Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Rotina de empresas passa a incluir treinamento contínuo em IA

Rotina de empresas passa a incluir treinamento contínuo em IA

12/01/2024 Matheus Carmo

Educação para a inovação é fundamental para atender novas demandas de produtos, serviços e processos em evolução exponencial. inteligência artificial

Rotina de empresas passa a incluir treinamento contínuo em IA

Para equipes que trabalham em atendimentos altamente personalizados, a inteligência artificial pode ser uma ferramenta ao mesmo tempo fantástica e profundamente desafiadora. Enquanto insights podem ser inspirados pelo processamento rápido de um grande volume de dados, as equipes precisam estar preparadas para orientar as plataformas ao acolhimento da prioridade: o ser humano por trás das telas. “Muitos serviços em agências são conduzidos por e para pessoas. Assim, capacitar e empoderar o time com a IA é essencial. Não basta investir pesadamente em tecnologia se a equipe não estiver preparada e segura”, avalia Matheus Carmo, Head de Digital da EAÍ?! Content Experience, agência de live marketing focada em experiência de conteúdo.

Este ano a agência passou a empregar recursos em sessões interativas e adaptadas às especificidades de cada departamento, focando em como as ferramentas de IA podem ser integradas de maneira eficiente e inovadora em suas rotinas. Ao equipar cada colaborador com conhecimentos e habilidades práticas, a empresa pretende fortalecer sua cultura de educação continuada para favorecer tanto seus próprios processos quanto a carreira de seus profissionais, que podem atender melhor às novas demandas do setor. “Estamos em um ponto de inflexão no mercado de trabalho. Ainda não temos plena ciência das consequências deste momento disruptivo, mas é certo que no próximo ano teremos uma geração de novos profissionais saindo de instituições de ensino já imersa nesse novo paradigma. E para nos mantermos à frente, a capacitação contínua é a chave.”

Carmo, que também é responsável pela realização dos treinamentos, conta que a faísca inicial veio da própria experiência como usuário avançado das novas tecnologias. Após imersões em eventos como o SXSW, a empresa reconheceu a necessidade vital de elevar a equipe a um novo patamar tecnológico. “Ninguém fica para trás: da liderança ao operacional, todos estão no processo de aprendizagem, refletindo nossa crença na importância da compreensão homogênea da tecnologia em todos os níveis da agência.” Hoje com uma equipe global, a EAÍ?! promove debates e oficinas práticas em formato online e presencial, incentivando seus profissionais da cidade de São Paulo a estarem fisicamente com seus pares no tempo dedicado ao aprendizado.

Inteligência Artificial no dia a dia

Criadora do Incentiverso® – um ambiente virtual 3D especialmente concebido para revolucionar campanhas de incentivo com imersão e interatividade –, a EAÍ?! está colocando em teste modelos de IA para fazer análise de dados, geração de conteúdo e suporte. O Incentiverso pode ser acessado exclusivamente por meio da plataforma Genius, que possui diversas outras ferramentas para a criação e manutenção de jornadas de incentivo. "À medida que profissionais ajustam essas ferramentas à cultura, missão e aos valores da empresa, o conteúdo produzido ganha em qualidade e eficiência."

No caso das agências que trabalham com campanhas de marketing e de incentivo, a IA ajuda no desenvolvimento de campanhas altamente personalizadas. Com o auxílio de ferramentas avançadas, como o ChatGPT, é possível gerar comunicação especializada quase instantaneamente, oferecendo ao público experiências únicas em escala. Além disso, a inteligência artificial permite ajustes das políticas de incentivo em tempo real para vincular o desempenho com as preferências dos colaboradores, maximizando a motivação e a produtividade.

“Com os avanços contínuos, antecipamos uma experiência de conteúdo cada vez mais imersiva, onde algoritmos são capazes de ajustar conteúdos ao comportamento dos usuários de forma imediata. Esperamos que a adoção desses modelos torne as experiências hiper personalizadas e acessíveis a uma gama mais ampla de empresas e usuários.” Carmo alerta ainda que é crucial manter um diálogo constante e aberto sobre a tecnologia e suas implicações, buscando utilizá-la responsavelmente para ampliar a criatividade e eficiência, sempre considerando a importância da presença humana, que permanece insubstituível nas atividades de live marketing.

* Matheus Carmo, Head de Digital da EAÍ?! Content Experience.

Para mais informações sobre inteligência artificial clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: EDB Comunicação



A IA e os perigos da robotização

É importante fugir da robotização, pois ela reduz a amplitude do ser humano.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

A IA e os perigos da robotização

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

A evolução tecnológica tem desempenhado um papel fundamental em diversos setores, e a área da saúde não é exceção.

Autor: Marco Aulicino

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

Autor: Celso Hartmann


O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

As mudanças climáticas têm sido um desafio para especialistas que buscam fórmulas de mitigação desta emergência global.

Autor: Marcos Pinotti

O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

Cada vez mais a Inteligência Artificial se torna uma ferramenta essencial para profissionais de Social Media.

Autor: Vinícus Taddone

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

Em 2024, a ênfase na implementação de várias camadas de proteção, como antivírus corporativos, firewalls e backups em nuvem.

Autor: Osmir Mormito

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite

Processo que chegava a demorar 15 dias foi encurtado para 24h. Agilidade proporciona a redução de 30% a 50% a utilização de antibióticos.

Autor: Divulgação

O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite

Os próximos passos da Inteligência Artificial

É necessário tomar medidas para gerenciar riscos, compreender a complexidade e dimensionar o impacto da IA nos negócios.

Autor: Cesar Ripari

Os próximos passos da Inteligência Artificial

Quando deve usar a IA no local de trabalho?

Um impressionante 80% das empresas planejam integrar chatbots até 2020.

Autor: Divulgação

Quando deve usar a IA no local de trabalho?

As profissões que usarão a Inteligência Artificial em 2024

Tecnologia ajuda na redução de tempo de tarefas básicas.

Autor: Divulgação

As profissões que usarão a Inteligência Artificial em 2024

Por que a inteligência artificial deveria importar para você?

A inteligência artificial (IA) desempenha um grande papel na transformação do mundo.

Autor: João Paulo Tavares

Por que a inteligência artificial deveria importar para você?

Conheça o FinGPT, a IA para o mercado financeiro

o FinGPT tem uma abordagem centrada em dados, fornecendo aos pesquisadores recursos acessíveis e transparentes para o desenvolvimento dos seus LLMs.

Autor: Paulo Watanave

Conheça o FinGPT, a IA para o mercado financeiro