Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Um novo crescimento para a construção civil

Um novo crescimento para a construção civil

31/07/2023 Danielle Felipe

Duraram alguns anos as projeções de crescimento do mercado da construção civil no Brasil.

O setor venceu de goleada os impactos da pandemia de coronavírus e superou até mesmo a forte inflação que elevou os preços dos insumos.

De tal forma que, nos últimos três anos, observaram-se avanços que apontaram para a casa de dois dígitos. Os projetos imobiliários pareciam simplesmente imunes aos piores cenários econômicos.

Mas à medida em que a crise pandêmica foi sendo aos poucos minimizada, a expectativa inicial de uma expansão ainda maior da construção civil foi dando lugar a um recuo inesperado.

Para este ano, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) trabalhava com uma projeção de alta de 2,5%, mas esse parâmetro já foi revisto para 2%, diante da performance do setor no primeiro semestre.

Apesar da retomada do programa Minha Casa, Minha Vida pelo governo federal e o aumento do teto passando de R$ 254 para R$ 350 mil, os obstáculos ainda inibem o fôlego das construtoras e naturalmente também dos clientes.

Vale lembrar que até março de 2021 a taxa Selic operava em 2% ao ano, o menor valor da história. Isso fazia compensar, e muito, a alta dos insumos.

Agora, o cenário é de uma taxa de juros altíssima, a 13,75%, tornando o crédito imobiliário mais caro, e com o incremento da elevação dos preços.

Mas é preciso também refletir para além da visão econômica e não jogar a culpa para todos os problemas nos números.

A criatividade sempre foi uma das ferramentas indispensáveis da construção civil, e neste momento é imprescindível que ela faça a diferença nos projetos em curso.

Uma das formas é oferecer soluções que resultem em valores mais acessíveis aos consumidores e entender melhor o novo perfil do consumidor, implementando propostas que o reaproximem do mercado.

O setor é um dos que mais ganham em inovação, e isso significa um leque ainda mais amplo de possibilidades, inclusive no quesito dos insumos.

Há uma diversidade de materiais à disposição do setor, sendo que muitos dos quais são preteridos diante dos produtos usualmente aceitos de modo geral.

Além disso, há benefícios que se convertem numa economia futura para o dono do imóvel, oferecendo uma economia maior a longo prazo.

Uma das tecnologias que ganhou forte adesão justamente por este efeito positivo são os painéis solares, que caíram no gosto dos brasileiros.

Assim como este caminho, há vários outros disponíveis, do tipo de tijolo aos materiais de acabamento; do consumo de energia ao consumo inteligente de água.

Compete ao setor, não ao cliente, a iniciativa de ampliar o leque de possibilidades, de modo que permita viabilizar o sonho.

É com inteligência, criatividade e tecnologia, sem abrir mão da qualidade, que a construção civil pode retomar o rumo do seu desenvolvimento.

* Danielle Felipe é product manager e sócia da Projelet.

Para mais informações sobre construção civil clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves