Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Assessoria de imprensa como um agente essencial no ranqueamento do Google

13/07/2020 Vera Lucia Rodrigues

Hoje, ter um bom ranqueamento no Google e continuar bem posicionado na primeira página é o ‘sonho’ de todas as empresas que buscam ampliar a visibilidade por meio da internet.

Porém, atingir essas metas não é uma tarefa fácil, pois os algoritmos dessa ferramenta tão famosa são bastante exigentes, e é importantíssimo unir forças do setor de marketing com assessoria de imprensa para conseguir criar estratégias eficazes de SEO.

Até um tempo atrás, os gestores e profissionais do marketing enxergavam a assessoria de imprensa apenas como um agente de relacionamento com a imprensa e divulgação espontânea das novidades das empresas, mas, com a atualização constante da área de comunicação e ampliação dos serviços, nossas atividades se tornaram fundamentais no ambiente da internet, especialmente nesse momento em que é exigido qualidade e relevância no conteúdo.

O assessor de imprensa, na maioria das vezes, formado em jornalismo, tem a capacidade de identificar ótimas pautas em relação a seus clientes e redigir textos adequados.

Contudo, isso não é mais o bastante e, então, tivemos que nos atualizar e descobrir novas formas de gerar resultados positivos, tanto no quesito relevância na mídia quanto na atuação das empresas perante o Google.

Dessa forma, começamos a saga de ampliar a relação com os veículos de comunicação e criar conteúdos únicos, formando uma “teia” de backlinks em portais de notícias altamente relevantes para a ferramenta de busca, ou seja, conseguimos desenvolver o famoso link building, que é tão importante para as instituições porque aumenta a possibilidade de alguém encontrá-las, além da plataforma de busca compreender que seu site é muito interessante.

A técnica de SEO (Search Engine Optimization), que resumidamente é o uso da “palavra-chave”, representa uma tática benéfica para as empresas, pois além de otimizar os mecanismos de busca, também auxilia diretamente a equipe do marketing a gastar menos nas campanhas de Adwords, ou seja, investir em textos conforme procura do seu público-alvo que, regularmente, são desenvolvidos por uma equipe de assessoria de comunicação, faz com que economize com os impulsionamentos, pois o Google enxerga seu conteúdo como algo relevante, com consistência e concede um ótimo “desconto”, já que sua atuação é ‘friendly’ com a ferramenta e atende às exigências.

Então, como é observado, a assessoria de imprensa presta grande auxílio ao setor de marketing, pois, a partir de um trabalho planejado e sincronizado com os objetivos de toda a área de comunicação, consegue-se uma melhor atuação e ampliação da visibilidade da instituição.

Outra atividade bastante importante realizada por assessores de imprensa é a criação de conteúdo original para as organizações, conhecido como “blog institucional”.

A prática passou a ser habitual dentro das assessorias, justamente pela necessidade de atender às exigências da plataforma de busca, já que a prática da massificação de textos iguais ficou para trás.

Hoje, prestadores de serviço que são sérios e desempenham as funções com qualidade, compreendem que o relacionamento com a mídia online é importantíssimo e, por isso, trata cada um deles como únicos, tornando o conteúdo relevante para os portais de notícia e ao mesmo tempo cumprindo com a regra do Google de não haver muitos textos iguais e em sites que nem são tão significativos.

Com essas mudanças, os blogs empresariais, com textos de qualidade para o público-alvo, tornaram-se expressivos, obviamente no campo da internet e ranqueamento.

Ainda falando de conteúdo de qualidade e posicionamento na primeira página, a criação e manutenção das redes sociais se tornaram uma norma dentro das empresas e não se faz mais assessoria de imprensa sem os serviços de mídias digitais e relacionamento com o cliente ou prospect.

A partir desse requisito, os profissionais de comunicação também passaram a colocar a relação com o público em primeiro lugar, assim como ocorre com a imprensa, e tornar esse conteúdo tão bom quanto aquele que é enviado para os portais de notícia. São inúmeros os benefícios de unir a assessoria de imprensa com a prática de SEO.

Tais vantagens vão desde oferecer textos relevantes para a imprensa, até se posicionar bem na primeira página de forma espontânea e diminuir os gastos com Adwords, já que o próprio Google te incentiva a continuar desenvolvendo conteúdo de qualidade.

* Vera Lucia Rodrigues é jornalista, mestre em comunicação social e responsável pela Vervi Assessoria.

Fonte: Vervi Assessoria

CNC prevê alta de 5,3% nas vendas para o Dia dos Pais

Estimativa é criar 18,5 mil vagas temporárias.

CNC prevê alta de 5,3% nas vendas para o Dia dos Pais

Confiança dos pequenos negócios cai em julho

Comércio foi o setor mais confiante e serviços foi o que apresentou menor confiança.

Confiança dos pequenos negócios cai em julho

Arquivei marca presença em grande evento de contabilidade em BH

Coordenadoras da empresa participam de palestra sobre visões estratégicas que podem gerar economia no setor contábil.

Pequenos negócios geram 72% das vagas de emprego no primeiro semestre

Micro e pequenas empresas criam 961 mil postos no período no país.

Quatro principais desafios de vendas para superar até 2023

À medida que o mundo volta a alguma normalidade, começamos a perceber também que a forma de vender mudou fundamentalmente em comparação com os tempos pré-pandemia.

Quatro principais desafios de vendas para superar até 2023

MEI poderá emitir nota fiscal de serviço no Portal do Simples Nacional

Mais de 13 milhões de empreendedores devem ser beneficiados.

MEI poderá emitir nota fiscal de serviço no Portal do Simples Nacional

Mais de 70% dos empresários mineiros estão otimistas com o 2º semestre de 2022

Primeiro semestre do ano teve aumento de 51,9% nas vendas em relação a 2021.

Mais de 70% dos empresários mineiros estão otimistas com o 2º semestre de 2022

Como o “jeito fintech” de fazer negócios tem possibilitado o surgimento de novas empresas

Quem já se aventurou no empreendedorismo ou está fazendo isso agora sabe o quanto é difícil se destacar em um ambiente extremamente competitivo.

Volatilidade da economia gera incertezas e oportunidades no mercado imobiliário

De janeiro a maio, o CUB/m2 já acumula variação de 10,05%, enquanto o custo com material cresceu 9,02% e o custo com a mão de obra, 11,17%.

Volatilidade da economia gera incertezas e oportunidades no mercado imobiliário

Líder ou Gestor, entenda a diferença

Existe uma grande diferença entre um gestor e um líder.

Líder ou Gestor, entenda a diferença

Estudo aponta crescimento do mercado audiovisual em Belo Horizonte

Nos últimos sete anos, capital mineira teve aumento de 108% no número de trabalhadores em atividade no setor.

Estudo aponta crescimento do mercado audiovisual em Belo Horizonte

Fidelização como diferencial para o sucesso

A competitividade no mundo dos negócios exige cada vez mais das empresas.

Fidelização como diferencial para o sucesso