Portal O Debate
Grupo WhatsApp

ChatGPT vira ferramenta para facilitar a detecção de fraudes em seguros

ChatGPT vira ferramenta para facilitar a detecção de fraudes em seguros

20/07/2023 Paulo Cesar Pissardo

As fraudes geram perdas anuais em torno de US$ 50 bilhões.

ChatGPT vira ferramenta para facilitar a detecção de fraudes em seguros

A ascensão da popularidade do ChatGPT trouxe à tona a discussão sobre sua aplicação, o papel da inteligência artificial generativa (IAG) e o quanto ela, de fato, é benéfica para os negócios e para todos aqueles que a manuseiam. O fato é que quando se trata do ambiente corporativo, a inteligência artificial (IA) tem funções de extrema importância e, na maioria das vezes, cruciais para o sucesso dos negócios.

Embora o setor de seguros seja uma parte vital da economia global há séculos, fornecendo a indivíduos e empresas proteção financeira contra riscos imprevistos, a indústria permaneceu relativamente inalterada em termos de seus principais processos e interações com os clientes. As metas para o setor de aumentar em 20% a parcela da população atendida e alcançar 10,1% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro até 2030, divulgada durante o lançamento do Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros (PDMS), ampliam a necessidade de tornar seus processos mais ágeis e eficientes.

Alterações significativas para acelerar o desenvolvimento das indústrias de seguros são oferecidas por tecnologias avançadas como IA, aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural (PNL). Este é o caso do ChatGPT, uma ferramenta de processamento de PNL que utiliza IA para gerar respostas semelhantes às humanas a partir da entrada de texto ou voz, que pode ser usado para melhorar e agilizar processos, concentrando-se em áreas-chave, como avaliação de riscos, atendimento ao cliente e detecção de fraudes.

Apesar de o ano de 2022 ter sido marcado pela maior procura por produtos oferecidos pelas seguradoras, avançando em arrecadação em 16,2% em relação ao ano anterior, com mais de R$ 355,9 bilhões arrecadados (sem Saúde e sem DPVAT), é necessário um equilíbrio quando pensamos nas perdas por fraudes. A fraude de seguros ainda é uma questão significativa que custa à indústria mundial bilhões de dólares anualmente. Tanto é que, segundo relatório divulgado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), no 1º semestre de 2021, 15,6% dos sinistros registrados no país foram classificados como suspeitos – e o valor das fraudes comprovadas neste período somam R$ 349,3 milhões.

Quando olhamos para a América Latina, o cenário é o mesmo: conforme análise da Federação Interamericana de Empresas e Seguros (Fides), as fraudes em seguros na região geram perdas anuais em torno de US$ 50 bilhões – e o país da região que lidera o ranking é a Argentina, enquanto o Brasil se mantém na média dos 18 países associados.

Um dos processos que visam mitigar esses índices é a validação de identidade, pois, assim, a seguradora consegue verificar os dados relacionados àquele cliente, como documentos, dados cadastrais e dados biométricos para prevenir que fraudadores não tenham acesso aos produtos e serviços da companhia. O Brasil possui um alto índice de fraude de identidade. Segundo estudo da Serasa Experian, os brasileiros sofreram quase 3,9 milhões (3.879.869) de tentativas de fraude de identidade em 2022, o que representa, em média, 1.506 tentativas por mês a cada um milhão de habitantes.

As seguradoras tradicionalmente contam com profissionais dedicados a identificar e investigar alegações suspeitas para combater fraudes. Contudo, esse processo é caro e demorado, e nem sempre é efetivo para punir os fraudadores. Como a fraude em seguros é um problema complexo, ela requer uma aproximação sofisticada para detecção. Os fraudadores são muitas vezes hábeis em disfarçar suas atividades e modificam constantemente seus padrões de atuação, tornando difícil para o investigador identificar alegações suspeitas.

A grande vantagem do ChatGPT é sua capacidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real e identificar padrões e anomalias com alto grau de precisão ajudando as empresas a tomar medidas imediatas para proteger seus clientes e ativos. Isso pode incluir o exame de comunicação escrita ou verbal em busca de sinais de engano, como inconsistências em histórias ou padrões de linguagem específicos comumente associados à desonestidade. O emprego dessas tecnologias em processos de análise, por sua vez, permite às seguradoras liberar os profissionais que atuam na investigação de fraudes para focarem em casos mais complexos.

Outro benefício é que a detecção de fraudes com antecedência possibilita às seguradoras minimizar as interrupções e as inconveniências que a fraude causaria aos legítimos segurados. O monitoramento contínuo dos fluxos de dados e a atualização das avaliações de risco em tempo real permitem, também, que as empresas ajustem indenizações e forneçam recomendações personalizadas de produtos, garantindo que os clientes recebam as opções de cobertura mais relevantes com base em suas necessidades e preferências exclusivas.

Apesar de o ChatGPT ter o potencial de abalar significativamente o setor de seguros, melhorando a avaliação de riscos, aprimorando o atendimento ao cliente e combatendo a fraude, é crucial que as seguradoras abordem os desafios e considerações éticas associados à implementação dessa tecnologia. A extensa análise de dados exigida pela ferramenta levanta, por exemplo, preocupações sobre privacidade e segurança de dados. As seguradoras devem garantir a adesão aos regulamentos de proteção de dados para manter a confiança do cliente. Ao fazer isso, o setor de seguros pode aproveitar o poder da inteligência generativa para aumentar a eficiência, melhorar a experiência do cliente e reduzir custos, impulsionando a inovação e o crescimento.

* Paulo Cesar Pissardo, engenheiro pela Universidade Paulista (UNIP) com MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA), atua há 22 anos no setor de TI, ocupando, desde 2021, a posição de Diretor de Seguros Brasil na GFT Technologies.

Para mais informações sobre fraudes em seguros clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: ADS Brasil



A IA e os perigos da robotização

É importante fugir da robotização, pois ela reduz a amplitude do ser humano.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

A IA e os perigos da robotização

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

A evolução tecnológica tem desempenhado um papel fundamental em diversos setores, e a área da saúde não é exceção.

Autor: Marco Aulicino

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

Autor: Celso Hartmann


O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

As mudanças climáticas têm sido um desafio para especialistas que buscam fórmulas de mitigação desta emergência global.

Autor: Marcos Pinotti

O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

Cada vez mais a Inteligência Artificial se torna uma ferramenta essencial para profissionais de Social Media.

Autor: Vinícus Taddone

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

Em 2024, a ênfase na implementação de várias camadas de proteção, como antivírus corporativos, firewalls e backups em nuvem.

Autor: Osmir Mormito

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite

Processo que chegava a demorar 15 dias foi encurtado para 24h. Agilidade proporciona a redução de 30% a 50% a utilização de antibióticos.

Autor: Divulgação

O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite

Os próximos passos da Inteligência Artificial

É necessário tomar medidas para gerenciar riscos, compreender a complexidade e dimensionar o impacto da IA nos negócios.

Autor: Cesar Ripari

Os próximos passos da Inteligência Artificial

Quando deve usar a IA no local de trabalho?

Um impressionante 80% das empresas planejam integrar chatbots até 2020.

Autor: Divulgação

Quando deve usar a IA no local de trabalho?

As profissões que usarão a Inteligência Artificial em 2024

Tecnologia ajuda na redução de tempo de tarefas básicas.

Autor: Divulgação

As profissões que usarão a Inteligência Artificial em 2024

Por que a inteligência artificial deveria importar para você?

A inteligência artificial (IA) desempenha um grande papel na transformação do mundo.

Autor: João Paulo Tavares

Por que a inteligência artificial deveria importar para você?

Conheça o FinGPT, a IA para o mercado financeiro

o FinGPT tem uma abordagem centrada em dados, fornecendo aos pesquisadores recursos acessíveis e transparentes para o desenvolvimento dos seus LLMs.

Autor: Paulo Watanave

Conheça o FinGPT, a IA para o mercado financeiro