Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você é tímido?

Você é tímido?

23/04/2014 Aline Abreu, Caroline Greiner e Natália Araújo

Se você se encaixou na descrição acima provavelmente deve estar se fazendo essa pergunta.

Sabemos hoje da importância que as interações e relações com pares têm no desenvolvimento saudável, para um bom funcionamento psicológico, social e acadêmico. Antes de qualquer coisa, o que é timidez?

Tímido seria aquela pessoa que apresenta baixa interação com seus pares, além de não conseguir participar de interações de maneira bem sucedida. Essas pessoas costumam ter medo de interagir com desconhecidos, medo da avaliação ou desaprovação social. Ou seja, elas costumam evitar interações sociais e, consequentemente, ambientes em que ocorram a interação (uma mesa de bar ou uma festa, por exemplo).

Em relação às causas, muitos fatores podem estar relacionados à timidez. Pouco contato social, relações familiares empobrecidas (pais pouco empáticos, por exemplo), modelos inapropriados de interação ou até mesmo pais que premiam a dependência da criança e desencorajam a interação social.

E então, o que fazer? Se você, que está lendo isso, se encaixou na descrição acima, provavelmente deve estar se fazendo essa pergunta.

Muitas vezes caracterizamos os tímidos como se eles não sofressem com o jeito que eles se comportam, “considerando que eles são assim mesmo, nasceram assim”. Entretanto, o retraimento social pode ter várias implicações negativas.

A timidez vem, freqüentemente, acompanhada de grande sofrimento, stress, e até depressão. Muitas vezes, a pessoa tímida gostaria de interagir com os outros, mas por determinadas razões, cautela, receio, evitam o contato social.

Assim como outros sentimentos, o comportamento tímido pode ser classificado ao longo de um continuum, encontrando-se desde uma timidez muito leve, que não interfere na vida do indivíduo, até transtornos muito sérios, que podem levar a um sofrimento e desadaptação muito grande frente à vida.

A timidez em excesso pode levar ao transtorno de ansiedade social (caracterizada por uma ansiedade significativa), que é um transtorno psiquiátrico e como tal deve ser tratado por profissionais especializados, psiquiatras e psicólogos, de preferência que utilizem intervenções comportamentais e cognitivas, que são baseadas em evidências científicas.

* Psicólogas da Link Psicologia



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves