Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tecnologia e humanismo devem caminhar juntos

Tecnologia e humanismo devem caminhar juntos

06/07/2010 Valmor Bolan

O desafio do nosso tempo de globalização é otimizar as possibilidades tecnológicas com a valorização do ser humano, pois não somos contra os avanços da tecnologia, mas é preciso que a pessoa humana esteja em primeiro lugar.

"Homens é que sois e não máquinas", advertiu Charles Chaplin, no filme "Tempos Modernos". A pessoa humana não pode ficar refém da tecnologia, nem submetida a sua lógica, mas a tecnologia é quem deve estar a serviço da promoção da vida humana, em suas pujantes potencialidades.

Há uma tendência da sociedade hiper-tecnológica acentuar o individualismo, inserindo o ser humano numa espécie de redoma, onde fica mais difícil relacionamentos pautados em valores, e sim em conveniências utilitárias. Nesse sentido, é necessário estarmos atentos para que a tecnologia não nos escravize numa sociedade robotizada, com tudo calculado, sem espaço para a criatividade e o afeto humano.

Tudo isso reforça o conceito de que a felicidade humana não está no ter, mas no ser, isto é, a qualidade do que somos vale mais daquilo que temos. Não é fácil vivenciar este conceito, num mundo que vai idolatrando cada vez mais o dinheiro e a posse de bens materiais. O ser humano vale muito mais que aquilo que tem materialmente, pois os valores verdadeiramente humanos são imateriais, valores como a responsabilidade, o respeito ao outro e à sua liberdade, a gratuidade, a justiça e a solidariedade. Isso é o que não pode faltar nos relacionamentos humanos, numa sociedade super-tecnológica.

Temos que preservar e salvaguardar estes valores, para que a tecnologia não se volte contra o ser humano, quando pode promover a pessoa, em muitos aspectos. Daí que precisamos manter a sensibilidade e a consciência de que o ser humano vale muito mais que os bens materiais. Falamos aqui de valores imateriais, valores culturais, espirituais, que direcionam o ser humano à sua principal vocação como pessoa, que é a felicidade a partir da solidariedade.

Tecnologia e humanismo devem, portanto, caminhar juntos, para o bem de todos.

* Valmor Bolan é Doutor em Sociologia, Diretor da Universidade Corporativa Anhanguera e de Relações Institucionais da Anhanguera e Reitor do UNIA 



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado