Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Uma nave de amor e espiritualidade!

Uma nave de amor e espiritualidade!

26/10/2014 Andrea Cabral

Grupo de voluntários se unem para promover acolhimento espiritual a pacientes com câncer.

Voluntários, de várias denominações religiosas, se unem com um único propósito: dar suporte espiritual a pacientes com câncer e seus acompanhantes, familiares e funcionários.

Concebido como estratégia em novembro 2007 e implantado no ano de 2009 no Instituto Nacional do Câncer, o Núcleo de Apoio Voluntário Espiritual – N.A.V.E. – tem como princípio respeitar as individualidades, promover o acolhimento, consolar, renovar as esperanças, o equilíbrio e a força daqueles que enfrentam o câncer, dos seus familiares, amigos e profissionais cuidadores.

O médico responsável, Dr. José Adalberto F. Oliveira, ressalta que o apoio enfatiza o suporte espiritual, não tem a finalidade de conversão e a atenção religiosa só é realizada quando solicitada pelo paciente.

Visando a continuidade desse trabalho, o NAVE desenvolveu um procedimento de seleção e preparação dos voluntários, bem como uma metodologia capaz de demonstrar, estatisticamente, os benefícios da espiritualidade no tratamento do câncer. E ainda oferece eventos gratuitos como seminários e jornadas, tendo como tema central a espiritualidade e a saúde.

Segundo dados do Núcleo, os resultados são animadores: o número de visitas aos leitos saltou de 1.092 em 2010 para mais de 6.700 em 2013! O mais interessante é que quanto mais visitas recebem, menos dor os pacientes sentem, mais sentimentos positivos expressam e menor é o índice de sofrimento. “Aqueles que recebem apoio espiritual permanecem menos tempo internados”, comemora Dr. José Adalberto. Esperança, confiança e fé são os sentimentos mais observados pelos voluntários.

Acompanhando uma tendência mundial, diversos hospitais no Brasil oferecem apoio espiritual como uma ferramenta durante o tratamento. Pesquisas indicam que a espiritualidade influencia positivamente a saúde, a recuperação e a qualidade de vida dos envolvidos.

Uma das primeiras pesquisadoras sobre o papel da espiritualidade na saúde, Mary Baker Eddy, afirma que “o Amor sustenta o coração em luta”. O poder do Amor divino é onipotente, capaz de romper as amarras mentais e destruir a doença.

Esse apoio voluntário desperta o senso espiritual do paciente e o fortalece. Por isso, minimiza o sofrimento, reduz o estresse e a ansiedade. Assim, é mais fácil para o paciente abrir seu pensamento para o Amor que elimina o medo, deixa a saúde perceptível e traz tranquilidade e preparo para enfrentar bem a situação.

* Andrea Cabral é jornalista e atua como Comitê de Publicação da Ciência Cristã.



Espiritualidade e alegria junina

Junho traz festas de três santos católicos: Antônio, casamenteiro. São João, profeta precursor de Jesus e São Pedro, único apóstolo que caminhou sobre as águas.


Missão do avô

Na família os avós são conselheiros dos pais e dos netos.


A importância das relações governamentais e institucionais

As relações governamentais e institucionais têm sido um instrumento de alta relevância para qualquer organização no atual momento político brasileiro.


Namoro na adolescência: fato ou fake?

O início da adolescência coincide com o final do Ensino Fundamental, fase em que desabrocham as paixões e, com elas, o convite: “quer namorar comigo?”.


Autobiografias: revelações das experiências em família

A curiosidade de muitas pessoas sobre a (auto) biografia de personalidades tem se tornado cada vez mais crescente, nos últimos anos.


What a wonderful world

Louis Daniel Armstrong foi um cantor e instrumentista nascido na aurora do século 20, e foi considerado “a personificação do jazz”.


A violência doméstica

Em Portugal, desde o início do ano, apesar de se combater, por todos os meios, a violência na família, contam-se já mais de uma dezena de mulheres, assassinadas.


O desrespeito ao teto constitucional e o ativismo judicial

O ativismo do Executivo e do Judiciário está “apequenando” o Legislativo.


Indicadores e painéis urbanos aliados à administração pública

A cidade com fatos visualizados está remodelando a forma como os cidadãos e gestores vêm a conhecê-la e governá-la.


Os perigos do Transporte Aéreo Clandestino

Os regulamentos aeronáuticos buscam estabelecer critérios mínimos a serem seguidos pelos integrantes da indústria em questão.


A agenda do dia seguinte

A reforma da Previdência será aprovada no Congresso, salvo fatos graves e imprevistos. A dúvida, hoje, se restringe a quanto será, efetivamente, a economia do governo, em dez anos, já que as estimativas variam entre 500 a 900 bilhões de reais.


Comissão de Justiça e Paz

A CJP de Vitória foi criada em 1978 pelos Bispos Dom João Baptista da Motta e Albuquerque e Dom Luís Gonzaga Fernandes.