Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Análise de crédito mais justa

Análise de crédito mais justa

12/07/2019 Fabian Valverde

A aplicação do Cadastro Positivo será benéfica para empresas e clientes.

Entrou em vigor o Cadastro Positivo, que torna automática a inclusão de consumidores e de empresas em um banco de dados com o histórico de pagamentos dos últimos 13 meses. Isso, definitivamente, vai mudar a forma como empresas avaliam os hábitos de pagamento de seus clientes.

Imagine a seguinte situação: você sempre foi um bom pagador, mas por algum descuido ou imprevisto não conseguiu quitar um boleto e teve seu nome negativado.

Não seria justo que sua nota (score) de crédito e sua reputação de um bom pagador fossem manchados por um caso isolado de inadimplência, certo?

O Cadastro Positivo, além de apontar pendências, também observa o cumprimento de outras obrigações financeiras, tais como pagamento de contas recorrentes, entre outras dívidas quitadas.

Este serviço é gratuito, todos com CPF ativo ou empresas inscritas no CNPJ têm direito de participar bem como solicitar que seus dados sejam excluídos do sistema a qualquer momento.

E o que vamos ganhar com isso? Muito! O Cadastro Positivo deve ajudar a criar uma maior consciência das pessoas e empresas em relação às suas atividades financeiras, além de democratizar o acesso ao crédito e possibilitar juros menores para consumidores e empresas que honram seus compromissos financeiros.

Por exemplo, se o fulano, que está com todas suas contas em dia, e o ciclano, que tem alguma dívida em aberto, buscarem um crédito consignado – a modalidade com melhor custo-benefício entre das linhas de crédito –, cada um terá sua taxa de juros cobradas de forma individualizada pelos bancos ou fintechs.

Quanto mais o consumidor estiver em dia com seus pagamentos, menor será a taxa de juros em financiamentos.

A aplicação do Cadastro Positivo será benéfica para empresas e clientes. A nova lei estimulará a competição entre instituições financeiras e varejo, que poderão usar os dados exclusivamente para auxiliar a análise de crédito de forma mais justa e individualizada.

* Fabian Valverde é sócio e cofundador da Paketá Crédito.

Fonte: ModoCon - Comunicação e Marketing



Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Conhecer o preço ideal da hora trabalhada em seu escritório ajuda a decidir quanto cobrar e qual pode ser a margem de lucro.

Autor: Beatriz Machnick

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Em meio a um cenário empresarial dinâmico e em evolução constante, a adoção de um sistema de gestão torna-se imprescindível para garantir a eficiência operacional.

Autor: Júlio Baruchi e Rodrigo Franco

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Desde que o mundo é mundo, a felicidade sempre foi o tema da existência humana.

Autor: Nancy Quintela e Walderez Fogarolli

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?

Há duas ferramentas que são essenciais para um bom líder utilizar e ajudar a criar uma imagem positiva e forte da sua marca e negócio: o marketing e o branding.

Autor: Leonardo Chucrute

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?