Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ainda é hora de planejar 2020

Ainda é hora de planejar 2020

28/02/2020 Fernanda Rosino

O carnaval passou, o ano finalmente começou e ainda dá tempo de desenhar como será a sua atuação este ano.

O planejamento estratégico funciona como uma espécie de bússola para que toda a equipe siga em uma direção única, em busca do objetivo proposto pela empresa.

E como fazer este planejamento?

Todo planejamento começa por um bom diagnóstico. Assim como um médico que avalia seu paciente para prescrever o tratamento mais adequado, o plano estratégico de uma empresa deve ser criado de acordo com seu estado geral, levando em conta seu histórico e visão para o futuro.

Existem diversas ferramentas que podem ser usadas para o Diagnóstico. Alguns bons exemplos detalhados didaticamente no Guia da Gestão são: o Canvas, para análise do modelo de negócio, e a análise SWOT, que demonstra os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da empresa.

Com o Diagnóstico de sua empresa em mãos, é preciso definir quais os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazos. Onde a empresa quer chegar? Como estarão suas vendas? Qual será seu principal produto? Quem será seu público? Como será seu posicionamento no mercado?

A partir da definição dos objetivos estratégicos, consegue-se definir os objetivos táticos – que direcionarão a atuação da empresa em prazo menor – e então, estabelecer as metas. Metas devem ser realizadas em, no máximo, um ano e mensuráveis, para que o acompanhamento seja efetivo. O Guia da Gestão disponibiliza um infográfico que detalha o método SMART para orientar a criação de metas.

Com as metas do próximo período definidas, é chegada a hora de analisar os recursos necessários para executá-las. Recursos contemplam profissionais, parcerias, infraestrutura, finanças, ou seja, vamos definir todos os investimentos da empresa e, assim, fechar o orçamento para o próximo período.

A maioria das pequenas e médias empresas do Brasil não realiza o planejamento estratégico ou, se o fazem, não realiza todas as etapas e nem acompanha sua execução.

Montar um painel de monitoramento de todas as ações previstas no Planejamento é tão importante quanto as demais etapas realizadas. Nele, cada ação deve ter um responsável, prazo de execução e status. E, periodicamente, o responsável deve prestar contas da execução de suas atividades e resultados.

O planejamento estratégico pode ser realizado a qualquer momento, no entanto, ele se mostra mais efetivo para iniciativas de curto e médio prazos. Em um cenário de economia estável, o planejamento pode ser realizado anualmente e revisto semestralmente, para que ajustes sejam efetuados.

Se você precisa de um norte para desenvolver seu planejamento estratégico, o Guia da Gestão traz o melhor da gestão empresarial para você transformar a estratégia de sua empresa e conquistar ótimos resultados!

* Fernanda Rosino é consultora de marketing e estratégia empresarial

Fonte: Case Comunicação Integrada



Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG