Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tuitar no horário de pico é um bom negócio?

Tuitar no horário de pico é um bom negócio?

30/03/2012 Denis Zanini

Pesquisa divulgada neste ano pelo Scup, empresa especializada no monitoramento de redes sociais, revelou que quinta foi o dia com maior movimentação no Twitter no Brasil em 2011, com um total de 5,8 milhões de mensagens.

O horário de pico aconteceu entre 14h e 17h. Logo em seguida aparecem a quarta e a terça, com ápices em faixas horárias semelhantes. Os dados podem ser conferidos na íntegra Aqui! Ao analisar os resultados, a conclusão de boa parte das pessoas é: se esses são os dias e horário de maior tráfego, é nesse período que devo concentrar minhas mensagens, correto? Eu respondo: nem sempre.

Para descobrir a melhor maneira de potencializar seus posts você deve conhecer o comportamento dos seus seguidores e de tuiteiros com a mesma afinidade, e não da maioria dos usuários do Twitter. Vale observar que a pesquisa apontou quais dias os usuários mais tuitavam. A pessoa pode ter tuitado mais nesse horário, porém nada garante que ela estivesse lendo. A pequisa também não especifica quem estava respondendo ou retuitando mensagens, que são dados muito mais importantes para análise estratégica.

E mais: quanto maior a concorrência, ou seja, o número de postagens escritas por terceiros naquele momento, mais diluída ficará sua mensagem na timeline de seu seguidor. Lógico que é preciso e recomendável tuitar no horário de pico. Especialistas em marketing digital orientam que, na média, seja enviados entre 5 a 10 tuítes por dia, em horários espaçados. Mas, como disse anteriormente, o número exato de mensagens e o período ideal vai depender muito do perfil dos seus followers.

Há pessoas e empresas que postam com grande sucesso mais de 30 mensagem por dia, e outras que, para ter êxito, não precisam mais do que três. Para conhecer melhor seu follower e detectar oportunidades baseadas em hastags e tendências, há diversas ferramentas gratuitas na internet, como o Crowdbooster, o Trendsmap e o Social Bro. Este último, além de elaborar um relatório personalizado com melhor horário para postagem, de acordo com o hábito de seus seguidores, também indica contas para serem seguidas por nível de afinidade e influência, sendo um ótima maneira de prospecção.

*Denis Zanini é consultor de marketing digital e autor do curso Como Destacar Sua Empresa nas Mídias Sociais.



Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins