Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ainda é hora de planejar 2020

Ainda é hora de planejar 2020

28/02/2020 Fernanda Rosino

O carnaval passou, o ano finalmente começou e ainda dá tempo de desenhar como será a sua atuação este ano.

O planejamento estratégico funciona como uma espécie de bússola para que toda a equipe siga em uma direção única, em busca do objetivo proposto pela empresa.

E como fazer este planejamento?

Todo planejamento começa por um bom diagnóstico. Assim como um médico que avalia seu paciente para prescrever o tratamento mais adequado, o plano estratégico de uma empresa deve ser criado de acordo com seu estado geral, levando em conta seu histórico e visão para o futuro.

Existem diversas ferramentas que podem ser usadas para o Diagnóstico. Alguns bons exemplos detalhados didaticamente no Guia da Gestão são: o Canvas, para análise do modelo de negócio, e a análise SWOT, que demonstra os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da empresa.

Com o Diagnóstico de sua empresa em mãos, é preciso definir quais os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazos. Onde a empresa quer chegar? Como estarão suas vendas? Qual será seu principal produto? Quem será seu público? Como será seu posicionamento no mercado?

A partir da definição dos objetivos estratégicos, consegue-se definir os objetivos táticos – que direcionarão a atuação da empresa em prazo menor – e então, estabelecer as metas. Metas devem ser realizadas em, no máximo, um ano e mensuráveis, para que o acompanhamento seja efetivo. O Guia da Gestão disponibiliza um infográfico que detalha o método SMART para orientar a criação de metas.

Com as metas do próximo período definidas, é chegada a hora de analisar os recursos necessários para executá-las. Recursos contemplam profissionais, parcerias, infraestrutura, finanças, ou seja, vamos definir todos os investimentos da empresa e, assim, fechar o orçamento para o próximo período.

A maioria das pequenas e médias empresas do Brasil não realiza o planejamento estratégico ou, se o fazem, não realiza todas as etapas e nem acompanha sua execução.

Montar um painel de monitoramento de todas as ações previstas no Planejamento é tão importante quanto as demais etapas realizadas. Nele, cada ação deve ter um responsável, prazo de execução e status. E, periodicamente, o responsável deve prestar contas da execução de suas atividades e resultados.

O planejamento estratégico pode ser realizado a qualquer momento, no entanto, ele se mostra mais efetivo para iniciativas de curto e médio prazos. Em um cenário de economia estável, o planejamento pode ser realizado anualmente e revisto semestralmente, para que ajustes sejam efetuados.

Se você precisa de um norte para desenvolver seu planejamento estratégico, o Guia da Gestão traz o melhor da gestão empresarial para você transformar a estratégia de sua empresa e conquistar ótimos resultados!

* Fernanda Rosino é consultora de marketing e estratégia empresarial

Fonte: Case Comunicação Integrada



Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico