Portal O Debate
Grupo WhatsApp

ChatGPT e o longo caminho das novas tecnologias

ChatGPT e o longo caminho das novas tecnologias

06/04/2023 Ricardo Bruno

São inúmeras as formas de uso e aplicabilidade nos contextos de negócios das empresas.

ChatGPT e o longo caminho das novas tecnologias

Muito tem-se falado sobre o ChatGPT desde que foi lançado, em novembro de 2022, pela OpenAI - um grande laboratório de pesquisa em inteligência artificial e que vem movimentando muitas discussões sobre o uso da Inteligência Artificial na potencialização dos negócios nesse “boom” da transformação digital.

O ChatGPT, para quem ainda não está totalmente familiarizado com o termo, é uma ferramenta de chatbot baseada na tecnologia GPT “Generative Pre-Trained Transformer”, que é um modelo de aprendizado de máquina projetado para interagir de maneira conversacional. Isso de maneira bem mais avançada do que os tradicionais chatbots, permitindo uma alta escalabilidade do modelo de aprendizado.

Com todo esse advento, gostaria de trazer aqui alguns pontos importantes que venho observando ao ler bastante sobre o assunto e sobretudo a partir de inúmeros testes e interações que tenho tido com o uso da ferramenta.

Percebemos uma grande gama de benefícios do seu uso, como por exemplo:

  • Respostas rápidas e precisas a vários tipos de perguntas;
  • Entendimento e produção de respostas semelhantes às dadas por nós humanos;
  • Permite um forte aumento da eficiência nas empresas, devido a automatização de tarefas repetitivas e demoradas;
  • Reduz custos de mão de obra, bem como melhora a precisão, reduzindo erros e falhas operacionais;
  • Possui suporte a vários idiomas;
  • Consegue identificar informações que são potencialmente perigosas, além de spam e censura;
  • Permite uma melhor tomada de decisões, dado que é realizada uma análise numa quantidade imensa de informações em tempo real;
  • Melhora a experiência com o cliente, permitindo a criação de interações mais naturais e cada vez mais próxima de uma interação humanizada;
  • E melhor de tudo: Disponibilidade 24x7.
  • Como nem tudo são coisas boas, importante registrar também que o ChatGPT tem uma série de limitações e de pontos fracos. Podemos destacar alguns deles, como:

  • Informações que parecem plausíveis, mas são incorretas. A correção disso é um grande desafio, pois não existe a fonte da verdade absoluta;
  • Muitas frases são usadas de forma excessiva;
  • Tem muita dificuldade no entendimento de sarcasmo e ironias;
  • Tem uma capacidade ainda limitada no entendimento e na resposta a perguntas mais complexas;
  • Ainda não tem uma regulação, logo ainda não podemos considerar um conteúdo seguro;
  • Ainda existem muitas preocupações com privacidade e segurança das informações;
  • É bastante prolixo, logo as respostas tendem a serem longas, excessivamente detalhadas e abrangentes sem um poder de síntese;
  • Fica ainda muito tempo indisponível, como está sendo usado de forma maciça, em vários horários durante o dia o sistema fica fora do ar;
  • Além disso, sabemos que a solução ainda está em treinamento, logo a tendência que muitos dos pontos acima tenham ao longo do tempo uma percepção de melhora.
  • Bom, mas como nós empresas de consultoria estratégica podemos ajudar e apoiar os nossos clientes a se beneficiarem com essa tecnologia?

    São inúmeras as formas de uso e aplicabilidade nos contextos de negócios das empresas. Dada a capacidade do ChatGPT de se integrar facilmente com outras soluções de conversação, como chatbots e assistentes virtuais, podemos usar a tecnologia para atualizar rapidamente as soluções de bots existentes sem um grande investimento de tempo ou dinheiro, por exemplo. Quando somamos o uso de algoritmos de Inteligência Artificial e de diversas tecnologias de back-end, podemos acessar rapidamente bancos de dados de conhecimento do cliente e conseguir responder a consultas básicas e complexas levantadas por eles.

    O ChatGPT pode ser usado também na potencialização de áreas de negócios como: atendimento ao cliente, geração de leads, gestão de redes sociais. No comércio eletrônico, por exemplo, tem grande potencial de transformar dados em informações, traçando perfil dos consumidores, personalizando a comunicação e potencializando a experiência do usuário.

    Isso é um direcionamento inicial dos benefícios, oportunidades, limitações e aplicabilidade do ChatGPT no dia a dia das pessoas e empresas. Mas, vale ressaltar que essa solução nunca substituirá a capacidade analítica e criativa das pessoas, logo não estamos diante de um oráculo que tem todas as respostas a todas as perguntas. É preciso ter muito cuidado nessas respostas e interpretações para não cometer erros, injustiças ou até mesmo tomar decisões que podem afetar pessoas e negócios.

    A tecnologia veio de fato para ser mais uma ferramenta, mais um apoio para o fomento de negócios e sem dúvida para estamos atentos e adaptáveis a um mundo que está em constante mudança e com desafios cada vez maiores.

    GPT4

    Em tempo, no último dia 14/03 foi lançada uma nova atualização que já era bem esperada por todos - o GPT-4 - com novos e poderosos recursos e capacidades. Além de entender entradas mais complexas e ter um aumento na quantidade de caracteres, ele é muito mais seguro de usar.

    O modelo agora aceita, além de textos, imagens (desde esboços feitos a mão, até uma captura de telas) e vídeos. Essa nova versão é considerada 10x mais avançada que a versão 3.5. 

    Estou muito ansioso em poder usar e explorar mais essa versão e trazer em breve novas atualizações.

    Ah! E na produção desse texto, não foi usado o ChatGPT, rs!

    * Ricardo Bruno é diretor de inovação e transformação digital na SIS Innov & Tech, certificado em BCS Artificial Intelligence Foundation pela EXIN.

    Para mais informações sobre ChatGPT clique aqui...

    Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

    Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

    Fonte: Nova PR



    Logística e Inteligência Artificial: 5 maneiras para mudar o setor

    A jornada de uma encomenda do centro de distribuição até a casa dos consumidores é mais longa do que apenas o trajeto em rua.

    Autor: Marcos Villela Hochreiter

    Logística e Inteligência Artificial: 5 maneiras para mudar o setor

    IA quer resolver os seus problemas e “prever” o que você deseja

    Imagine-se buscando em uma loja virtual uma roupa nova para um jantar.

    Autor: Jonatas Leandro

    IA quer resolver os seus problemas e “prever” o que você deseja

    Agilidade na era da IA impulsiona respostas mais rápidas a favor dos clientes

    Ser ágil, inovador e com foco no cliente é o que diferencia os líderes dos demais no mundo corporativo atual.

    Autor: Viviani Barcellos

    Agilidade na era da IA impulsiona respostas mais rápidas a favor dos clientes

    A IA e os perigos da robotização

    É importante fugir da robotização, pois ela reduz a amplitude do ser humano.

    Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

    A IA e os perigos da robotização

    O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

    A evolução tecnológica tem desempenhado um papel fundamental em diversos setores, e a área da saúde não é exceção.

    Autor: Marco Aulicino

    O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

    Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

    Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

    Autor: Celso Hartmann


    O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

    As mudanças climáticas têm sido um desafio para especialistas que buscam fórmulas de mitigação desta emergência global.

    Autor: Marcos Pinotti

    O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

    IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

    Cada vez mais a Inteligência Artificial se torna uma ferramenta essencial para profissionais de Social Media.

    Autor: Vinícus Taddone

    IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

    A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

    Em 2024, a ênfase na implementação de várias camadas de proteção, como antivírus corporativos, firewalls e backups em nuvem.

    Autor: Osmir Mormito

    A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

    O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite

    Processo que chegava a demorar 15 dias foi encurtado para 24h. Agilidade proporciona a redução de 30% a 50% a utilização de antibióticos.

    Autor: Divulgação

    O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite

    Os próximos passos da Inteligência Artificial

    É necessário tomar medidas para gerenciar riscos, compreender a complexidade e dimensionar o impacto da IA nos negócios.

    Autor: Cesar Ripari

    Os próximos passos da Inteligência Artificial

    Quando deve usar a IA no local de trabalho?

    Um impressionante 80% das empresas planejam integrar chatbots até 2020.

    Autor: Divulgação

    Quando deve usar a IA no local de trabalho?