Portal O Debate
Grupo WhatsApp

6 dicas para aprimorar sua autoconfiança e garantir boas vendas

6 dicas para aprimorar sua autoconfiança e garantir boas vendas

21/07/2020 Dra. Cristiane Romano

Com a pandemia, quarentena e crise econômica, o consumidor se tornou mais restrito e exigente quanto à decisão de compra.

Por isso, a sua abordagem, bem como a forma de se expressar com seu cliente, poderá ser o diferencial para você se destacar e vender melhor. Parece óbvio, mas as pessoas ainda pecam nesse quesito.

E, para desenvolver esse diferencial, é fundamental ter autoconfiança, porque ninguém nasce com essa habilidade e nem a tem o tempo todo. Frequentemente, nossa autoestima é testada.

Autoconfiante, você é capaz de não recuar diante dos obstáculos, não desistir quando tudo parece conspirar contra, saber que pode melhorar suas estratégias e filtrar informações que são úteis para o seu sucesso.

Portanto, se quiser ter bons resultados nas vendas do dia dos pais (e levar o aprendizado adiante), confira as 6 dicas que irão aperfeiçoar sua autoconfiança:

Saia da sua zona de conforto

Uma das melhores maneiras para exercitar o desenvolvimento da sua autoconfiança é sair da zona de conforto. Quando você se coloca em situações desafiadoras, amplia experiências de vida, conhecimento e flexibilidade.

Em vez de resolver os problemas da sua empresa sempre com as mesmas pessoas, experimente trabalhar mais com aquele profissional que pensa diferente de você.

Busque experiências diferentes

Mude algumas das suas atitudes no dia a dia. Comece pelo prato que você pede no almoço. Deixe a escolha de sempre e opte por algo diferente, que aguce o seu desejo.

Mude o seu corte de cabelo, troque algumas peças de roupa e participe de palestras ou cursos para aumentar sua motivação. Coloque-se diante de situações que mostrarão o quanto você pode lidar com o novo.

Não guarde o desnecessário dentro de si

Experimente se expressar mais. Às vezes, guardamos dentro de nós determinados sentimentos que consomem nossa energia.

Deixamos de ter tempo para nossas atividades porque não sabemos dizer “não” para os pedidos dos outros. Por isso, coloque para fora as suas insatisfações, medos e todo o restante que não deveria estar em sua mente.

Jamais se compare com alguém

Se o seu colega de trabalho casou e fez uma festa para 200 convidados à beira-mar, não significa que você deva fazer o mesmo ou tentar ser melhor. Evite se comparar aos outros.

Realize aquilo que você deseja, busque os seus sonhos e trabalhe para torná-los realidade. Estabelecer os demais como ponto de referência é um risco muito grande para a sua autoconfiança e autoestima.

Forneça estímulos a si mesmo

Diante de situações desagradáveis ou pensamentos negativos, encontre os estímulos dentro de si para contorná-los.

Como é mais fácil nos lembrarmos das nossas vivências ruins, passamos a maior parte do tempo encontrando meios para nos criticar.

Isso faz com que a nossa autoestima seja colocada de lado. Por isso, reconheça os seus méritos e lembre-se deles nas vezes em que buscar motivos para se autodepreciar.

Treine a sua linguagem corporal

O modo como você se posiciona diante dos outros pode sinalizar muitas mensagens, como segurança, credibilidade e tranquilidade.

Da mesma maneira, pode indicar medo, nervosismo, tristeza e outros sentimentos negativos. Para evitá-los, treine a sua linguagem corporal.

Busque livros e consulte na internet blogs especializados que falem sobre o assunto. Aprenda a emitir os sinais certos nos momentos necessários e reflita quais sinais não verbais você está emitindo.

* Dra. Cristiane Romano é fonoaudióloga, mestre e doutora em Ciências e Expressividade pela USP e pós-graduada em Gestão e Estratégia de Marketing pela PUC-Minas.

 

Fonte: FGR Assessoria de Comunicação



Nível de confiança dos pequenos negócios mineiros cai em setembro

Microempreendedores apresentaram o menor índice de confiança no mês e Indústria tem a pior variação em relação a agosto.

Nível de confiança dos pequenos negócios mineiros cai em setembro

Qual o real papel das empresas?

Convido você a fazer uma reflexão sobre o tema proposto neste artigo: será a geração de lucro o real papel das empresas?

Qual o real papel das empresas?

Novo fôlego para o empresariado

As micro e pequenas empresas brasileiras chegaram perto de entrar em colapso com o início da pandemia, em março do ano passado.


Trabalho presencial: quando e como será possível?

A volta, ou não, do trabalho presencial é um dos principais temas nas instâncias diretivas das grandes empresas brasileiras.

Trabalho presencial: quando e como será possível?

Modelo híbrido é alternativa ao home office? Pela legislação não é bem assim

É preciso cuidado, pois o que se tem dentro da legislação é que esse pode ficar em até 25% da carga horária em home office.

Modelo híbrido é alternativa ao home office? Pela legislação não é bem assim

Tecnologia, home office e a transformação do mercado imobiliário

A tecnologia é uma grande aliada e uma ferramenta cada vez mais fundamental para o mercado imobiliário.

Tecnologia, home office e a transformação do mercado imobiliário

Impostômetro chega à marca de R$ 2 trilhões

Em 2020, a marca foi atingida em 22 de dezembro, informa associação de SP.

Impostômetro chega à marca de R$ 2 trilhões

Setor de food service deve movimentar R$ 167 bilhões em 2021

Enfraquecido pela pandemia, segmento de food service deve estar preparado para o boom das operações, que se dará em 2022.

Setor de food service deve movimentar R$ 167 bilhões em 2021

CNC estima faturamento recorde do varejo para o Dia das Crianças

A data é a terceira mais importante depois do Natal e do Dia das Mães.

CNC estima faturamento recorde do varejo para o Dia das Crianças

Serasa mostra que empresas pagam 51% das dívidas em até 60 dias

Dívidas recentes são recuperadas em maior número que antigas.

Serasa mostra que empresas pagam 51% das dívidas em até 60 dias

4 dicas de decoração e arquitetura para escritórios

Há tempos que o local de trabalho deixou de ser um ambiente sem graça.

4 dicas de decoração e arquitetura para escritórios

Maioria de postos de trabalho foi criada por micro e pequena empresas

No acumulado do ano, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por aproximadamente 70% dos postos de trabalho gerados no país.

Maioria de postos de trabalho foi criada por micro e pequena empresas