Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Fenômeno ChatGPT – nem tudo o que parece é

Fenômeno ChatGPT – nem tudo o que parece é

10/04/2023 Eduardo Augusto

É de extrema importância reconhecer a nova era, as mudanças e se adaptar, a tecnologia não é fim, é o meio.

Fenômeno ChatGPT – nem tudo o que parece é

Considerado um fenômeno pela velocidade com que conquistou muitos usuários, o popular chatbot da OpenAI, o ChatGPT, se tornou o aplicativo de crescimento mais rápido da história, após atingir a marca de 100 milhões de usuários ativos mensais, em janeiro deste ano, segundo informações do banco suíço UBS.  

De acordo com o relatório que destaca dados da empresa de análise, Similar Web, apenas no mês de janeiro a ferramenta teve cerca de 13 milhões de usuários ativos, mais que o dobro de dezembro de 2022. 

Para muitos entusiastas a ferramenta marca uma nova era da Inteligência Artificial (IA) e na tecnologia de linguagens. Por outro lado, existe uma grande gama de pessoas que têm questionado a tecnologia, afinal, estaria o homem criando uma máquina para substituir a capacidade humana de pensar, criar e gerir seus negócios?

Enquanto uns apreciam o ChatGPT outros [os críticos] questionam sua limitação e baixa criatividade. Assim como os humanos a IA comete erros, pois apresenta informações ultrapassadas, contudo, existe uma harmonia entre a soma da IA e do humano. 

Se para as grandes empresas a tecnologia é limitada, de baixo potencial e  inacabada, para os pequenos e médios negócios pode ser uma revolução na forma de se comunicar com o público e vender, para estes o chatGPT é uma ferramenta genial. Além disso, trata-se de uma ferramenta em constante evolução, pois tem a capacidade de aprender rapidamente com seu uso constante.

Como todas as tecnologias, é necessário tempo de amadurecimento, e as agências têm um papel fundamental nisso, pois não é empurrando novas tecnologias para os cliente que você irá performar ou que o consumidor final dele irá se beneficiar. 

É de extrema importância reconhecer a nova era, as mudanças e se adaptar, a tecnologia não é fim, é o meio. Ela auxilia em muitas frentes, mas para que isso aconteça de forma sustentável e realista é necessário estudar suas vantagens antes de sair implementando só porque está na moda. 

A IA não vai descartar o humano, mesmo porque, como disse anteriormente, a ferramenta sozinha não faz nada, mas, ela pode ser útil em diversos processos.

Possibilidades de uso

  • Atendimento ao cliente: a ferramenta pode ser treinada para fornecer suporte e solucionar dúvidas de clientes em nome da empresa, tanto por meio de chatbots quanto por outros canais de comunicação.
  • Análise de dados: com seu conhecimento em machine learning e processamento de linguagem natural, a plataforma pode analisar grandes volumes de dados para ajudar as empresas a tomar decisões mais informadas e estratégicas.
  • Geração de conteúdo: é possível gerar conteúdo de alta qualidade para a empresa em vários formatos, como textos para blogs, descrições de produtos, e-mails, entre outros.
  • Automação de processos: pode ajudar a automatizar processos repetitivos e burocráticos, aumentando a eficiência e a produtividade da empresa.
  • Treinamento de funcionáriospode ser utilizado para treinar funcionários em diversas áreas, como atendimento ao cliente, vendas, marketing, entre outras.
  • É importante ressaltar que a lógica para o uso da IA deve ser a mesma que utilizamos quando vamos aderir ou contratar uma nova tecnologia para nossa empresa.

    Ao escolher um software de gestão que não atenda às suas necessidades específicas, você entende que isso pode resultar em uma série de problemas, como dificuldades em gerenciar os recursos da empresa, atrasos nos processos e falhas na comunicação entre as equipes.

    Ou seja, a mesma lógica pode e deve ser aplicada ao uso do chatGPT, descartá-lo antes mesmo de experimentar ou testar superficialmente é negar a evolução das tecnologias e o futuro. 

    * ​Eduardo Augusto - CEO da IDK.

    Para mais informações sobre inteligência artificial clique aqui...

    Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

    Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

    Fonte: Temma Agência - Relações Públicas e Marketing Digital



    A IA e os perigos da robotização

    É importante fugir da robotização, pois ela reduz a amplitude do ser humano.

    Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

    A IA e os perigos da robotização

    O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

    A evolução tecnológica tem desempenhado um papel fundamental em diversos setores, e a área da saúde não é exceção.

    Autor: Marco Aulicino

    O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

    Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

    Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

    Autor: Celso Hartmann


    O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

    As mudanças climáticas têm sido um desafio para especialistas que buscam fórmulas de mitigação desta emergência global.

    Autor: Marcos Pinotti

    O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

    IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

    Cada vez mais a Inteligência Artificial se torna uma ferramenta essencial para profissionais de Social Media.

    Autor: Vinícus Taddone

    IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

    A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

    Em 2024, a ênfase na implementação de várias camadas de proteção, como antivírus corporativos, firewalls e backups em nuvem.

    Autor: Osmir Mormito

    A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

    O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite

    Processo que chegava a demorar 15 dias foi encurtado para 24h. Agilidade proporciona a redução de 30% a 50% a utilização de antibióticos.

    Autor: Divulgação

    O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite

    Os próximos passos da Inteligência Artificial

    É necessário tomar medidas para gerenciar riscos, compreender a complexidade e dimensionar o impacto da IA nos negócios.

    Autor: Cesar Ripari

    Os próximos passos da Inteligência Artificial

    Quando deve usar a IA no local de trabalho?

    Um impressionante 80% das empresas planejam integrar chatbots até 2020.

    Autor: Divulgação

    Quando deve usar a IA no local de trabalho?

    As profissões que usarão a Inteligência Artificial em 2024

    Tecnologia ajuda na redução de tempo de tarefas básicas.

    Autor: Divulgação

    As profissões que usarão a Inteligência Artificial em 2024

    Por que a inteligência artificial deveria importar para você?

    A inteligência artificial (IA) desempenha um grande papel na transformação do mundo.

    Autor: João Paulo Tavares

    Por que a inteligência artificial deveria importar para você?

    Conheça o FinGPT, a IA para o mercado financeiro

    o FinGPT tem uma abordagem centrada em dados, fornecendo aos pesquisadores recursos acessíveis e transparentes para o desenvolvimento dos seus LLMs.

    Autor: Paulo Watanave

    Conheça o FinGPT, a IA para o mercado financeiro