Portal O Debate
Grupo WhatsApp

3 razões para investir em marketing para indústria

3 razões para investir em marketing para indústria

29/04/2020 Divulgação

O marketing industrial é uma ferramenta de extrema importância para realizar pesquisas de mercado, análises, testes e, consequentemente, buscar as soluções estratégicas mais eficientes para a sua marca.

3 razões para investir em marketing para indústria

Para se ter uma ideia, a indústria representa cerca de 12% do PIB nacional e se destaca como o segmento com maior participação na economia global. Por isso, o marketing industrial é fundamental para que a indústria continue crescendo de forma contínua.

Por isso, ao longo deste artigo você vai entender como a aplicação do marketing industrial pode levar a sua organização a outro patamar. Boa leitura!

O que é marketing industrial?

O marketing industrial abrange o conceito B2B (Business to Business). No entanto, a sua base está diretamente relacionada ao marketing digital, que consiste nos seguintes aspectos: promover uma marca, atrair e fidelizar clientes.

Entretanto, o marketing industrial atende a um público diferente. E, por isso, deve desenvolver estratégias inteligentes para a geração de leads, criação de oportunidades de placa de circuito impresso dupla face, atendimento e experiência do cliente.

O ambiente virtual é fundamental para o segmento industrial, e vem conquistando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Afinal, com a evolução da internet e o fácil acesso a informação, o consumidor B2B está cada vez mais exigente.

De acordo com um estudo apresentado pelo Google, cerca de 89% dos compradores B2B pesquisam por fornecedores na internet e, costumam a avaliar as marcas e buscar por manifestações negativas.

Dessa forma, a aplicação do marketing industrial, a presença digital e o relacionamento próximo com o público-alvo são cada vez mais importantes para potencializar uma marca no mercado.

Por que investir em marketing industrial?

O marketing transformou o segmento industrial. Aliás, essa ferramenta passou a levar em conta as métricas fornecidas pelo marketing digital para auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

Com esse cenário, podemos destacar as 3 principais vantagens que o marketing digital trouxe para a indústria. Ficou interessado? Acompanhe!

1. Atualização de clientes

Uma das principais vantagens do marketing industrial é a atualização da carteira de clientes. Ou seja, com a utilização da ferramenta correta, é possível coletar informações a respeito do público-alvo e, consequentemente, gerar novos leads.

Além disso, o marketing industrial é valioso para segmentar e traçar o perfil do cliente ideal para a sua marca. Isto é: reter dados e informações, criar ações direcionadas e identificar o público que realmente se interessa por suas soluções, mesmo que seja por piso de concreto, por exemplo. 

2. Relacionamento com o público-alvo

Outro aspecto fundamental para a construção do marketing industrial é a presença digital. Afinal, grande parte dos consumidores são digitais e, sendo assim, tornou-se imprescindível manter a comunicação por meio desses canais.

Nesse sentido, com a utilização das redes sociais, blog, sites, entre outros canais, é possível interagir, tirar dúvidas, atender as solicitações e resolver problemas, promovendo um contato personalizado e uma experiência capaz de fortalecer a sua marca.

3. Posicionamento no Google

O bom posicionamento no Google é responsável por proporcionar visibilidade a sua marca, alcance e por gerar trafego no seu blog corporativo.

Com a aplicação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), é possível posicionar a sua página nos primeiros resultados dos mecanismos de buscas, como por exemplo, o Google.

Além disso, com um bom posicionamento virtual, a sua marca é vista como referência e autoridade no assunto.

Como aplicar o marketing industrial?

Agora que você já conhece as vantagens do marketing industrial, vamos entender como aplicá-lo na sua indústria:

- Utilize as técnicas de SEO, analisando as necessidades do seu público-alvo;

- Crie conteúdo relevante e que tenha relação com o seu segmento, como molde de injeção plástica, para o seu blog, site ou redes sociais;

- Foque em estratégias do marketing digital, como e-mail marketing;

Dessa forma, é possível mensurar os resultados do marketing industrial e, assim, aumentar as oportunidades do seu negócio.

E você, o que achou desse assunto? Conta pra gente! Queremos saber a sua opinião!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌



Mesmo com crise econômica e sanitária, bancos não abrem mão do aumento em tarifas

Estudo do Idec aponta que, em meio à pandemia de covid-19, qualidade de serviços piorou e houve alta migração de consumidores para bancos digitais.

Mesmo com crise econômica e sanitária, bancos não abrem mão do aumento em tarifas

Renda passiva com investimentos: como fazer o seu dinheiro render mais

A renda passiva é uma forma de você fazer com que o seu dinheiro esteja sempre rendendo.


Comércio cresce 1,2% em julho e atinge patamar recorde

Trata-se da quarta alta consecutiva do indicador.

Comércio cresce 1,2% em julho e atinge patamar recorde

Pets em condomínios comerciais

Muitas pessoas já descobriam que ter um animal é ter um companheiro de verdade, além ser um excelente meio de afastar a solidão.

Pets em condomínios comerciais

Poupança tem retirada líquida de R$ 5,467 bilhões em agosto

Em 2021, a poupança acumula retirada líquida de R$ 15,629 bilhões.

Poupança tem retirada líquida de R$ 5,467 bilhões em agosto

Fusões & Aquisições batem recorde de negócios no Brasil

Especialista analisa o bom momento do setor. Confira a entrevista!

Fusões & Aquisições batem recorde de negócios no Brasil

Empreendedorismo por meio de microfranquias é a oportunidade de crescimento do país

Quantas vezes, na escola, se estudou sobre finanças, administração ou marketing?

Empreendedorismo por meio de microfranquias é a oportunidade de crescimento do país

Docol anuncia construção de nova fábrica em MG

No seu aniversário de 65 anos, a empresa catarinense, anuncia plano de expansão de R$ 500 milhões em louças e metais sanitários.


Receita adia para 30 de setembro prazo de regularização do MEI

Data limite para não entrar na dívida ativa acabaria nesta terça-feira

Receita adia para 30 de setembro prazo de regularização do MEI

Sebrae Minas e BDMG oferecerão linhas de crédito para micro e pequenas empresas

Parceria inédita vai facilitar acesso a crédito a empreendedores mineiros.

Sebrae Minas e BDMG oferecerão linhas de crédito para micro e pequenas empresas

Percepção de valor pelo cliente. E será que cliente sabe o que ele quer?

Quanto vale a satisfação de um sonho realizado, uma experiência bem vivida, ou a cura de uma dor física ou emocional.

Percepção de valor pelo cliente. E será que cliente sabe o que ele quer?

Brasil cria 316 mil postos de trabalho formal em julho

País registra saldo positivo de 1.848.304 empregos gerados em 2021.

Brasil cria 316 mil postos de trabalho formal em julho