Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Assessoria de imprensa como um agente essencial no ranqueamento do Google

13/07/2020 Vera Lucia Rodrigues

Hoje, ter um bom ranqueamento no Google e continuar bem posicionado na primeira página é o ‘sonho’ de todas as empresas que buscam ampliar a visibilidade por meio da internet.

Porém, atingir essas metas não é uma tarefa fácil, pois os algoritmos dessa ferramenta tão famosa são bastante exigentes, e é importantíssimo unir forças do setor de marketing com assessoria de imprensa para conseguir criar estratégias eficazes de SEO.

Até um tempo atrás, os gestores e profissionais do marketing enxergavam a assessoria de imprensa apenas como um agente de relacionamento com a imprensa e divulgação espontânea das novidades das empresas, mas, com a atualização constante da área de comunicação e ampliação dos serviços, nossas atividades se tornaram fundamentais no ambiente da internet, especialmente nesse momento em que é exigido qualidade e relevância no conteúdo.

O assessor de imprensa, na maioria das vezes, formado em jornalismo, tem a capacidade de identificar ótimas pautas em relação a seus clientes e redigir textos adequados.

Contudo, isso não é mais o bastante e, então, tivemos que nos atualizar e descobrir novas formas de gerar resultados positivos, tanto no quesito relevância na mídia quanto na atuação das empresas perante o Google.

Dessa forma, começamos a saga de ampliar a relação com os veículos de comunicação e criar conteúdos únicos, formando uma “teia” de backlinks em portais de notícias altamente relevantes para a ferramenta de busca, ou seja, conseguimos desenvolver o famoso link building, que é tão importante para as instituições porque aumenta a possibilidade de alguém encontrá-las, além da plataforma de busca compreender que seu site é muito interessante.

A técnica de SEO (Search Engine Optimization), que resumidamente é o uso da “palavra-chave”, representa uma tática benéfica para as empresas, pois além de otimizar os mecanismos de busca, também auxilia diretamente a equipe do marketing a gastar menos nas campanhas de Adwords, ou seja, investir em textos conforme procura do seu público-alvo que, regularmente, são desenvolvidos por uma equipe de assessoria de comunicação, faz com que economize com os impulsionamentos, pois o Google enxerga seu conteúdo como algo relevante, com consistência e concede um ótimo “desconto”, já que sua atuação é ‘friendly’ com a ferramenta e atende às exigências.

Então, como é observado, a assessoria de imprensa presta grande auxílio ao setor de marketing, pois, a partir de um trabalho planejado e sincronizado com os objetivos de toda a área de comunicação, consegue-se uma melhor atuação e ampliação da visibilidade da instituição.

Outra atividade bastante importante realizada por assessores de imprensa é a criação de conteúdo original para as organizações, conhecido como “blog institucional”.

A prática passou a ser habitual dentro das assessorias, justamente pela necessidade de atender às exigências da plataforma de busca, já que a prática da massificação de textos iguais ficou para trás.

Hoje, prestadores de serviço que são sérios e desempenham as funções com qualidade, compreendem que o relacionamento com a mídia online é importantíssimo e, por isso, trata cada um deles como únicos, tornando o conteúdo relevante para os portais de notícia e ao mesmo tempo cumprindo com a regra do Google de não haver muitos textos iguais e em sites que nem são tão significativos.

Com essas mudanças, os blogs empresariais, com textos de qualidade para o público-alvo, tornaram-se expressivos, obviamente no campo da internet e ranqueamento.

Ainda falando de conteúdo de qualidade e posicionamento na primeira página, a criação e manutenção das redes sociais se tornaram uma norma dentro das empresas e não se faz mais assessoria de imprensa sem os serviços de mídias digitais e relacionamento com o cliente ou prospect.

A partir desse requisito, os profissionais de comunicação também passaram a colocar a relação com o público em primeiro lugar, assim como ocorre com a imprensa, e tornar esse conteúdo tão bom quanto aquele que é enviado para os portais de notícia. São inúmeros os benefícios de unir a assessoria de imprensa com a prática de SEO.

Tais vantagens vão desde oferecer textos relevantes para a imprensa, até se posicionar bem na primeira página de forma espontânea e diminuir os gastos com Adwords, já que o próprio Google te incentiva a continuar desenvolvendo conteúdo de qualidade.

* Vera Lucia Rodrigues é jornalista, mestre em comunicação social e responsável pela Vervi Assessoria.

Fonte: Vervi Assessoria

Veja as principais decisões na hora de adaptar seu negócio para o mundo online

O mundo empresarial é repleto de decisões importantíssimas que podem definir o sucesso ou o fracasso de uma companhia.

Veja as principais decisões na hora de adaptar seu negócio para o mundo online

Maioria dos pequenos negócios mineiros atende de forma híbrida

Modelo é adotado para atender a demanda dos consumidores por atendimento presencial e humanizado, conjugado à comodidade das compras on-line.

Maioria dos pequenos negócios mineiros atende de forma híbrida

Cai tempo médio para abertura de empresas no país

Prazo era de 5 dias e 9 horas em 2019 e hoje está em 47 horas.

Cai tempo médio para abertura de empresas no país

7 erros comuns de empreendedores iniciantes para evitar na hora de abrir um negócio

CEO revela as principais falhas que podem justificar o número de empresas fechadas com menos de um ano de atividade no Brasil.

Belo Horizonte inaugura complexo de quadras de areia para esportes de praia

Calçadão BH traz entretenimento e ambiente praiano para o público mineiro.

Belo Horizonte inaugura complexo de quadras de areia para esportes de praia

Nível de confiança dos pequenos negócios mineiros cai em setembro

Microempreendedores apresentaram o menor índice de confiança no mês e Indústria tem a pior variação em relação a agosto.

Nível de confiança dos pequenos negócios mineiros cai em setembro

Qual o real papel das empresas?

Convido você a fazer uma reflexão sobre o tema proposto neste artigo: será a geração de lucro o real papel das empresas?

Qual o real papel das empresas?

Novo fôlego para o empresariado

As micro e pequenas empresas brasileiras chegaram perto de entrar em colapso com o início da pandemia, em março do ano passado.

Trabalho presencial: quando e como será possível?

A volta, ou não, do trabalho presencial é um dos principais temas nas instâncias diretivas das grandes empresas brasileiras.

Trabalho presencial: quando e como será possível?

Modelo híbrido é alternativa ao home office? Pela legislação não é bem assim

É preciso cuidado, pois o que se tem dentro da legislação é que esse pode ficar em até 25% da carga horária em home office.

Modelo híbrido é alternativa ao home office? Pela legislação não é bem assim

Tecnologia, home office e a transformação do mercado imobiliário

A tecnologia é uma grande aliada e uma ferramenta cada vez mais fundamental para o mercado imobiliário.

Tecnologia, home office e a transformação do mercado imobiliário

Impostômetro chega à marca de R$ 2 trilhões

Em 2020, a marca foi atingida em 22 de dezembro, informa associação de SP.

Impostômetro chega à marca de R$ 2 trilhões