Portal O Debate
Grupo WhatsApp

IA no Google Ads: como essa ferramenta pode revolucionar os anúncios das empresas?

IA no Google Ads: como essa ferramenta pode revolucionar os anúncios das empresas?

25/12/2023 Divulgação

Com estes algoritmos inteligentes, as empresas podem aumentar as conversões pagando muito menos pelo clique no anúncio.

IA no Google Ads: como essa ferramenta pode revolucionar os anúncios das empresas?

Toda empresa quer aparecer nos primeiros lugares de pesquisa online, e uma das melhores formas de atingir este feito é através da promoção de seus produtos ou serviços no Google Ads. Independentemente de seu porte, essa é uma ferramenta extremamente poderosa para o destaque da marca em seu segmento – a qual pode gerar resultados ainda maiores neste objetivo caso as marcas saibam utilizá-la estrategicamente e, ainda, com o apoio da inteligência artificial na elaboração das campanhas desejadas.

Não é de hoje que a IA se tornou uma enorme aliada do buscador. Afinal, o próprio formato de entradas nos leilões de classificação de um resultado de busca via anúncio utiliza mecanismos como o machine learning e outras ferramentas similares visando melhorar as ações de forma autônoma por meio da coleta e análise de dados na plataforma.

Com estes algoritmos inteligentes, as empresas podem aumentar as conversões pagando muito menos pelo clique no anúncio, uma vez que conseguirão compreender com maior assertividade o comportamento e as preferências dos usuários, para que possam adaptar estratégias e, com isso, obter um maior retorno sobre o investimento feito, melhor classificação nos anúncios e uma maior otimização dos reforços nessa tarefa.

Em 2022, como exemplo, dados divulgados pela própria gigante de tecnologia mostraram que os serviços de suas plataformas de busca, publicidade, vídeos e similares, movimentaram cerca de R$ 153 bilhões na economia brasileira – considerando, dentre tantos fatores, o retorno que as empresas obtiveram para seus negócios através dos investimentos destinados a essas ferramentas.

Por mais que toda nova feature feita no Google Ads acabe sendo implementada em outros países, como os Estados Unidos, para que apenas depois chegue aqui, a maior parte das features relacionadas à inteligência artificial no Google Ads já estão em pleno funcionamento, o que facilita que as empresas, seja qual for seu tamanho ou segmento, possam iniciar essa estratégia e colher excelentes resultados com essa ferramenta.

No entanto, é necessário destacar certos pontos de atenção importantes que devem ser levados em consideração nessa jornada – especialmente, a necessidade de validar a aplicação desta ação de acordo com o orçamento corporativo, assim como a mensuração dos resultados obtidos através das ações de IAs. Afinal, toda estratégia colocada em prática deve ser acompanhada em tempo real, mensurando o que for conquistado com as funcionalidades dispostas por essa tecnologia. Assim, se algo precisar ser reajustado, as companhias poderão tomar essa decisão com maior velocidade e segurança.

São diversas as possibilidades de aplicação da IA no Google Ads, assim como os benefícios a serem adquiridos pelos empreendimentos em prol de uma análise mais robusta do comportamento dos usuários com a marca, ajuste em tempo real dos anúncios com base nestas informações obtidas e criação de métodos mais dinâmicos visando a otimização e maximização de tudo que for feito no buscador.

Aquelas que investirem nessa estratégia, certamente, poderão conquistar feitos excelentes para uma maior eficiência, escalabilidade e confiabilidade. Mas, esse é um caminho que deve ser trilhado sempre com o pé no chão – até porque, nem todo recurso poderá ser vantajoso para os seus objetivos. Cada empresa possui suas próprias necessidades, as quais devem ser analisadas juntamente à sua realidade para que consigam fazer o melhor uso possível da IA no Google Ads e, com isso, alavancar sua posição na plataforma perante seu crescimento e destaque competitivo.

* Renan Cardarello é CEO da iOBEE, ecossistema de soluções em marketing digital e tecnologia.

Para mais informações sobre Google clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Informa Mídia



A IA e os perigos da robotização

É importante fugir da robotização, pois ela reduz a amplitude do ser humano.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

A IA e os perigos da robotização

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

A evolução tecnológica tem desempenhado um papel fundamental em diversos setores, e a área da saúde não é exceção.

Autor: Marco Aulicino

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

Autor: Celso Hartmann


O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

As mudanças climáticas têm sido um desafio para especialistas que buscam fórmulas de mitigação desta emergência global.

Autor: Marcos Pinotti

O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

Cada vez mais a Inteligência Artificial se torna uma ferramenta essencial para profissionais de Social Media.

Autor: Vinícus Taddone

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

Em 2024, a ênfase na implementação de várias camadas de proteção, como antivírus corporativos, firewalls e backups em nuvem.

Autor: Osmir Mormito

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite

Processo que chegava a demorar 15 dias foi encurtado para 24h. Agilidade proporciona a redução de 30% a 50% a utilização de antibióticos.

Autor: Divulgação

O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite

Os próximos passos da Inteligência Artificial

É necessário tomar medidas para gerenciar riscos, compreender a complexidade e dimensionar o impacto da IA nos negócios.

Autor: Cesar Ripari

Os próximos passos da Inteligência Artificial

Quando deve usar a IA no local de trabalho?

Um impressionante 80% das empresas planejam integrar chatbots até 2020.

Autor: Divulgação

Quando deve usar a IA no local de trabalho?

As profissões que usarão a Inteligência Artificial em 2024

Tecnologia ajuda na redução de tempo de tarefas básicas.

Autor: Divulgação

As profissões que usarão a Inteligência Artificial em 2024

Por que a inteligência artificial deveria importar para você?

A inteligência artificial (IA) desempenha um grande papel na transformação do mundo.

Autor: João Paulo Tavares

Por que a inteligência artificial deveria importar para você?

Conheça o FinGPT, a IA para o mercado financeiro

o FinGPT tem uma abordagem centrada em dados, fornecendo aos pesquisadores recursos acessíveis e transparentes para o desenvolvimento dos seus LLMs.

Autor: Paulo Watanave

Conheça o FinGPT, a IA para o mercado financeiro