Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os benefícios do ChatGPT na gestão de pessoas

Os benefícios do ChatGPT na gestão de pessoas

13/04/2023 Taís Rocha

Estamos vivenciando, definitivamente, a era da revolução tecnológica. Hoje, é praticamente impossível viver, trabalhar ou se relacionar sem o uso da tecnologia.

Com temas como 5G, Indústria 4.0 e inteligência artificial (IA) dominando a rotina das empresas, temos visto aumentarem os debates em torno da onda do momento, o ChatGPT, criado pela OpenAI, organização norte-americana dedicada a pesquisas envolvendo inteligência artificial, que já recebeu financiamento de diversas companhias de tecnologia.

Empresas de vários setores vêm utilizando essas ferramentas para potencializar seus negócios. E também não é de hoje que a área de Recursos Humanos tem se beneficiado da IA em seus processos seletivos, aumentando a eficiência dos resultados.

Agora, com o ChatGPT, empresas e departamentos de gestão de pessoas também podem contar com essa nova ferramenta para melhorar suas atividades, já que ela pode proporcionar diversos benefícios ao RH, por exemplo, na abertura de vagas, seleção de profissionais, entrevistas, treinamento e capacitação das equipes.

Prevejo que muitas outras atividades serão facilitadas a partir dela, afinal só estamos começando a utilizá-la. Inclusive, em se tratando de uma IA, outras melhorias também devem ser implementadas ao longo do tempo, afinal não existem limites para as inovações tecnológicas, bem como para a inteligência de quem é responsável por criar e alimentar esses sistemas, o ser humano.

Aqui no Brasil, a maioria das plataformas de currículos já colocou à disposição o ChatGPT para auxiliar no anúncio das vagas e isso é um ganho de produtividade gigantesco.

Imagine o profissional de RH fazer um anúncio que alcance o candidato com o perfil que a empresa está procurando num universo inteiro de vagas já anunciadas para aquele mesmo perfil e que teve alto engajamento? Isso é o sonho de qualquer recrutador!

A ferramenta pode auxiliar na triagem de currículos, ajudando a identificar os melhores candidatos que atendam aos pré-requisitos determinados pela vaga.

Já nas entrevistas, tanto virtuais como presenciais, o ChatGPT apoia na elaboração de perguntas pertinentes ao currículo do candidato versus o perfil da vaga.

É possível pedir para que a ferramenta elabore perguntas nas quais seja possível constatar a real experiência do candidato em determinadas funções, principalmente aquelas que têm detalhes técnicos que nem sempre são do domínio do recrutador.

E mais, com base nas respostas do candidato, o entrevistador vai fazendo novas perguntas, também elaboradas pelo ChatGPT.

Todas essas ações representam ganho de tempo e assertividade, assim como economia de recursos, garantindo processos mais rápidos e eficientes.

A IA também pode contribuir no processo de aprendizagem dos colaboradores, pois permite adaptar os treinamentos e o desenvolvimento de novas habilidades às necessidades individuais de cada profissional.

Outro grande benefício que a inteligência artificial pode trazer está relacionado à inclusão e valorização da diversidade, pois, exatamente por ser uma ferramenta tecnológica, ela está livre de preconceitos e vieses inconscientes que influenciam as decisões dos processos seletivos.

Com todas essas facilidades que passam a fazer parte do dia a dia corporativo, temos visto aumentar a demanda por habilidades digitais, que são as competências que permitem às pessoas usar a tecnologia de forma eficaz para executar suas tarefas.

Isso inclui habilidades como o uso de softwares de produtividade, ferramentas de comunicação on-line, análise de dados, programação e cibersegurança, entre outras.

Como mencionado, é inegável que empresas e pessoas estão vivenciando a era da transformação digital, o que aumenta a dependência da tecnologia.

Daí a importância do domínio das chamadas digital skills, que estão se tornando essenciais em um número cada vez maior de profissões. 

Como especialista, posso garantir aos profissionais e recém-formados que buscam sucesso e longevidade em suas carreiras que é necessário desenvolver habilidades digitais, apontadas como uma grande tendência para o futuro do mercado de trabalho.

