Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você é tímido?

Você é tímido?

23/04/2014 Aline Abreu, Caroline Greiner e Natália Araújo

Se você se encaixou na descrição acima provavelmente deve estar se fazendo essa pergunta.

Sabemos hoje da importância que as interações e relações com pares têm no desenvolvimento saudável, para um bom funcionamento psicológico, social e acadêmico. Antes de qualquer coisa, o que é timidez?

Tímido seria aquela pessoa que apresenta baixa interação com seus pares, além de não conseguir participar de interações de maneira bem sucedida. Essas pessoas costumam ter medo de interagir com desconhecidos, medo da avaliação ou desaprovação social. Ou seja, elas costumam evitar interações sociais e, consequentemente, ambientes em que ocorram a interação (uma mesa de bar ou uma festa, por exemplo).

Em relação às causas, muitos fatores podem estar relacionados à timidez. Pouco contato social, relações familiares empobrecidas (pais pouco empáticos, por exemplo), modelos inapropriados de interação ou até mesmo pais que premiam a dependência da criança e desencorajam a interação social.

E então, o que fazer? Se você, que está lendo isso, se encaixou na descrição acima, provavelmente deve estar se fazendo essa pergunta.

Muitas vezes caracterizamos os tímidos como se eles não sofressem com o jeito que eles se comportam, “considerando que eles são assim mesmo, nasceram assim”. Entretanto, o retraimento social pode ter várias implicações negativas.

A timidez vem, freqüentemente, acompanhada de grande sofrimento, stress, e até depressão. Muitas vezes, a pessoa tímida gostaria de interagir com os outros, mas por determinadas razões, cautela, receio, evitam o contato social.

Assim como outros sentimentos, o comportamento tímido pode ser classificado ao longo de um continuum, encontrando-se desde uma timidez muito leve, que não interfere na vida do indivíduo, até transtornos muito sérios, que podem levar a um sofrimento e desadaptação muito grande frente à vida.

A timidez em excesso pode levar ao transtorno de ansiedade social (caracterizada por uma ansiedade significativa), que é um transtorno psiquiátrico e como tal deve ser tratado por profissionais especializados, psiquiatras e psicólogos, de preferência que utilizem intervenções comportamentais e cognitivas, que são baseadas em evidências científicas.

* Psicólogas da Link Psicologia



Liderança desengajada é obstáculo para uma gestão de mudanças eficaz

O mundo tem experimentado transformações como nunca antes, impulsionadas por inovações tecnológicas, crises econômicas e transições geracionais, dentre outros acontecimentos.

Autor: Francisco Loureiro


Neoindustrialização e a nova política industrial

Com uma indústria mais produtiva e competitiva, com equilíbrio fiscal, ganha o Brasil e a sociedade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da ‘saidinha’, um avanço

O Senado Federal, finalmente, aprovou o projeto que acaba com a ‘saidinha’ (ou ‘saidão’) que vem colocando nas ruas milhares de detentos, em todo o país, durante os cinco principais feriados do ano.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Brasil e a quarta chance de deixar a população mais rica

O Brasil é perseguido por uma sina de jogar fora as oportunidades. Sempre ouvimos falar que o Brasil é o país do futuro. Um futuro que nunca alcançamos. Vamos relembrar as chances perdidas.

Autor: J.A. Puppio


Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli