Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 formas de usar a Inteligência Artificial para aumentar a produtividade da sua empresa

5 formas de usar a Inteligência Artificial para aumentar a produtividade da sua empresa

06/01/2024  Hugo Godinho

A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano e agora toma seu lugar dentro das empresas.

5 formas de usar a Inteligência Artificial para aumentar a produtividade da sua empresa

A relação entre Inteligência Artificial (IA) e Comunicação Interna (CI) vem sendo cada vez mais discutida dentro das organizações. Agilizar a produção de conteúdo, por exemplo, é uma das maiores vantagens em adotar o uso dessa tecnologia no setor. Isso porque esse recurso otimiza o tempo e o trabalho dos profissionais da área, que abrem espaço em suas rotinas para se dedicar a outros projetos estratégicos da organização.

Segundo o estudo The State of Organizations 2023, feito pela McKinsey, o uso médio de ferramentas de Inteligência Artificial nas companhias do mundo dobrou entre 2018 e 2022. Outro dado interessante vem da Bain & Company, que mostrou que 85% das empresas consideram prioridade implementar a IA nos próximos anos.

Para Hugo Godinho, CEO na Dialog, HRTech que lidera o setor Engajamento via CI no Brasil, a Inteligência Artificial deve ser vista como um apoio bem-vindo para as atividades humanas. “Os profissionais de Comunicação Interna e RH que desejam adotar esse tipo de tecnologia devem encará-la como uma grande facilitadora de processos, não como uma ameaça. Mudar a mentalidade é o primeiro passo para fazer essa estratégia dar certo”, indica.

Usando a Inteligência Artificial a seu favor

É comum em grandes empresas que a lista de afazeres não pare de aumentar, isso porque o ritmo do trabalho também vem crescendo exponencialmente junto com o volume de dados, de informações e de comunicações que recebemos a todo momento. Essa é a realidade na maior parte das organizações: pessoas sobrecarregadas e líderes atentos ao aumento da produtividade

A ausência de tempo tem um impacto bastante relevante na produtividade. Afinal, se as pessoas estão mentalmente esgotadas, elas não conseguem desempenhar todo o seu potencial produtivo. É aí que entra a Inteligência Artificial para otimizar o tempo das equipes. Confira algumas formas de utilizá-la:

1. Analise dados e feedback: Com sua capacidade de monitorar informações maciças em intervalos rápidos, a IA pode ajudar a analisar grandes volumes de dados referentes ao feedback de colaboradores, como pesquisas de clima organizacional e comentários em intranets ou redes sociais corporativas. “Além disso, a tecnologia ajuda a identificar tendências, pontos problemáticos e áreas de interesse. Isso permite que os profissionais de Comunicação Interna compreendam melhor a realidade da empresa e proponham – ou mesmo recebam propostas da própria IA – de ações mais eficazes e personalizadas para o colaborador”, exemplifica Hugo.

2. Personalize o seu conteúdo: A Inteligência Artificial, por meio de uma avaliação personalizada de informações, facilita a criação de conteúdos únicos e direcionados. “Com base nas informações coletadas sobre os funcionários, a Inteligência Artificial pode ajudar a personalizar o conteúdo de Comunicação Interna, entregando mensagens a grupos específicos e utilizando o tom de voz mais adequado. Isso aumenta a aderência da informação e, como consequência, o engajamento dos colaboradores. A Dialog, inclusive, desenvolveu um recurso exclusivo na plataforma nesse sentido. O Power AI Creator tem sido um importante aliado dos profissionais de CI, que nos reportam ganhos de até 30% de produtividade com a escala e avelocidade com que passam a contar”, indica o CEO.

3. Analise as métricas e o desempenho: A partir de seu potencial analítico, a IA consegue avaliar a eficiência de processos. Isso é possível graças à mensuração das ações desenvolvidas, que facilitam o acesso a informações qualificadas sobre todas as etapas da jornada. Por meio da Comunicação Interna apoiada em IA pode-se, por exemplo, rastrear métricas como taxa de abertura, de visualização e de cliques, tempo gasto em uma página, quantidade de curtidas e comentários etc. Assim, tem-se acesso a um alto volume de dados quase que instantaneamente. Os novos profissionais de CI e RH podem ajustar a estratégia e torná-la mais efetiva com base em dados concretos e inteligentes”, mostra Godinho.

4. Gere conteúdo automatizado: A tecnologia precisa ser uma facilitadora de processos, otimizando o tempo das equipes e agilizando tarefas. A automatização de conteúdo é outra facilidade que a Inteligência Artificial traz para o cotidiano dos profissionais. “A Inteligência Artificial pode gerar automaticamente relatórios, resumos de notícias, atualizações de projetos e outros tipos de conteúdo que normalmente requerem muito tempo de produção manual. Essa possibilidade economiza tempo e recurso, permitindo que os especialistas de Comunicação Interna e RH se concentrem em tarefas mais estratégicas para o negócio”, explica Hugo.

5. Utilize chatbots de suporte: Essa tecnologia também é bastante útil no momento de interação com os colaboradores, facilitando o acesso a respostas e agilizando o tempo de atendimento. “Chatbots alimentados por Inteligência Artificial podem ser usados para responder a perguntas comuns, garantindo informações instantâneas e melhorando a agilidade da Comunicação Interna ou do RH. Na Dialog, por exemplo, é possível conectar HR bots na plataforma. Essa facilidade garante uma experiência ainda melhor a profissionais do setor e colaboradores em geral. Tudo isso contribui muito para a produtividade e otimização do tempo na organização”, finaliza Hugo Godinho.

* Hugo Godinho, CEO na Dialog, HRTech que lidera o setor Engajamento via CI no Brasil.

Para mais informações sobre Inteligência Artificial clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Comunica PR



Como a IA Generativa pode contribuir com o mercado financeiro?

Nos últimos anos, testemunhamos avanços significativos na aplicação de algoritmos de IA para análise de dados, previsão de tendências e automação de processos.

Autor: Ary Vilhena

Como a IA Generativa pode contribuir com o mercado financeiro?

Como competição e inovação podem andar juntas com a inevitável regulação da IA

A Inteligência Artificial (IA) se torna cada vez mais presente em nossas vidas a cada dia que passa.

Autor: Alessandro Buonopane

Como competição e inovação podem andar juntas com a inevitável regulação da IA

Logística e Inteligência Artificial: 5 maneiras para mudar o setor

A jornada de uma encomenda do centro de distribuição até a casa dos consumidores é mais longa do que apenas o trajeto em rua.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Logística e Inteligência Artificial: 5 maneiras para mudar o setor

IA quer resolver os seus problemas e “prever” o que você deseja

Imagine-se buscando em uma loja virtual uma roupa nova para um jantar.

Autor: Jonatas Leandro

IA quer resolver os seus problemas e “prever” o que você deseja

Agilidade na era da IA impulsiona respostas mais rápidas a favor dos clientes

Ser ágil, inovador e com foco no cliente é o que diferencia os líderes dos demais no mundo corporativo atual.

Autor: Viviani Barcellos

Agilidade na era da IA impulsiona respostas mais rápidas a favor dos clientes

A IA e os perigos da robotização

É importante fugir da robotização, pois ela reduz a amplitude do ser humano.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

A IA e os perigos da robotização

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

A evolução tecnológica tem desempenhado um papel fundamental em diversos setores, e a área da saúde não é exceção.

Autor: Marco Aulicino

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

Autor: Celso Hartmann


O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

As mudanças climáticas têm sido um desafio para especialistas que buscam fórmulas de mitigação desta emergência global.

Autor: Marcos Pinotti

O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

Cada vez mais a Inteligência Artificial se torna uma ferramenta essencial para profissionais de Social Media.

Autor: Vinícus Taddone

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

Em 2024, a ênfase na implementação de várias camadas de proteção, como antivírus corporativos, firewalls e backups em nuvem.

Autor: Osmir Mormito

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite

Processo que chegava a demorar 15 dias foi encurtado para 24h. Agilidade proporciona a redução de 30% a 50% a utilização de antibióticos.

Autor: Divulgação

O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite