Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Turismo online impulsiona franquias do setor

Turismo online impulsiona franquias do setor

28/08/2014 Henrique Mol

Realizo a busca por vôos na versão online da agência de turismo, em uma nova aba, aberta em meu navegador.

Enquanto o site realiza a busca, já checo alguma informação em outra página. Ao retornar à página da web agência, os preços de todas as companhias aéreas que operam o trajeto, para o trecho e data especificados, estão listados.

Feito isso, posso gerenciar o menor preço, condições de pagamento e o tempo de viagem em cada uma das opções. Segundo dados da E-Commerce, um quarto dos turistas que visitam o Brasil realizam o mesmo procedimento - buscas pela internet, antes de efetivar qualquer compra por serviços de turismo.

Devido à exposição brasileira deste ano por causa da Copa do Mundo, esse número promete crescer até 34,2%. São compradores que buscam maior comodidade, maior facilidade para comparar preços e serviços, e rapidez na transação (uma média de dois minutos para que o site processe a busca). Outras facilidades ajudam a agregar vantagens ao serviço. Acesso a pacotes e promoções exclusivas, além de melhores condições de pagamento, resultantes da parceria das web agências a redes hoteleiras e companhias aéreas.

A confidencialidade dos dados é outro diferencial que desbanca os céticos à ferramenta. O cliente pode conferir os certificados de tecnologia de segurança do site. A contrapartida ao setor de turismo se dá em termos de franquias do setor, cujo crescimento, em 2013, conforme dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), foi de 21,9%; impulsionado pela expansão de agências online.

Elas têm aproveitado o aumento do número de usuários de internet, a compra de viagens por novas classes sociais e a melhoria da qualidade de serviços. Uma conformação que não admite marcha a ré. De acordo com a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem), as OTAs (Online Travel Agencies) têm crescido uma média entre 30 e 40% ao ano. Nessa esteira dos fatos, as franquias digitais tem se tornado, cada vez mais, protagonistas de um dos modelos de negócios que mais cresce no Brasil.

Uma boa opção para quem pretende ser proprietário de um negócio sem investir muito - o investimento inicial gira de R$ 3 mil a R$ 25 mil. O franqueado tem acesso a esse mercado em ascensão, comercializando, normalmente, hotéis, passagens aéreas, seguro de viagem e aluguel de carro, pelo qual obtém um comissionamento que vai de 3 a 45%, variando por forma de venda e serviço. A estratégia se auto remunera, no acesso às ferramentas de marketing e propagandas da empresa, bem como vídeo-aulas e conferências de capacitação, sem custo.

Além disso, a modalidade não demanda espaço físico e contratação de funcionário, e não há exclusividade por região, de forma que o franqueado pode realizar fechamentos em todo o território abrangido pelos serviços da agência. Confiar somente na expansão do mercado e suporte recebido é, no entanto, insuficiente. Não é demais mencionar o papel do administrador no sucesso da franquia. Ele será o prospector de possíveis clientes e, como tal, deverá se fazer conhecer. Fazendo bem a lição de casa, as chances de sucesso são enormes.

*Henrique Mol é especialista em turismo e sócio-fundador da Encontre Sua Viagem, franquia de turismo.



Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder