Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Violência no Rio: intervenção ou nova intenção?

Violência no Rio: intervenção ou nova intenção?

09/04/2018 Carlos Guimar Fonseca Junior

O planejamento é necessário, mas necessitamos do ver e agir.

Outro dia em um bate papo informal escutei o seguinte comentário: "A Polícia mantinha a ordem no asfalto enquanto o crime estava no morro. Esta mesma polícia resolveu subir "o morro" e o crime veio para "o asfalto". Ao ouvir, me indaguei: "Veio? Realmente foi isso?"

Não se tem dúvidas de que sempre houve prioridade e que tratar o crime nas áreas carentes sempre ficou em segundo plano e, desta forma, os marginais ali se colocaram. As prioridades políticas associadas à falta de estratégias, com pouca inteligência em todas as suas vertentes, geraram uma catástrofe que hoje se apresenta diariamente.

Respondendo às perguntas iniciais, o crime nunca saiu das comunidades e aproveitou as ações desestruturadas para também dominar os demais perímetros urbanos até então sob o controle do Estado.

E sabe o porquê? Na primeira vez houve uma intenção. Basta lembrar das ações políticas e cinematográficas das retomadas das áreas em poder dos traficantes por volta de 2010. Para não ter confronto não houve as prisões necessárias. Recordar daquela cena dos bandidos fugindo para alguns foi gratificante, porém aquilo foi ruim.

Aquele único tiro disparado no Complexo do Alemão, que alvejou um marginal que foi arrastado por comparsas, mostrou que poderiam ter sido encurralados, presos e tratados dentro da lei.

Outros pontos negativos foram os anúncios anteriores as operações onde parte dos bandidos conseguiram se movimentar e armas puderam ser escondidas ou remanejadas. Também não houve inteligência e buscas posteriores aos marginais fugitivos. Vieram apenas propagandas políticas de uma falsa paz.

Na verdade, o que houve de fato foi um "pisão no formigueiro". Bandidos e armas para todos os lados e o crime se espalhou a vontade. Em paralelo, o Estado não se preparou. Ao contrário, se deu por satisfeito, houve desinvestimento e, ainda por cima, veio junto a crise financeira agravada pela corrupção.

Corrupção esta que alavancou uma crise moral e ética. Para piorar, os marginais, de forma organizada (não fazendo apologia a criminosos, mas é prudente reconhecer que o crime é organizado) utilizaram de inteligência para suas missões.

Estratégicos, eles começaram a trazer armas e munições, a cooptarem desempregados e desestabilizaram em todas as pontas, roubando pessoas nas ruas, seus carros, explodindo caixas eletrônicos, roubando cargas e como bola de neve na crescente mais armas e mais pessoas.

Embaralhado a isso os agentes da segurança pública foram colocados de um lado para o outro, e pouco efetivo, sem salários e com greves. Pronto! Aos poucos fortalecidos os marginais passaram a não ter mais limites.

Analisando, a segurança pública foi encarcerada junto com a população que sem ter como combater o crime veio (e vem) infelizmente contando a morte de policiais. Por isso, a intervenção é, sem nenhuma dúvida, bem-vinda e extremamente necessária. O que se espera como primeiro passo é sair do campo da política e partir para a seara da estratégia e de combate.

O ponto de entendimento fundamental é saber que o planejamento é necessário, mas necessitamos do ver e agir. No mais, estaremos cometendo a mesma falha ao deixar que os bandidos fujam, que desloquem suas armas para áreas estratégicas.

Na sequência é necessário entregar segurança para quem sabe e tem disposição para fazer segurança, pois não há como negar que confrontos ainda ocorrerão e serão necessários. Tem que confrontar, estruturando e entregando a polícia para quem sabe e gosta de ser policial.

As Forças de Segurança Pública são excepcionais e devem ser a ponta neste teatro de operações, lançando os quadros e serviços para apoiar e, acima de tudo, ter o seu suporte forte do líder, mantendo o respeito, a ordem e o compliance.

O último passo importante é pensar em futuro já estruturando com planos sólidos e transparentes que devem ser divulgados, uma vez que a população conhece, ela controla.

Não se pode errar, estamos no mais alto nível para solução, precisamos de uma intervenção e não de uma nova intenção, temos que acreditar e apoiar, afinal todos juntos somos o braço forte e a mão amiga para o Rio voltar a ter tempos de paz.

* Carlos Guimar Fonseca Junior é gerente de segurança corporativa na ICTS Security, empresa de consultoria e gerenciamento de operações em segurança, de origem israelense.

Fonte: IMAGE Comunicação



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes