Portal O Debate
Grupo WhatsApp

IA para o mercado financeiro

IA para o mercado financeiro

01/06/2023 Gabriel Gianecchini

Tecnologia para a nova era de investimentos.

IA para o mercado financeiro

A inteligência artificial tem se tornado um assunto cada vez mais polêmico, causando reações que vão do entusiasmo ao pânico. Mas, não podemos negar que em diversos casos ela é uma tecnologia que pode auxiliar milhões de usuários das mais diversas maneiras. Quem lida com investimentos financeiros, por exemplo, são pessoas que vêm tendo proveito da IA, inclusive do ponto de vista profissional, há um bom tempo. Sistemas de negociação automatizados existem desde a década de 1970 e, com a internet, investidores acessam dados de mercado em tempo real desde meados de 1990. Contudo, além de ser uma tendência, plataformas inteligentes estão cada vez mais humanizadas no sentido de oferecer análises e recomendações com linguagem amigável e inclusiva. 

O mercado financeiro vem passando por uma revolução tecnológica, que está mudando completamente a forma como os investidores administram suas carteiras. Essa transformação vem sendo impulsionada por avanços imensos em áreas como inteligência artificial, big data, digitalização de transações, análise e machine learning, que estão ajudando a tornar o universo financeiro mais eficiente e acessível do que nunca. Com a profusão dos influenciadores e coachs de investimento, e mesmo entre os mais experientes e profissionais, a inteligência artificial para investimentos vem se mostrando uma aliada indispensável, detectando comportamentos nocivos e apontando correções de rota, a fim de prevenir perdas milionárias causadas por decisões erradas, ou opiniões enganosas. Administradores de patrimônio, corretores e banqueiros de investimento conseguem atualmente tomar as melhores decisões de maneira assertiva para seus clientes com o uso de ferramentas digitais simples.

Vale destacar, entretanto, que sempre haverá algum risco envolvido, uma vez que nenhuma ferramenta de inteligência artificial consegue prever o sentimento e a emoção humanas - se isso existisse, os melhores desenvolvedores de TI criariam robôs para ficar investindo em benefício próprio, com 100% de acerto, o que é impossível. Até porque a tecnologia vem para ajudar, mas não para prever o mercado, pois a mente por trás da IA é humana.

Nesta nova realidade, o recente aumento na disponibilidade de dados e o desenvolvimento de algoritmos sofisticados permitiram que os investidores, do leigo ao experiente, tomassem decisões com mais embasamento. As recomendações são definidas a partir de análises de dados, que tem por critério os números mostrados pelas próprias empresas em seus balanços financeiros. Esses sistemas inteligentes coletam informações, os interpretam e os traduzem, resultando em um material de compreensão muito mais fácil do que os tradicionais relatórios e balanços financeiros. Com isso, investidores podem ter uma compreensão clara do mercado nos mínimos detalhes, seja em qual área de atuação, região ou tipo de indústria se queira investir, sinalizando as posições de compra, venda ou manutenção das ações com maior precisão e exatidão, reduzindo o risco de perdas. 

As plataformas de negociação on-line não substituirão os traders, mas facilitam para os investidores a compra e venda de ações, títulos e outros ativos, enquanto os consultores robóticos fornecem consultoria de investimento personalizada e serviços de gerenciamento de portfólio. Essas ferramentas permitiram aos indivíduos assumirem o controle de seus investimentos e construírem portfólios adaptados às suas necessidades individuais. Ou seja, a decisão de aceitar ou não a recomendação da máquina ainda é humana, pessoal e intransferível. 

Porém, não há dúvida de que vivemos um momento em que a inteligência artificial é a melhor amiga do investidor que deseja ter uma renda extra, mas dispõe de pouco tempo para estudar ou acompanhar o mercado. Na realidade, é o melhor momento para aprender. A tecnologia de investimento se tornará cada vez mais intuitiva e eficaz, com os investidores se tornando mais capacitados para controlar melhor seus ativos e tomar decisões mais fundamentadas. Bem-vindos à nova era dos investimentos!

* Gabriel Gianecchini é Country Manager da BrigdeWise no Brasil.

Para mais informações sobre inteligência artificial clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: NR7 Agência



Agilidade na era da IA impulsiona respostas mais rápidas a favor dos clientes

Ser ágil, inovador e com foco no cliente é o que diferencia os líderes dos demais no mundo corporativo atual.

Autor: Viviani Barcellos

Agilidade na era da IA impulsiona respostas mais rápidas a favor dos clientes

A IA e os perigos da robotização

É importante fugir da robotização, pois ela reduz a amplitude do ser humano.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

A IA e os perigos da robotização

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

A evolução tecnológica tem desempenhado um papel fundamental em diversos setores, e a área da saúde não é exceção.

Autor: Marco Aulicino

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

Autor: Celso Hartmann


O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

As mudanças climáticas têm sido um desafio para especialistas que buscam fórmulas de mitigação desta emergência global.

Autor: Marcos Pinotti

O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

Cada vez mais a Inteligência Artificial se torna uma ferramenta essencial para profissionais de Social Media.

Autor: Vinícus Taddone

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

Em 2024, a ênfase na implementação de várias camadas de proteção, como antivírus corporativos, firewalls e backups em nuvem.

Autor: Osmir Mormito

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite

Processo que chegava a demorar 15 dias foi encurtado para 24h. Agilidade proporciona a redução de 30% a 50% a utilização de antibióticos.

Autor: Divulgação

O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite

Os próximos passos da Inteligência Artificial

É necessário tomar medidas para gerenciar riscos, compreender a complexidade e dimensionar o impacto da IA nos negócios.

Autor: Cesar Ripari

Os próximos passos da Inteligência Artificial

Quando deve usar a IA no local de trabalho?

Um impressionante 80% das empresas planejam integrar chatbots até 2020.

Autor: Divulgação

Quando deve usar a IA no local de trabalho?

As profissões que usarão a Inteligência Artificial em 2024

Tecnologia ajuda na redução de tempo de tarefas básicas.

Autor: Divulgação

As profissões que usarão a Inteligência Artificial em 2024

Por que a inteligência artificial deveria importar para você?

A inteligência artificial (IA) desempenha um grande papel na transformação do mundo.

Autor: João Paulo Tavares

Por que a inteligência artificial deveria importar para você?