Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Uma nave de amor e espiritualidade!

Uma nave de amor e espiritualidade!

26/10/2014 Andrea Cabral

Grupo de voluntários se unem para promover acolhimento espiritual a pacientes com câncer.

Voluntários, de várias denominações religiosas, se unem com um único propósito: dar suporte espiritual a pacientes com câncer e seus acompanhantes, familiares e funcionários.

Concebido como estratégia em novembro 2007 e implantado no ano de 2009 no Instituto Nacional do Câncer, o Núcleo de Apoio Voluntário Espiritual – N.A.V.E. – tem como princípio respeitar as individualidades, promover o acolhimento, consolar, renovar as esperanças, o equilíbrio e a força daqueles que enfrentam o câncer, dos seus familiares, amigos e profissionais cuidadores.

O médico responsável, Dr. José Adalberto F. Oliveira, ressalta que o apoio enfatiza o suporte espiritual, não tem a finalidade de conversão e a atenção religiosa só é realizada quando solicitada pelo paciente.

Visando a continuidade desse trabalho, o NAVE desenvolveu um procedimento de seleção e preparação dos voluntários, bem como uma metodologia capaz de demonstrar, estatisticamente, os benefícios da espiritualidade no tratamento do câncer. E ainda oferece eventos gratuitos como seminários e jornadas, tendo como tema central a espiritualidade e a saúde.

Segundo dados do Núcleo, os resultados são animadores: o número de visitas aos leitos saltou de 1.092 em 2010 para mais de 6.700 em 2013! O mais interessante é que quanto mais visitas recebem, menos dor os pacientes sentem, mais sentimentos positivos expressam e menor é o índice de sofrimento. “Aqueles que recebem apoio espiritual permanecem menos tempo internados”, comemora Dr. José Adalberto. Esperança, confiança e fé são os sentimentos mais observados pelos voluntários.

Acompanhando uma tendência mundial, diversos hospitais no Brasil oferecem apoio espiritual como uma ferramenta durante o tratamento. Pesquisas indicam que a espiritualidade influencia positivamente a saúde, a recuperação e a qualidade de vida dos envolvidos.

Uma das primeiras pesquisadoras sobre o papel da espiritualidade na saúde, Mary Baker Eddy, afirma que “o Amor sustenta o coração em luta”. O poder do Amor divino é onipotente, capaz de romper as amarras mentais e destruir a doença.

Esse apoio voluntário desperta o senso espiritual do paciente e o fortalece. Por isso, minimiza o sofrimento, reduz o estresse e a ansiedade. Assim, é mais fácil para o paciente abrir seu pensamento para o Amor que elimina o medo, deixa a saúde perceptível e traz tranquilidade e preparo para enfrentar bem a situação.

* Andrea Cabral é jornalista e atua como Comitê de Publicação da Ciência Cristã.



Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder