Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A polêmica sobre o uso do WhatsApp nas empresas

A polêmica sobre o uso do WhatsApp nas empresas

21/05/2019 Claudio de Moura Castro

Há riscos em distribuir tarefas para empregados por aplicativos de comunicação instantânea? Especialista em direito trabalhista responde esta e outras dúvidas.

A polêmica sobre o uso do WhatsApp nas empresas

O WhatsApp ultrapassou a marca de 120 milhões de usuários no Brasil. Fenômeno de audiência entre pessoas de todas as idades, classes sociais e regiões do País, o app também tem sido usado por muitos empregadores como meio de comunicação com seus profissionais. Mas será que existe algum risco nessa prática?

A resposta é: sim! De acordo com o advogado Cláudio de Castro, coordenador da área trabalhista do Martinelli Advogados, o uso inadequado do aplicativo pode ter consequências jurídicas.

“Embora não exista legislação específica sobre o tema, há riscos jurídicos no mundo do trabalho, especialmente sobre horário do empregado e tempo à disposição do empregador. Se o colaborador for obrigado a responder mensagens fora do horário normal de expediente, poderá requerer o pagamento de horas extras”, afirma o especialista.

Castro recomenda que o empregador tenha cautela e utilize o aplicativo de mensagens apenas durante a jornada de trabalho. “Não só isso, deve orientar os empregados de que os assuntos tratados sejam exclusivamente relacionados ao serviço. Assuntos importantes ou delicados como por exemplo cobranças, punições ou rescisões devem ser feitos, necessariamente, de modo direto entre as pessoas.”

O advogado não recomenda que aplicativos de mensagem instantânea sejam utilizados como canal oficial de contato com os colaboradores. Eles são meras ferramentas de ajuda na comunicação. Nada substitui a comunicação pessoal e direta entre patrões e empregados.

Precedentes

Segundo Cláudio de Castro, já existem decisões na Justiça do Trabalho em que empresas foram condenadas ao pagamento de horas extras pela utilização de ferramentas como e-mail ou Whatsapp após o horário de trabalho e até mesmo casos mais graves em que foram condenadas a pagar indenização por danos morais em virtude de demissão praticada por meio do aplicativo. “Em todas as situações descritas, verificamos o uso indevido da ferramenta, o que reforça a recomendação de que as empresas utilizem com cautela os aplicativos de comunicação via celular”, explica.

O coordenador da área Trabalhista de Martinelli Advogados recomenda que todos os colaboradores sejam orientados sobre o modo correto de utilização das ferramentas de comunicação. “Cada empresa poderá criar as suas próprias regras em políticas internas ou códigos de conduta. A orientação prévia sobre o uso adequado e uso proibido é fundamental para esclarecer dúvidas e evitar conflitos.”

E como mitigar os riscos?

É impossível eliminar todos os riscos, mas o advogado deixa três recomendações: manter a linguagem respeitosa das comunicações escritas; restringir os assuntos do grupo aos temas relacionados ao serviço; e observar o horário de trabalho dos colaboradores, não exigindo resposta ou retorno das mensagens fora do expediente.

Sobre o Martinelli Advogados

Fundado em 1997 em Joinville/SC, por João Joaquim Martinelli, o Martinelli Advogados se consolidou como um dos maiores escritórios do país ao unir a advocacia com a excelência em consultoria empresarial. O escritório assessora clientes em todas as áreas do Direito, como Tributário, Trabalhista, Cível e Societário. Atualmente presente em 16 cidades brasileiras, o Martinelli conta hoje com mais de 700 colaboradores.

Fonte: Textual Comunicação / Martinelli Advogados



Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Conhecer o preço ideal da hora trabalhada em seu escritório ajuda a decidir quanto cobrar e qual pode ser a margem de lucro.

Autor: Beatriz Machnick

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Em meio a um cenário empresarial dinâmico e em evolução constante, a adoção de um sistema de gestão torna-se imprescindível para garantir a eficiência operacional.

Autor: Júlio Baruchi e Rodrigo Franco

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Desde que o mundo é mundo, a felicidade sempre foi o tema da existência humana.

Autor: Nancy Quintela e Walderez Fogarolli

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?

Há duas ferramentas que são essenciais para um bom líder utilizar e ajudar a criar uma imagem positiva e forte da sua marca e negócio: o marketing e o branding.

Autor: Leonardo Chucrute

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?