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Cinco dicas para o sucesso das empresas na era da LGPD

Cinco dicas para o sucesso das empresas na era da LGPD

22/03/2020 Paulo Padrão

Imagine uma empresa que investiu milhões na digitalização de sua operação e hoje tem seu negócio baseado em uma sólida estratégia de análise de dados, com informações fornecidas por seus clientes na loja on-line e nos pontos de venda físicos.

Se essa empresa for a sua, fique certo de que, em breve, ela poderá ser multada ou impedida de operar, a não ser que se prepare para a nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entra em vigor em agosto deste ano.

A LGPD revolucionará a forma como as companhias brasileiras trabalham e utilizam os dados em suas operações.

A nova lei irá impor limites muito mais específicos e rígidos para coleta, armazenamento, manuseio e até eliminação de informações pessoais.

Vale lembrar, aliás, que agora o poder sobre as informações está nas mãos dos clientes, pois são eles quem concedem o direito de uso dos dados e, também, decidem quando estas informações devem ser descartadas.

Quem não cumprir o que está estabelecido na lei correrá o risco de sofrer com altas multas e danos de reputação incalculáveis.

Não por acaso, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais tem provocado significativas mudanças de comportamento em companhias dos mais diversos segmentos.

Mas quais serão, afinal, os segredos para o sucesso das empresas na era da LGPD? Em primeiro lugar, precisamos entender que a adequação à nova legislação não é um projeto pontual, mas uma jornada completa e contínua.

Além disso, os líderes corporativos – sejam das áreas técnicas ou de negócios – podem adotar uma postura positiva em relação à lei, adotando-a como um guia prático para o aprimoramento do uso de dados como elemento estratégico para o futuro das operações.

Nesse contexto, podemos destacar cinco dicas essenciais para garantir a conformidade das empresas com a LGPD. São elas:

1. Identifique e localize os dados – Parece óbvio, mas nem sempre é exatamente assim. Você, por exemplo, sabe quais são as informações dos clientes que sua empresa tem à disposição neste exato momento?

Saber filtrar e entender se todo o conjunto de dados é realmente necessário para os negócios é um importante passo para evitar erros de planejamento e gestão.

Além do mais, identificar os dados é um ato fundamental para localizar onde e como esses registros estão armazenados e quais são as vulnerabilidades de cibersegurança a que estão sujeitos.

2. Promova a mudança da cultura organizacional – Além de atualizações técnicas e aprimoramentos estruturais, a LGPD exigirá a mudança de postura das companhias em relação aos dados de seus clientes.

Por isso, é essencial que os líderes invistam na formação de uma cultura organizacional orientada ao uso ético e seguro das informações, bem como em ações práticas voltadas à conformidade dos procedimentos.

Garantir que todos os funcionários da companhia estejam na mesma página é essencial para evitar ações conflitantes, que coloquem em xeque o plano de segurança das operações como um todo.

3. Treine e capacite toda a organização – Uma cultura organizacional voltada à segurança e ao uso ético das informações demanda que os colaboradores conheçam procedimentos e técnicas básicas para evitar falhas e vazamentos de dados.

É preciso garantir que equipes e departamentos recebam treinamento e monitoramento adequados, e que as pessoas estejam conscientes do seu papel para o sucesso dos negócios.

4. Conte com soluções avançadas para Data Intelligence e Content Management – A tecnologia é fundamental para acelerar os ganhos e mitigar as ameaças em torno da utilização dos dados como uma ferramenta estratégica dos negócios.

Ao adotar soluções inteligentes, com recursos inovadores para a consolidação e análise das informações, a companhia ganha agilidade para a tomada de decisões, evita os riscos existentes em processos manuais e ainda amplia o potencial de projeção e avaliação de cenários, agregando maior valor ao uso de dados.

É a melhor forma de transformar as informações fornecidas pelos clientes em um fator realmente relevante para o futuro da companhia.

5. Selecione um parceiro especializado em LGPD – Diante de tantas alterações, é natural que sua companhia esteja com dúvidas em diversas áreas.

Por isso, é aconselhável contar com parceiros que possam prestar suporte contínuo em todos os aspectos que a implementação da LGPD envolve.

Isso inclui não apenas as mudanças na área de TI, com a adoção de novas tecnologias e formas de proteção técnica, mas também a implementação de práticas assertivas em setores como o de RH e o Jurídico, por exemplo.

A nova Lei Geral de Proteção de Dados impactará todos os processos que utilizem dados pessoais – e não apenas a parte técnica.

É importante que os líderes empresariais entendam que a LGPD acompanhará a rotina de seus negócios, mesclando tecnologia, ética, inovação e processos operacionais em todas as escalas.

A nova lei exige uma mudança de postura, colocando seu acervo digital como o que realmente é: um tesouro a ser protegido e bem trabalhado para gerar valor às organizações.

O prazo para agir está se esgotando e, sem dúvida, não há tempo a perder.

* Paulo Padrão é Sênior Vice-presidente & General Manager LATAM da ASG Technologies.

Fonte: PLANIN



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