Ao fazer isso, eles serão capazes de ampliar suas oportunidades de carreira, pois estarão mais preparados para se adaptar às novas tecnologias e às mudanças no mercado de trabalho. Justamente por isso as empresas estão em busca de candidatos com essas habilidades.

Outro ponto relevante, tanto para empresas quanto profissionais, é o aumento da produtividade. Com o domínio de ferramentas digitais, é possível realizar tarefas com mais qualidade e de forma mais rápida, o que permite dedicar o tempo liberado para outras funções e também para atividades em prol da saúde física e mental, aspectos que devem ser priorizados cada vez mais no mundo do trabalho.

Além disso, as digital skills contribuem para uma melhor tomada de decisão, já que capacitam os profissionais a coletar e analisar dados com mais eficiência, resultando em ações mais assertivas, respaldadas e conscientes.

Em síntese, os profissionais que possuem essas habilidades têm maior produtividade, são mais empregáveis e mais adaptáveis às mudanças, além de terem oportunidades melhores no mercado de trabalho.

O uso do ChatGPT tem o potencial de transformar nosso setor, automatizando tarefas rotineiras e repetitivas e permitindo que os colaboradores se concentrem naquelas que requerem habilidades humanas, como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas. 

Apesar do próprio ChatGPT ser capaz de resolver problemas críticos, nós (seres humanos) ainda somos soberanos para decidir até que ponto vamos usá-lo ou não. Isso é um ponto-chave na utilização da IA.

É preciso ter consciência de que a ferramenta pode ser utilizada a nosso favor e pensar nela como um copiloto, como diz o professor Ronaldo Lemos. Dessa forma, só vamos tirar vantagens desse recurso.

Acima de tudo, é fundamental entender que, mesmo representando um avanço no mercado de trabalho, nenhuma inteligência artificial tem a capacidade de substituir a inteligência e as habilidades do ser humano.

* Taís Rocha é psicóloga e Diretora de Operações do Grupo Soulan.

Para mais informações sobre ChatGPT clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Arco W Comunicação e Design



Agilidade na era da IA impulsiona respostas mais rápidas a favor dos clientes

Ser ágil, inovador e com foco no cliente é o que diferencia os líderes dos demais no mundo corporativo atual.

Autor: Viviani Barcellos

Agilidade na era da IA impulsiona respostas mais rápidas a favor dos clientes

A IA e os perigos da robotização

É importante fugir da robotização, pois ela reduz a amplitude do ser humano.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

A IA e os perigos da robotização

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

A evolução tecnológica tem desempenhado um papel fundamental em diversos setores, e a área da saúde não é exceção.

Autor: Marco Aulicino

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

Autor: Celso Hartmann


O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

As mudanças climáticas têm sido um desafio para especialistas que buscam fórmulas de mitigação desta emergência global.

Autor: Marcos Pinotti

O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

Cada vez mais a Inteligência Artificial se torna uma ferramenta essencial para profissionais de Social Media.

Autor: Vinícus Taddone

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

Em 2024, a ênfase na implementação de várias camadas de proteção, como antivírus corporativos, firewalls e backups em nuvem.

Autor: Osmir Mormito

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite

Processo que chegava a demorar 15 dias foi encurtado para 24h. Agilidade proporciona a redução de 30% a 50% a utilização de antibióticos.

Autor: Divulgação

O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite

Os próximos passos da Inteligência Artificial

É necessário tomar medidas para gerenciar riscos, compreender a complexidade e dimensionar o impacto da IA nos negócios.

Autor: Cesar Ripari

Os próximos passos da Inteligência Artificial

Quando deve usar a IA no local de trabalho?

Um impressionante 80% das empresas planejam integrar chatbots até 2020.

Autor: Divulgação

Quando deve usar a IA no local de trabalho?

As profissões que usarão a Inteligência Artificial em 2024

Tecnologia ajuda na redução de tempo de tarefas básicas.

Autor: Divulgação

As profissões que usarão a Inteligência Artificial em 2024

Por que a inteligência artificial deveria importar para você?

A inteligência artificial (IA) desempenha um grande papel na transformação do mundo.

Autor: João Paulo Tavares

Por que a inteligência artificial deveria importar para você?