Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A crise como oportunidade para consolidar uma marca

A crise como oportunidade para consolidar uma marca

28/06/2020 Richie Pazetti

O mundo está mudando e passando por um processo de renovação intenso em aspectos não apenas relacionados à saúde e finanças, mas também em revisão de valores.

O “novo normal” nos convida a fazer uma reflexão sobre as nossas preferências e, também, sobre repensarmos pontos importantes que antes não eram percebidos e que terão grande importância a partir de agora.

Dados da Cushman & Wakefield apontam que cerca de 74% das empresas no Brasil estudam adotar o home office como definitivo, após a pandemia da COVID-19.

O home office, que é sinônimo de flexibilidade e inovação em tempos atuais, vai muito além das características relacionadas ao espaço e à tecnologia empregada para trabalhos remotos, mas também engloba parte de todo o processo estratégico da empresa, como por exemplo, o modo como ela deve se comunicar.

Agora mais do que nunca será preciso redefinir as questões de imagem e branding.

Independente de home office ou não, todos os negócios precisam considerar a identidade visual como fator importante e influenciador, pois aumentam significativamente a percepção de seus produtos e/ou serviços.

Mas, por que muitas marcas não conseguem se consolidar em seus mercados? Ou então, por que elas não conseguem passar a imagem que tanto precisam?

A resposta parece complexa, mas é simples: está baseada na forma como a comunicação é realizada com os seus públicos.

E, para iniciar um processo de comunicação em qualquer empresa, é preciso contemplar inicialmente a sua imagem, com a criação de uma logomarca – que deve transmitir o seu real significado – e também com a definição dos conceitos da comunicação visual.

É fato que os robôs estão dominando funções e substituindo posições de trabalho, mas para a felicidade dos nossos profissionais de criação, eles ainda são incapazes de compreender os sentimentos humanos, portanto somos insubstituíveis nesse ponto (ainda bem!).

Os brasileiros são considerados as “cabeças” mais criativas do mundo, e não podemos deixar isso passar despercebido por aqui.

A indústria da criação no Brasil cresce gradativamente e, com ela, profissionais de criação e design são capazes de desenvolver grandes maravilhas em termos de “imagem” para as empresas - seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

O trabalho de comunicação visual (ou de “imagem”, em um termo mais popular) envolve logotipos, comunicação visual, ideias, pesquisa e tendências, tendo como intuito promover estímulos visuais que criam marcas bem sucedidas e consolidadas.

Seu conceito é traduzir o significado de uma determinada empresa graficamente em desenhos, arte ou imagem, de forma simples e de fácil leitura. A final, já dizia Leonardo da Vinci: “A simplicidade é grau máximo de sofisticação”.

Hoje, investir na comunicação visual não é mais uma escolha, é uma necessidade.

O processo é detalhado, pois consiste em compreender todas as ideias que englobam o estilo e a personalidade de cada cliente, portanto, consulte sempre um profissional qualificado para tal.

* Richie Pazetti é diretor criativo na Richie Design e trabalha com design há mais de 40 anos.

Fonte: Vervi Assessoria de Imprensa



Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade