Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Um olhar além das 4 linhas

Um olhar além das 4 linhas

26/11/2022 Liliane Mesquita

Bem amigos, leitores! Entra em campo a Copa do Mundo, e sabemos que o futebol é uma paixão nacional. Um dos esportes mais populares em nosso país.

Agora os olhos voltam-se para o Catar, pois abrem-se as cortinas e começa o espetáculo rumo ao hexa.

Sabemos que o esporte traz muitos benefícios para o indivíduo. Ajuda no desenvolvimento cognitivo, motor, melhora a qualidade de vida, previne doenças, melhora a autoestima, a autoconfiança, entre outros.

Porém, não podemos chutar para escanteio um ponto muito importante. Que está além das quatro linhas!

Então, proponho neste texto um bate-bola amistoso sobre algumas lições, que podemos aprender com esse esporte espetacular.

Para iniciar a partida, convoco para uma tabelinha o planejamento, as escolhas e as estratégias. São componentes importantes que entram em campo antes do apito do juiz.

A comissão técnica necessita planejar todas as ações, pensar no esquema táticos, nas estratégias e nas escolhas, ou seja, quais jogadores dentre tantos irão representar nosso país vestindo a amarelinha.

Assim como no futebol, a vida é feita de escolhas e quando desejamos alcançar um objetivo precisamos de bom planejamento para marcar um golaço.

Cartão vermelho para quem não respeita o seu oponente, pois a regra é clara: “adversário não é inimigo”. No mundo da bola e na vida precisamos ensinar aos nossos filhos: o Fair Play, ganhar e perder.

Não aceitar a escolha do outro é falta de respeito, pois é um direito de cada um torcer por um outro time, seleção ou, até mesmo, por ninguém.

Que a paz nas torcidas deve ser o décimo segundo jogador e que a violência nunca foi escalada, pois não está com nada.

Futebol é uma caixinha de surpresas pode até ser, mas que para alcançar a vitória e ter bons resultados é preciso suar a camisa, ter dedicação e disciplina.

Para o time para ficar show de bola, é importante o trabalho em equipe, bem como um grupo precisa de um bom capitão, um líder que ajuda na motivação.

Chegamos aos quarenta e cinco do segundo tempo e preciso encerrar a escalação das letras, as quais fiz embaixadinha para escrever este texto.

Espero ter marcado um golaço refletindo sobre lições do futebol, por meio dos jargões futebolísticos. Agora, não há tempo para mais nada, ergue o braço...  apita o juiz: final de jogo!

* Liliane Mesquita é pedagoga, psicopedagoga, orientadora educacional, dinamizadora de leitura e escritora de livros infantis.

Para mais informações sobre futebol clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: LC Agência de Comunicação



Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder