Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Turismo online impulsiona franquias do setor

Turismo online impulsiona franquias do setor

28/08/2014 Henrique Mol

Realizo a busca por vôos na versão online da agência de turismo, em uma nova aba, aberta em meu navegador.

Enquanto o site realiza a busca, já checo alguma informação em outra página. Ao retornar à página da web agência, os preços de todas as companhias aéreas que operam o trajeto, para o trecho e data especificados, estão listados.

Feito isso, posso gerenciar o menor preço, condições de pagamento e o tempo de viagem em cada uma das opções. Segundo dados da E-Commerce, um quarto dos turistas que visitam o Brasil realizam o mesmo procedimento - buscas pela internet, antes de efetivar qualquer compra por serviços de turismo.

Devido à exposição brasileira deste ano por causa da Copa do Mundo, esse número promete crescer até 34,2%. São compradores que buscam maior comodidade, maior facilidade para comparar preços e serviços, e rapidez na transação (uma média de dois minutos para que o site processe a busca). Outras facilidades ajudam a agregar vantagens ao serviço. Acesso a pacotes e promoções exclusivas, além de melhores condições de pagamento, resultantes da parceria das web agências a redes hoteleiras e companhias aéreas.

A confidencialidade dos dados é outro diferencial que desbanca os céticos à ferramenta. O cliente pode conferir os certificados de tecnologia de segurança do site. A contrapartida ao setor de turismo se dá em termos de franquias do setor, cujo crescimento, em 2013, conforme dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), foi de 21,9%; impulsionado pela expansão de agências online.

Elas têm aproveitado o aumento do número de usuários de internet, a compra de viagens por novas classes sociais e a melhoria da qualidade de serviços. Uma conformação que não admite marcha a ré. De acordo com a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem), as OTAs (Online Travel Agencies) têm crescido uma média entre 30 e 40% ao ano. Nessa esteira dos fatos, as franquias digitais tem se tornado, cada vez mais, protagonistas de um dos modelos de negócios que mais cresce no Brasil.

Uma boa opção para quem pretende ser proprietário de um negócio sem investir muito - o investimento inicial gira de R$ 3 mil a R$ 25 mil. O franqueado tem acesso a esse mercado em ascensão, comercializando, normalmente, hotéis, passagens aéreas, seguro de viagem e aluguel de carro, pelo qual obtém um comissionamento que vai de 3 a 45%, variando por forma de venda e serviço. A estratégia se auto remunera, no acesso às ferramentas de marketing e propagandas da empresa, bem como vídeo-aulas e conferências de capacitação, sem custo.

Além disso, a modalidade não demanda espaço físico e contratação de funcionário, e não há exclusividade por região, de forma que o franqueado pode realizar fechamentos em todo o território abrangido pelos serviços da agência. Confiar somente na expansão do mercado e suporte recebido é, no entanto, insuficiente. Não é demais mencionar o papel do administrador no sucesso da franquia. Ele será o prospector de possíveis clientes e, como tal, deverá se fazer conhecer. Fazendo bem a lição de casa, as chances de sucesso são enormes.

*Henrique Mol é especialista em turismo e sócio-fundador da Encontre Sua Viagem, franquia de turismo.



Gestão pública é o caminho contra a corrupção

A corrupção é pré-requisito do desenvolvimento, já dizia Gunnar Myrdall, Prêmio Nobel de Economia, em 1974.


Quando a desinformação é menos tecnológica e mais cultural

Cenário é propício para o descrédito de pesquisas, dados, documentos e uma série de evidências de veracidade.


Igualdade como requisito de existência

Na última cerimônia de entrega do EMMY, o prêmio da TV Norte Americana, um ator negro foi premiado, fruto de reconhecimento praticamente unânime de seu trabalho.


Liderança é comunicação, conexão e confiança

Cada dia que passa, percebo que uma boa comunicação e liderança têm total relação com conexão.


“A educação é a arma mais poderosa…” mas para quem?

Tudo o que se cria ou se ensina no mundo tem dois lados. Geralmente as intenções são boas e as pessoas as tornam ruins.


“Golpe do Delivery”

Entregadores usam máquina de cartão para enganar consumidor.


A inclusão educacional e o mês das crianças

O tema da inclusão está na ordem do dia, dominando as agendas no mês das crianças.


A velha forma de fazer política não tem fim

Ser político no Brasil é um grande negócio, uma dádiva caída do céu, visto as grandes recompensas de toda a ordem obtidas pelos políticos.


Procedimento de segurança

“Havendo despressurização…”, anuncia a comissária, em tom calmo, aos ouvidos dos senhores passageiros daquele voo atrasado, sob a umidade e a monocromia do céu de quase inverno.


Envelhecimento: o tempo passa para todos

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já ouvimos a frase: “o tempo passa para todos”.


Os passos para encontrar a si mesmo e a Deus

Mar da Galileia, Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré, um lugar significativo de tantos milagres e narrativas do Evangelho.


A babá e o beijo

Se eu tinha dúvidas, agora não tenho mais.