Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Assessoria de imprensa como um agente essencial no ranqueamento do Google

13/07/2020 Vera Lucia Rodrigues

Hoje, ter um bom ranqueamento no Google e continuar bem posicionado na primeira página é o ‘sonho’ de todas as empresas que buscam ampliar a visibilidade por meio da internet.

Porém, atingir essas metas não é uma tarefa fácil, pois os algoritmos dessa ferramenta tão famosa são bastante exigentes, e é importantíssimo unir forças do setor de marketing com assessoria de imprensa para conseguir criar estratégias eficazes de SEO.

Até um tempo atrás, os gestores e profissionais do marketing enxergavam a assessoria de imprensa apenas como um agente de relacionamento com a imprensa e divulgação espontânea das novidades das empresas, mas, com a atualização constante da área de comunicação e ampliação dos serviços, nossas atividades se tornaram fundamentais no ambiente da internet, especialmente nesse momento em que é exigido qualidade e relevância no conteúdo.

O assessor de imprensa, na maioria das vezes, formado em jornalismo, tem a capacidade de identificar ótimas pautas em relação a seus clientes e redigir textos adequados.

Contudo, isso não é mais o bastante e, então, tivemos que nos atualizar e descobrir novas formas de gerar resultados positivos, tanto no quesito relevância na mídia quanto na atuação das empresas perante o Google.

Dessa forma, começamos a saga de ampliar a relação com os veículos de comunicação e criar conteúdos únicos, formando uma “teia” de backlinks em portais de notícias altamente relevantes para a ferramenta de busca, ou seja, conseguimos desenvolver o famoso link building, que é tão importante para as instituições porque aumenta a possibilidade de alguém encontrá-las, além da plataforma de busca compreender que seu site é muito interessante.

A técnica de SEO (Search Engine Optimization), que resumidamente é o uso da “palavra-chave”, representa uma tática benéfica para as empresas, pois além de otimizar os mecanismos de busca, também auxilia diretamente a equipe do marketing a gastar menos nas campanhas de Adwords, ou seja, investir em textos conforme procura do seu público-alvo que, regularmente, são desenvolvidos por uma equipe de assessoria de comunicação, faz com que economize com os impulsionamentos, pois o Google enxerga seu conteúdo como algo relevante, com consistência e concede um ótimo “desconto”, já que sua atuação é ‘friendly’ com a ferramenta e atende às exigências.

Então, como é observado, a assessoria de imprensa presta grande auxílio ao setor de marketing, pois, a partir de um trabalho planejado e sincronizado com os objetivos de toda a área de comunicação, consegue-se uma melhor atuação e ampliação da visibilidade da instituição.

Outra atividade bastante importante realizada por assessores de imprensa é a criação de conteúdo original para as organizações, conhecido como “blog institucional”.

A prática passou a ser habitual dentro das assessorias, justamente pela necessidade de atender às exigências da plataforma de busca, já que a prática da massificação de textos iguais ficou para trás.

Hoje, prestadores de serviço que são sérios e desempenham as funções com qualidade, compreendem que o relacionamento com a mídia online é importantíssimo e, por isso, trata cada um deles como únicos, tornando o conteúdo relevante para os portais de notícia e ao mesmo tempo cumprindo com a regra do Google de não haver muitos textos iguais e em sites que nem são tão significativos.

Com essas mudanças, os blogs empresariais, com textos de qualidade para o público-alvo, tornaram-se expressivos, obviamente no campo da internet e ranqueamento.

Ainda falando de conteúdo de qualidade e posicionamento na primeira página, a criação e manutenção das redes sociais se tornaram uma norma dentro das empresas e não se faz mais assessoria de imprensa sem os serviços de mídias digitais e relacionamento com o cliente ou prospect.

A partir desse requisito, os profissionais de comunicação também passaram a colocar a relação com o público em primeiro lugar, assim como ocorre com a imprensa, e tornar esse conteúdo tão bom quanto aquele que é enviado para os portais de notícia. São inúmeros os benefícios de unir a assessoria de imprensa com a prática de SEO.

Tais vantagens vão desde oferecer textos relevantes para a imprensa, até se posicionar bem na primeira página de forma espontânea e diminuir os gastos com Adwords, já que o próprio Google te incentiva a continuar desenvolvendo conteúdo de qualidade.

* Vera Lucia Rodrigues é jornalista, mestre em comunicação social e responsável pela Vervi Assessoria.

Fonte: Vervi Assessoria

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Conhecer o preço ideal da hora trabalhada em seu escritório ajuda a decidir quanto cobrar e qual pode ser a margem de lucro.

Autor: Beatriz Machnick

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Em meio a um cenário empresarial dinâmico e em evolução constante, a adoção de um sistema de gestão torna-se imprescindível para garantir a eficiência operacional.

Autor: Júlio Baruchi e Rodrigo Franco

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Desde que o mundo é mundo, a felicidade sempre foi o tema da existência humana.

Autor: Nancy Quintela e Walderez Fogarolli

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?

Há duas ferramentas que são essenciais para um bom líder utilizar e ajudar a criar uma imagem positiva e forte da sua marca e negócio: o marketing e o branding.

Autor: Leonardo Chucrute

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?