo da Motorola, que chegou ao Brasil em meados de abril. Esperado para ser o “iPad killer”, os usuários tinham grandes expectativas a respeito do lançamento. Com duas câmeras, sistema operacional Android 3.0, processador duplo e o dobro de memória que o tablet da Apple, o Xoom foi apontado pela mídia especializada como um produto de qualidade similar, ou superior, em relação ao iPad 2. No portal TechTudo, os dois foram citados como tablets da nova geração.

O principal diferencial do Xoom, entretanto, é a compatibilidade com o Adobe Flash Player, permitindo a execução de diversos games online, streaming de vídeo e a possibilidade de acesso a sites que utilizam a tecnologia. Na comparação com o iPad por exemplo, esta é a principal vantagem  que deixa o gadget da Motorola à frente na opinião de muitos consumidores ainda duvidosos.

As expectativas de todos, porém, se mostraram precoces demais. O blog Gizmodo, da área de tecnologia, divulgou um vídeo em que mostra o Xoom em funcionamento, executando tarefas simples como a navegação na web e acesso a jogos online via Adobe Flash. Durante a demonstração, o dispositivo apresentou falhas exatamente no recurso que seria seu principal diferencial: a compatibilidade com o Adobe Flash Player. Durante monitoramento realizado pela MITI Inteligência – estudo sobre o mercado de tablets, realizado de 18/04 a 22/04 – percebeu-se uma repercussão grande e negativa na internet a respeito do modelo da Motorola, exatamente devido a essa divulgação.

Quando se fala em iPad, muito do buzz está ligado ao “status” de possuir o aparelho e as diversas promoções lançadas e replicadas na web, envolvendo  o produto como prêmio. O tablet da Apple é visto como um objeto de desejo, embora existam controvérsias com a própria ausência do Adobe Flash Player.

Uma das principais reclamações dos usuários é a falta de conexão HDMI do dispositivo e o uso do software FaceTime, para realização de vídeo conferências. Essa possibilidade (de ligações audiovisuais) existe com a inclusão das duas câmeras nessa nova versão do iPad, o que seria sua principal novidade. Entretanto, problemas com esse recurso também estão movimentando o fórum da Apple. Segundo os usuários, o equipamento trava durante as conexões vídeo e áudio, obrigando o desligamento forçado do dispositivo.

Nesse mercado, quem tem se destacado e agradado aos consumidores é o Galaxy Tab, da Samsung. Ele é o tablet que mais recebeu elogios nas redes sociais durante o estudo, principalmente por conta da possibilidade de ser utilizado como telefone e também televisão analógica e digital. Segundo a opinião da imprensa especializada, a Samsung está conseguindo abocanhar a fatia de mercado dos interessados em contar com um produto que une computador e telefone.

A busca do consumidor por produtos cada vez melhores e mais completos tende a fazer com que as empresas invistam em melhorias tecnológicas para suprir às expectativas de seus clientes. Em um mercado que ainda está se formando, as marcas precisam estar atentas aos desejos dos usuários para não ficarem para trás. Lembrando que esse é um público antenado e ativo nas redes sociais, onde qualquer erro será exposto e ganhará repercussão.

* Elizangela Grigoletti é gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência, empresa de soluções em inteligência de mercado.

Fonte: Literato Comunicação e Conteúdo



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves