Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Um novo crescimento para a construção civil

Um novo crescimento para a construção civil

31/07/2023 Danielle Felipe

Duraram alguns anos as projeções de crescimento do mercado da construção civil no Brasil.

O setor venceu de goleada os impactos da pandemia de coronavírus e superou até mesmo a forte inflação que elevou os preços dos insumos.

De tal forma que, nos últimos três anos, observaram-se avanços que apontaram para a casa de dois dígitos. Os projetos imobiliários pareciam simplesmente imunes aos piores cenários econômicos.

Mas à medida em que a crise pandêmica foi sendo aos poucos minimizada, a expectativa inicial de uma expansão ainda maior da construção civil foi dando lugar a um recuo inesperado.

Para este ano, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) trabalhava com uma projeção de alta de 2,5%, mas esse parâmetro já foi revisto para 2%, diante da performance do setor no primeiro semestre.

Apesar da retomada do programa Minha Casa, Minha Vida pelo governo federal e o aumento do teto passando de R$ 254 para R$ 350 mil, os obstáculos ainda inibem o fôlego das construtoras e naturalmente também dos clientes.

Vale lembrar que até março de 2021 a taxa Selic operava em 2% ao ano, o menor valor da história. Isso fazia compensar, e muito, a alta dos insumos.

Agora, o cenário é de uma taxa de juros altíssima, a 13,75%, tornando o crédito imobiliário mais caro, e com o incremento da elevação dos preços.

Mas é preciso também refletir para além da visão econômica e não jogar a culpa para todos os problemas nos números.

A criatividade sempre foi uma das ferramentas indispensáveis da construção civil, e neste momento é imprescindível que ela faça a diferença nos projetos em curso.

Uma das formas é oferecer soluções que resultem em valores mais acessíveis aos consumidores e entender melhor o novo perfil do consumidor, implementando propostas que o reaproximem do mercado.

O setor é um dos que mais ganham em inovação, e isso significa um leque ainda mais amplo de possibilidades, inclusive no quesito dos insumos.

Há uma diversidade de materiais à disposição do setor, sendo que muitos dos quais são preteridos diante dos produtos usualmente aceitos de modo geral.

Além disso, há benefícios que se convertem numa economia futura para o dono do imóvel, oferecendo uma economia maior a longo prazo.

Uma das tecnologias que ganhou forte adesão justamente por este efeito positivo são os painéis solares, que caíram no gosto dos brasileiros.

Assim como este caminho, há vários outros disponíveis, do tipo de tijolo aos materiais de acabamento; do consumo de energia ao consumo inteligente de água.

Compete ao setor, não ao cliente, a iniciativa de ampliar o leque de possibilidades, de modo que permita viabilizar o sonho.

É com inteligência, criatividade e tecnologia, sem abrir mão da qualidade, que a construção civil pode retomar o rumo do seu desenvolvimento.

* Danielle Felipe é product manager e sócia da Projelet.

Para mais informações sobre construção civil clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Naves Coelho Comunicação



O fim da reeleição de governantes

Está tramitando pelo Congresso Nacional mais um projeto que revoga a reeleição de Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros