Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Três bons motivos para investir em uma franquia de serviços

Três bons motivos para investir em uma franquia de serviços

10/07/2014 Germano Leardi Neto

Uma breve pesquisa na internet deixa claro: o que não falta é opção de franquia para investir. Você encontra de todos os ramos de atividade, de hotelaria e turismo até alimentação e vestuário.

Uma opção que não é tão conhecida, mas que vem tendo forte crescimento é a franquia de serviço. Segundo levantamento da consultoria Rizzo Franchise, elas apresentaram o segundo maior crescimento em 2012, perdendo apenas para o segmento de saúde e beleza. Consultoria e assessoria empresariais, seguros, imobiliárias, limpeza, crédito e cobrança são alguns exemplos de franquias de serviços. De acordo com o estudo, foram abertas cerca de 200 novas franquias do setor em todo o Brasil (o que representou mais de 10% do crescimento do franchising no país).

A abertura de mais unidades refletiu também no aumento de empregos gerados, chegando a 106 mil pessoas trabalhando nesse setor. O crescimento mostra que a demanda por serviços é grande - e há vários setores que estão subatendidos. Motivos não faltam. Uma hora ou outra, todo mundo precisa lavar o carro, manter a casa arrumada, as roupas limpas ou procurar um imóvel novo. E isso é só para citar alguns exemplos. Com as pessoas cada vez mais atarefadas com seu trabalho e formação, elas precisam contratar empresas que auxiliem nessas tarefas.

Aí que entram as empresas prestadoras de serviços. Diferente de quem vende produto, que podem entrar ou sair de moda, as franquias de serviços sempre vão vender, pois lidam com necessidades e não com desejos. Em outras palavras, sempre haverá demanda. Sendo um franqueado de uma marca conhecida e aceita no mercado, tudo isso fica mais fácil. Você não precisa se preocupar em conquistar clientes e, ainda, recebe apoio de especialistas.

Fazer da própria casa o seu escritório é o sonho de muitos empreendedores e está cada vez mais real. Isso mesmo, você acorda, toma café da manhã, escova os dentes, dá cinco passos e pronto: você já chegou ao seu trabalho. Muitos franqueados de serviços têm a possibilidade de administrar a sua franquia de casa, o que diminui os gastos de locação de um ponto comercial. Sem o custo fixo com o aluguel, o empreendedor tem mais fôlego para investir na sua própria empresa, o que melhora a possibilidade de gerar lucros.

Além do maquinário, quem opta por uma franquia de serviços não precisa alocar recursos para a compra de produtos (e nem tempo para negociar com o fornecedor). Assim, o empreendedor não fica com capital imobilizado no estoque. Isso significa, na prática, mais dinheiro na mão de quem abre a franquia de serviços para investir como achar melhor. E isso pode significar melhorar a infraestrutura da empresa, contratar profissionais mais caros ou, simplesmente, melhorar a margem de lucro. Se você pretende entrar nesse segmento, sugiro que conheça uma franquia imobiliária. Esse é um setor pulsante e com possibilidades de ganhos extremamente altos.

*Germano Leardi Neto é diretor de relações institucionais da franqueadora imobiliária Paulo Roberto Leardi.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes