Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tecnologia a favor da saúde na era da informação

Tecnologia a favor da saúde na era da informação

05/10/2016 Lasse Koivisto

Na área da saúde, a implementação de novas tecnologias é um dos maiores desafios.

Tecnologia a favor da saúde na era da informação

Entretanto, o futuro dos avanços médicos está na mão das possibilidades que a inovação pode trazer, unindo pesquisas e estudos a resultados palpáveis, rápidos e eficientes.

Dentre os desafios tecnológicos da medicina, podemos citar alguns, começando pela resistência dos médicos à utilização de sistemas para prontuários.

Alguns profissionais não se adaptam a sistemas que deveriam ajudá-los em seu dia a dia e acabam por desperdiçar um valioso instrumento de pesquisa e análise de dados clínicos.

É fácil de entender a falta de adesão aos prontuários eletrônicos se percebermos que dificilmente são desenvolvidos de acordo com a necessidade médica, o que resulta em um sistema pouco prático e que mais atrapalha do que ajuda o profissional.

Consequentemente, os dados não são inseridos ou são inseridos sem parametrização, ou seja, de uma maneira que servem apenas como registro, sem gerar uma base inteligente e integrada de informações. Para suprir a demanda do mercado de saúde e oferecer dados sólidos, a Prontmed surgiu em 1996, e desde então trabalha com um prontuário parametrizado que foi criado com base nas necessidades médicas.

O sistema foi desenvolvido por especialidade, é clicável e permite a criação de protocolos inteligentes de exames e scores de risco. Além disso, segue o fluxo normal de um atendimento clínico, o que aumenta o contato visual entre médico e paciente e resulta na redução do tempo de preenchimento, que é feito de forma prática, para que o médico consiga inserir todas as informações coletadas durante a consulta.

Apesar do setor ter progredido em relação aos registros médicos universais em alguns mercados, 74% dos pacientes afirmaram precisar repetir a mesma informação para diversos profissionais de saúde, além de 60% dos entrevistados ter precisado repetir exames.

Além dos prontuários desenvolvidos por especialidade aumentarem a adesão do médico ao sistema e agilizarem processos, os dados parametrizados ultrapassam os limites de um simples registro. Desde sua fundação, a empresa contabiliza mais de 100 milhões de dados médicos parametrizados, coletados em mais de 1,5 milhão de atendimentos.

Presente em sociedades médicas e hospitais, como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a Prontmed já parametrizou dados que serviram de base para inúmeras pesquisas na instituição, essenciais para o desenvolvimento da saúde no Brasil.

Deste modo, a tecnologia desenvolvida para tratar os dados cria uma base gigantesca e inteligente, que pode conter a chave para a otimização de pesquisas e resultados na saúde brasileira, setor tão delicado e carente. Informações tratadas e parametrizadas podem mapear tendências, alimentar estudos e até mesmo prevenir epidemias.

A conclusão que chegamos cada vez mais é de que a nova era médica passa fundamentalmente pela informação e a otimização do seu uso.

* Lasse Koivisto é formado em ADM-FEA, trabalhou 3 anos no mercado financeiro brasileiro e está há 5 anos no mercado de saúde como sócio e CEO da Prontmed.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra