Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Transformação digital: seu próximo funcionário pode ser um “avatar”

Transformação digital: seu próximo funcionário pode ser um “avatar”

16/02/2023 Adriana Molha e Ana Wadovski

Como a inteligência artificial vai revolucionar a contratação de colaboradores.

Transformação digital: seu próximo funcionário pode ser um “avatar”

O ChatGPT, protótipo de chatbot com IA desenvolvido pela OpenAI e especializado em diálogo, ganhou bastante destaque nos últimos dias. Isso fez com que questões relacionadas à inteligência artificial passassem a ser o foco de discussões de diversos assuntos, incluindo o uso de avatares, função que já possui IA embutida.

Adriana Molha e Ana Wadovski, sócias-fundadoras da Go Digital Factory, empresa que desenvolve soluções para educar pessoas sobre Web3, Metaverso e a Nova Geração de Tecnologias por meio de workshops, palestras, conteúdo e podcast, acreditam que há vários desdobramentos a partir de avatares, que podem funcionar autonomamente e aprender com os próprios clientes e experiências.

Segundo Adriana, na China estão estudando uma possibilidade real de implementar os funcionários avatares, que podem aprender de uma forma muito mais rápida. “Se você colocar toda a base de conhecimento da sua empresa em uma máquina, em um dia ela aprende tudo, todos os processos e as informações. O que nós levamos anos para aprender, eles levam uma hora”, explica.

Um levantamento da Page Personnel, consultoria global de recrutamento para cargos de nível técnico e suporte à gestão, aponta que nove em cada dez profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental. Cerca de 90% dos colaboradores são desligados das empresas por conduta inesperada ou inapropriada. Nesse sentido, a contratação de avatares evitaria esse tipo de problema.

Para Ana, atualmente, a grande maioria das profissões poderiam ser substituídas por funcionários avatares. “A inteligência artificial vai potencializar a criatividade, mas nunca assumir esse papel, afinal, a IA só consegue criar a partir de dados, naturais ou artificiais. No entanto, é preciso tomar cuidado, porque se você acha que é impossível ser substituído ou trocado por um robô, é melhor começar a se preocupar”, afirma.

Além de funcionários, os avatares cada vez mais têm sido utilizados por marcas com o objetivo de promover interação com as pessoas. Um dos maiores exemplos dessa estratégia é da loja Magazine Luiza, que criou a ‘Lu do Magalu’. Essa avatar atua como influenciadora digital virtual, por meio de perfis nas redes sociais, alavancando assim a estratégia de marketing da marca.

De acordo com as sócias-fundadoras, os assistentes virtuais são ferramentas que estão presentes no cenário da tecnologia desde a Web2 e por isso estão com protagonismo tão significativo na Web3. “Os avatares estão mostrando para as empresas que são uma opção viável e funcional de contratação para várias funções, ou seja, podem ser o funcionário que todo chefe sempre sonhou”, finaliza Adriana.

* Adriana Molha e Ana Wadovski, sócias-fundadoras da Go Digital Factory.

Para mais informações sobre Transformação digital clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Seven PR



A IA e os perigos da robotização

É importante fugir da robotização, pois ela reduz a amplitude do ser humano.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

A IA e os perigos da robotização

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

A evolução tecnológica tem desempenhado um papel fundamental em diversos setores, e a área da saúde não é exceção.

Autor: Marco Aulicino

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

Autor: Celso Hartmann


O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

As mudanças climáticas têm sido um desafio para especialistas que buscam fórmulas de mitigação desta emergência global.

Autor: Marcos Pinotti

O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

Cada vez mais a Inteligência Artificial se torna uma ferramenta essencial para profissionais de Social Media.

Autor: Vinícus Taddone

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

Em 2024, a ênfase na implementação de várias camadas de proteção, como antivírus corporativos, firewalls e backups em nuvem.

Autor: Osmir Mormito

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite

Processo que chegava a demorar 15 dias foi encurtado para 24h. Agilidade proporciona a redução de 30% a 50% a utilização de antibióticos.

Autor: Divulgação

O uso da inteligência artificial para ajudar o produtor de leite

Os próximos passos da Inteligência Artificial

É necessário tomar medidas para gerenciar riscos, compreender a complexidade e dimensionar o impacto da IA nos negócios.

Autor: Cesar Ripari

Os próximos passos da Inteligência Artificial

Quando deve usar a IA no local de trabalho?

Um impressionante 80% das empresas planejam integrar chatbots até 2020.

Autor: Divulgação

Quando deve usar a IA no local de trabalho?

As profissões que usarão a Inteligência Artificial em 2024

Tecnologia ajuda na redução de tempo de tarefas básicas.

Autor: Divulgação

As profissões que usarão a Inteligência Artificial em 2024

Por que a inteligência artificial deveria importar para você?

A inteligência artificial (IA) desempenha um grande papel na transformação do mundo.

Autor: João Paulo Tavares

Por que a inteligência artificial deveria importar para você?

Conheça o FinGPT, a IA para o mercado financeiro

o FinGPT tem uma abordagem centrada em dados, fornecendo aos pesquisadores recursos acessíveis e transparentes para o desenvolvimento dos seus LLMs.

Autor: Paulo Watanave

Conheça o FinGPT, a IA para o mercado financeiro