Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Materiais inusitados dão o tom à moda

Materiais inusitados dão o tom à moda

26/09/2013 Caroline Demolin - Personal Stylist e Consultora de Moda

O PVC invade as coleções dos pés à cabeça.

A utilização de matérias-primas pouco convencionais tem demonstrado, ao longo da história da moda, que desperta um interesse particular do público e cria um diferencial dentro do mercado.

Mesmo que, inicialmente, seu uso tenha advindo de uma necessidade de substituição de material devido à escassez dos tradicionais, como a madeira, borracha e aço, que estavam destinados à fabricação de utensílios bélicos, a criatividade dos estilistas posta em ação trouxe resultados surpreendentes.

Salvatore Ferragamo, ícone na criação de calçados, conseguiu driblar a carência de suprimentos durante a Segunda Guerra Mundial, ao se deparar com a embalagem de um bombom e enxergar bem à frente suas inúmeras possibilidades.

Outra grande inovação do criador italiano foi substituir os saltos finos que precisavam de uma peça de aço no seu interior para dar resistência aos mesmos, por um soldado que preenchesse todo o espaço entre a planta do pé e o calcanhar e fosse de um material mais leve, no caso o escolhido foi a cortiça, dando início à moda dos sapatos Anabela.

Paco Rabanne, estilista espanhol, em 1966 lançou uma coleção de doze vestidos confeccionados com placas e discos plásticos ligados através de argolas de metal. Completamente inovadora para a época, esta coleção se tornou símbolo da capacidade inventiva de seu criador.

Miuccia Prada durante toda sua carreira tem valorizado o emprego de materiais inovadores, acreditando ser uma das ricas fontes de inovação na moda. A sua bolsa-mochila desenvolvida em nylon, tecido usado na fabricação de barracas e paraquedas, causou estranheza num primeiro momento e quase chegou a ser abortada da linha de produção, mas Miuccia se manteve firme à sua crença e deu sequencia ao modelo que acabou se tornando ícone da marca Prada.

Atualmente, um material inusitado voltou à cena fashion, o PVC ou Vinil. Derivado de petróleo, feito a partir do processo de polimerização, ele possui características únicas que possibilitam inúmeras intervenções criativas como a adição de corantes e resinas, que fazem com que o PVC adquira graus diversos de rigidez, cores e efeitos de transparência e opacidade. Também por ser atóxico, o PVC pode ser usado na confecção de roupas, bolsas e calçados.

A marca italiana Furla desenvolveu uma linha inteira de bolsas de PVC, à qual denominou Candy Bags. Algumas bolsas são totalmente transparentes, outras possuem uma transparência colorida, outras são opacas, algumas ganham o brilho do glitter e há ainda modelos que agregam outros materiais como couro. Estas bolsas, por si só, conferem um toque vanguardista aos looks e conjugam bem com vários estilos de roupas.

Dos pés à cabeça, Valentino expandiu sua linha studded, que traz spikes aplicados, e mixou ao vinil na criação de um trench-coat que irá roubar a cena da roupa que estiver por baixo, apesar de ser totalmente transparente.

As coleções de Primavera 2014, que estão sendo desfiladas no hemisfério norte, colocaram na passarela peças criadas com o vinil translúcido e colorido. O estilista Prabal Gurung fez um trabalho de estamparia sobre o PVC e misturou com tecidos nobres. O resultado foi surpreendente!

* Caroline Demolin é Consultora de Moda



Os benefícios de uma imagem positiva para os seus relacionamentos

É preciso primeiro que você esteja bem para poder ficar bem com outro, e sua imagem pode ajudar muito nessa questão!

Os benefícios de uma imagem positiva para os seus relacionamentos

As empresas querem conhecer você

Veja como sua imagem pode ser seu diferencial no mercado profissional.

As empresas querem conhecer você

Como viver uma relação saudável com seu corpo

Cada pessoa vive uma relação única com o seu corpo e que está intimamente ligada à sua autoimagem.

Como viver uma relação saudável com seu corpo

O valor da sua imagem para sua vida profissional

E o que é essa informação visual?

O valor da sua imagem para sua vida profissional

Dica fácil para melhorar sua imagem e sua autoestima

Uma simples ação pode desencadear um processo de melhoria significativa na sua imagem e consequentemente na sua autoestima.

Dica fácil para melhorar sua imagem e sua autoestima

Como viver sua melhor versão

Quando alinhamos nosso interior e nosso exterior, e nos percebemos de maneira congruente com nossa identidade vivemos então nossa melhor versão!


Dicas para sua imagem fortalecer o conteúdo das suas lives e vídeos

Separe as referências que poderão ser citadas ou que apenas servirão de embasamento.

Dicas para sua imagem fortalecer o conteúdo das suas lives e vídeos

5 dicas para tornar seu Home Office Produtivo

Se adaptar a novas situações é necessário e nos leva a novas oportunidades.

5 dicas para tornar seu Home Office Produtivo

Momento para voltar para dentro

A situação da saúde mundial pede recolhimento, uma questão de segurança de empatia com o outro.


3 Pontos-chaves num look masculino

Os homens costumam ter um perfil prático e objetivo, mas não menos charmosos e bem elaborados são seus looks.

3 Pontos-chaves num look masculino

A beleza de ser quem você é

São tantos assuntos que quero colocar aqui, mas no meio de muito trabalho eles acabaram ficando no campo das ideias!

A beleza de ser quem você é

Os lenços de seda pintados à mão em Québec

Duas coisas que eu amo: viagem e moda! E quando elas se encontram, casualmente então, são momentos especiais!

Os lenços de seda pintados à mão em Québec